Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BC: testes de estresse de capital e liquidez demonstram a robustez do sistema bancário

12 de novembro de 2025

Por Marianna Gualter e Cícero Cotrim

Brasília, 12/11/2025 – O sistema bancário continua resiliente, conforme atestado por análise de riscos e testes de estresse de capital e de liquidez, informa o Banco Central em avaliação apresentada nesta quarta-feira, no Relatório de Estabilidade Financeira (REF), referente ao 1º semestre de 2025.

Os resultados dos testes de estresse indicam capitalização adequada e resiliência em todos os cenários simulados, diz o relatório. “A capitalização elevou discretamente, e a retenção de lucros permaneceu como principal motor da expansão do capital”, afirma.

A avaliação é de que a resiliência do sistema e a proteção aos depositantes foi reforçada pelos aprimoramentos no mecanismo de contribuição adicional do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Ainda segundo o REF, os ativos líquidos seriam suficientes para absorver perdas, inclusive em cenários estressados, e cumprir a regulamentação vigente.

Contato: marianna.gualter@broadcast.com e cicero.cotrim@broadcast.com.br

Veja também