Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
18 de dezembro de 2025
Por Cícero Cotrim, Célia Froufe e Marianna Gualter
Brasília, 18/12/2025 – O Banco Central detalhou o funcionamento de sua nova estatística, de pagamentos por atividade econômica, no Relatório de Política Monetária (RPM) do quarto trimestre. Também destacou os principais resultados compilados na série desde o seu lançamento, em outubro deste ano.
Como já mostrou a Broadcast, em um primeiro momento, as Estatísticas de Pagamentos por Atividade Econômica (EPAE) irão mostrar apenas dados referente ao Pix. À frente, porém, a expectativa é de que a série seja ampliada para incluir fluxos de pagamentos com utilização de outros instrumentos financeiros.
“Com o uso generalizado da nova tecnologia de pagamentos instantâneos, os dados no sistema Pix proporcionam riqueza de informações sobre o tamanho e a dinâmica do fluxo de pagamentos entre os setores de atividade econômica”, detalha o BC sobre a escolha inicial de focar nos dados relativos ao Pix.
A autarquia afirma que, desde o surgimento da tecnologia, a quantidade de transações e o valor de pagamentos via Pix cresceram em todos os setores, com participação expressiva principalmente de pessoas físicas e empresas de comércio, atividades financeiras e indústria.
“A compilação e a divulgação de 529 fluxos mensais entre os setores da economia fornecem, portanto, um novo conjunto de dados estatísticos detalhados e tempestivos para a avaliação da conjuntura econômica brasileira.”
Principais resultados
Para o box, o BC sintetizou os setores de pessoas jurídicas nas três maiores atividades econômicas – comércio, atividades financeiras e indústria de transformação – e um segmento “outros”, para demais atividades.
A autarquia destaca que o volume de pagamentos via Pix aumentou de R$ 12 bilhões em novembro de 2020 para R$ 1,7 trilhão em setembro deste ano, em valores correntes. No período, o volume de transações registradas por mês passou de 15,9 milhões para 5,4 bilhões.
As pessoas físicas responderam pela maioria do valor pago no início da série (55%). O porcentual diminuiu para 44% em setembro de 2025. Segundo o BC, no período, o aumento na proporção de pagamentos por empresas ocorreu particularmente nos setores de atividades financeiras (2,8% para 9,0%) e outros (19,2% para 25,4%).
Do lado dos recebedores dos pagamentos, as pessoas físicas receberam a maior parte do valor transferido (63,7% para 44,6%), com o aumento gradual da participação das pessoas jurídicas, diz.
Contato: cicero.cotrim@broadcast.com.br, celia.froufe@broadcast.com.br e marianna.gualter@broadcast.com.br
Veja também