Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BC: Desde reunião anterior do Comef, condições financeiras globais tornaram-se mais favoráveis

26 de novembro de 2025

Por Eduardo Rodrigues

Brasília, 26/11/2025 – O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central avaliou, em ata publicada nesta quarta-feira, que o sistema financeiro internacional tem demonstrado resiliência. Além disso, a percepção do colegiado é de que as condições financeiras globais tornaram-se mais favoráveis desde a última reunião, em agosto.

“As expectativas em relação às trajetórias das políticas fiscal e monetária das economias avançadas continuam sendo fatores relevantes para a precificação de ativos. A incerteza de política econômica permanece em níveis historicamente elevados e a volatilidade se mantém reduzida. Persiste o descompasso entre o apetite por risco e a incerteza relacionada às tensões geoeconômicas. Dúvidas sobre a valorização de ativos de risco e outras vulnerabilidades financeiras requerem atenção adicional.”

O Comef ressaltou que, nas economias avançadas, o impulso do crédito continua próximo à neutralidade. Especificamente nos Estados Unidos, o BC destacou que houve redução da alavancagem de famílias, empresas e bancos, enquanto a de hedge-funds aumentou.

“O Federal Reserve (Fed) comunicou o encerramento da contração de seu balanço, após sinais de que as reservas bancárias se aproximam de um nível considerado não abundante. Neste contexto, necessidades sazonais e pontuais de liquidez de curto prazo foram atendidas por meio de linhas de assistência do Fed, embora a liquidez global siga elevada.”

Após manter o Adicional Contracíclico de Capital Principal do Brasil em 0%, o Comef apontou que a maioria das jurisdições também manteve inalterados seus buffers contracíclicos de capital, enquanto cinco decidiram elevá-los.

“De 54 jurisdições avaliadas, 41 mantêm o buffer contracíclico ativado, das quais 26 jurisdições fazem referência à adoção da sistemática do buffer neutro positivo, que consiste na manutenção de um nível mínimo de capital adicional contracíclico mesmo em períodos sem acúmulo significativo de riscos financeiros”, completou. O BC brasileiro também segue em estudos para adotar um buffer neutro positivo.

O Comef concluiu ainda que o cenário global prospectivo ainda apresenta riscos que podem levar à materialização de cenários de reprecificação de ativos financeiros globais, citando incertezas comerciais e geopolíticas sobre os ritmos da atividade e da inflação.
“Somam-se a essas incertezas, aquelas relacionadas aos níveis de equilíbrio das taxas de juros no longo prazo, à sustentabilidade fiscal de economias centrais e à valorização dos ativos de risco.”

Contato: eduardor.ferreira@broadcast.com.br

Veja também