Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

BB/Tarciana Medeiros: 2025 tem sido o ano mais desafiador de nossa história

24 de setembro de 2025

Por Cynthia Decloedt

São Paulo, 24/09/2025 – A presidente do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, afirmou que 2025 tem se mostrado o ano mais desafiador da história do banco. O período reflete uma disparada na inadimplência e, por consequência, nas despesas com provisões, que não estavam previstas nas métricas de fechamento de 2024 e se mostraram fora da curva no primeiro trimestre. O BB realiza nesta quarta-feira evento para investidores e analistas em Nova York.

“Temos atravessado esse período com ética e transparência com o mercado”, disse durante o BB Day, que acontece neste momento em Nova York.

Medeiros lembrou que o BB decidiu, a partir desse momento, suspender as projeções para o resultado em 2025 – que já foram novamente divulgadas. Segundo a executiva, após análise profunda e necessária, o BB identificou um volume sem precedentes de pedidos de recuperação judicial na carteira do agronegócio.

“Tivemos alta de inadimplência a partir de abril completamente fora do histórico”, o que, de acordo com Medeiros, deixou o BB sem referência para projeções futuras. “Tivemos um momento diferente em inadimplência no setor do agronegócio”, afirmou.

De acordo com ela, o BB ainda observa inadimplência no terceiro trimestre, mas já com previsão de arrefecimento e controle. Medeiros citou ainda que o BB implementou uma matriz diferente para a concessão de crédito, a qual chamou de matriz de resiliência, dizendo que todo o crédito concedido pelo banco passa por ela.

Medeiros disse que as esteiras de cobrança foram aperfeiçoadas e que o BB tem usado intensamente a inteligência artificial para a concessão de crédito. “Não vamos abrir mão das pessoas, mas a expertise alcançada pelas pessoas somada a IA nos dará uma carteira de crédito muito mais rentável”, disse.

A executiva afirmou ainda que as operações de crédito já estão nascendo com mitigadores de risco e que os desembolsos são feitos de forma seletiva, ou seja, “um crédito para cada cliente, com preço, risco e retorno de acordo com perfil do cliente”.

Contato: cynthia.decloedt@estadao.com

Veja também