Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

B3 e A5x, nova bolsa de derivativos, firmam parceria envolvendo o Market Data

15 de setembro de 2025

Por Cynthia Decloedt

São Paulo, 15/09/2025 – A B3 e a A5X, empresa que está em processo de autorização perante os reguladores para atuar como uma bolsa, clearing e contraparte central focada em derivativos, firmaram acordo para a disponibilização e licenciamento do Market Data B3 para a A5X. Segundo comunicado divulgado pela B3, o objetivo do acordo é oferecer a gestão da plataforma de negociação da A5X, incluindo precificação de colateral, processos de gestão de risco e operações; criação e licenciamento de índices a serem desenvolvidos pela A5X e o desenvolvimento de produtos financeiros baseados no Market Data B3 ou nos índices desenvolvidos pela A5X.

“Estamos muito animados em anunciar este acordo de dados com a B3 para ajudar a desenvolver o mercado financeiro brasileiro. Ele permite a introdução de novos produtos no mercado, traz maior robustez para a nossa operação e fortalece a missão da A5X de impulsionar a experiência de todos os investidores no Brasil”, diz o CEO da A5x, Carlos Ferreira, em nota.

O vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, Luiz Masagão, acrescenta que a Bolsa segue comprometida a viabilizar o funcionamento do mercado financeiro, por meio desta e outras parcerias que gerem valor para todo o setor. “O acordo reforça o objetivo de ambas as companhias em atuar em prol do desenvolvimento do mercado de capitais e ampliar o acesso aos investimentos no Brasil. Acreditamos que a colaboração é essencial para fortalecer o ecossistema financeiro nacional”, diz Masagão.

A A5X está em fase de desenvolvimento e conta com quatro sócios fundadores e controladores: Carlos Ferreira, ex-sócio controlador da XP Inc; Julian Chediak, advogado de mercado de capitais, professor, sócio do Chediak Advogados e ex-presidente do Conselho de Autorregulação da Cetip; Karel Luketic, ex-sócio sênior da XP Inc; e Nilson Monteiro, CEO e cofundador da Ideal CTVM.

No início do ano, a A5X captou uma segunda rodada de aporte de capital composta pela IMC, Jump Trading Group, Optiver, XTX Markets e ABN AMRO Clearing, investidores ativos e estratégicos em diversos segmentos de bolsa no mundo, de acordo com a empresa. A A5X captou R$ 200 milhões nas duas rodadas de séries A e B. Com os recursos levantados, a A5X tem investido em talentos e tecnologia. necessários para o seu lançamento operacional.

Contato: cynthia.decloedt@estadao.com

Veja também