Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de setembro de 2025
Por Elisa Calmon
São Paulo, 04/09/2025 – A Azul avalia que a deliberação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o codeshare (compartilhamento de voos) com a Gol representa uma “mudança de precedente” da instituição. Em nota, a aérea afirma ainda que vai analisar os termos da decisão para definir os próximos passos relacionados ao acordo.
Nesta quarta-feira, o Cade decidiu que a Azul e a Gol não tinham a obrigação de notificar o acordo de codeshare. No entanto, determinou que essa notificação seja apresentada ao órgão concorrencial dentro de 30 dias, a partir da publicação da ata de julgamento.
A companhia reitera que a parceria é “benéfica” aos clientes, “habilitando conexões em rotas complementares e não sobrepostas, sem qualquer coordenação de malha ou prática de gun jumping, como julgou o conselho”.
Ainda conforme a Azul, o acordo “seguiu rigorosamente a legislação e precedentes vigentes”, enquanto criou mais de 2,8 mil novas oportunidades de viagem no País e permitiu o acúmulo de pontos em ambos os programas de fidelidade.
“A Azul garante que todas as viagens já emitidas no escopo da parceria serão honradas e reafirma seu compromisso com a conectividade e o acesso ao transporte aéreo no Brasil”, finaliza.
Em pronunciamento divulgado mais cedo, a Gol afirmou que o acordo comercial entre as aéreas é uma prática entre as empresas do setor. “A Gol esclarece que respeita e cumpre todos os procedimentos e decisões dos órgãos reguladores”, disse a empresa.
Contato: elisa.ferreira@estadao.com
Veja também