Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
19 de fevereiro de 2026
Por Ludmylla Rocha
São Paulo, 19/02/2026 – O reajuste de preços-teto para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) reforça a atratividade econômica dos sistemas de armazenamento de energia por baterias, avaliam a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O Ministério de Minas e Energia (MME) atualizou os preços máximos para contratação de usinas termoelétricas e hidrelétricas para garantir a competição no certame previsto para março depois de agentes argumentarem que a primeira versão dos preços inviabilizava os empreendimentos.
Com o ajuste, as duas associações vieram a público destacar a competitividade das baterias, que devem ser contratadas em leilão próprio ainda neste semestre, segundo o ministro de Minas e Energia, ?Alexandre Silveira. Há ceticismo, no entanto, quanto a este cronograma.
“Os novos parâmetros econômicos se mostram compatíveis com a prestação equivalente e complementar do serviço de capacidade por soluções de armazenamento, desde que garantidas condições isonômicas entre as tecnologias participantes”, disseram as associações, em nota.
Ambas destacaram ainda que, no modelo atual do leilão, termelétricas e hidrelétricas receberão receita fixa e parcela variável por acionamento, enquanto na proposta submetida para consulta pública para contratação de baterias, não há receita variável por despacho e a receita decorrente da arbitragem de energia é revertida aos usuários.
As associações pontuaram ainda que as baterias tem tecnologia globalmente consolidada, com rápida implantação e contribui para o atendimento da demanda nos horários de ponta, atuando de forma complementar às fontes convencionais e renováveis.
Reiteraram ainda a “defesa da neutralidade tecnológica nos leilões do setor elétrico, com condições isonômicas de participação, assegurando a contratação da solução com melhor retorno técnico e econômico para os consumidores”.
Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br
Veja também