Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Anbima anuncia parceria com PRI para microcertificação em investimentos sustentáveis

6 de novembro de 2025

Por Bruna Camargo

São Paulo, 06/11/2025 – A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) anunciou hoje uma parceria com a rede global Principles for Responsible Investment (PRI) para uma microcertificação com o objetivo de educar profissionais sobre investimentos sustentáveis. A expectativa é que a novidade seja lançada ainda no primeiro trimestre do ano que vem, de forma gratuita e disponível para qualquer inscrito na plataforma Anbima Edu.

“A Anbima sempre se conecta com o mercado e os profissionais com um esforço para entender o que as pessoas precisam para criar os treinamentos. E, quando possível, gostamos de fazer esses treinamentos com parceiros”, afirmou Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, em entrevista à Broadcast. O executivo anunciou a microcertificação nesta manhã junto ao PRI durante um side event do PRI in Person, evento que chega hoje ao seu último dia.

Segundo Billi, há dois grandes desafios ao desenvolver treinamentos para profissionais do mercado. O primeiro é oferecer conteúdo de qualidade, traduzindo-o para uma metodologia que atinja as pessoas. O segundo é ter escala. A Anbima já possui tanto o conteúdo, com a expertise de seus associados, quanto a escala, com a Anbima Edu, mas Billi destaca que a experiência e a capacidade técnica que parceiros como o PRI podem agregar traz profundidade ao projeto educacional.

Assim, a Anbima fechou um contrato para que a microcertificação apresente aos profissionais o material do curso introdutório de ESG que já é oferecido pelo PRI, mas agora reformulado pela metodologia da Associação – com os passos de conscientização, senso crítico e autonomia – e com as devidas adaptações à realidade brasileira. “É o básico que o gerente, assessor ou consultor precisa para ter noções da agenda ESG e de suas ferramentas”, diz Billi. “É uma porta de entrada. Quem quiser se aprofundar mais poderá se especializar com outros cursos do PRI.”

Contato: bruna.camargo@estadao.com

Veja também