Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

ABFintechs apoia medidas do BC e diz que é possível proteger sistema sem comprometer inovação

5 de setembro de 2025

Por Altamiro Silva Junior

São Paulo, 05/09/2025 – A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), que tem cerca de 700 fintechs entre os associados, afirmou que as medidas anunciadas hoje pelo Banco Central “apoiam integralmente” iniciativas para reforçar a segurança do sistema financeiro. “É possível garantir a proteção do sistema sem comprometer a inovação”, comenta em nota à imprensa.

“O Banco Central anunciou um pacote de medidas excepcionais, que antecipam ações regulatórias já previstas, com foco na segurança e na governança das instituições de pagamento e dos provedores de serviços de tecnologia da informação (PSTI)”, acrescenta a entidade.

O PSTI são empresas de tecnologia autorizadas pelo BC a prestarem serviços de tecnologia para bancos, especialmente para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI/Pix).

A ABFintechs ressalta que as ações do BC têm como objetivo o combate ao crime organizado e a proteção do sistema financeiro, não atingindo setores específicos. Entre os associados da instituição estão nomes como Nomad, Laqus, Gorila e Coinchange.

A nota ressalta ainda que o BC vai exigir novo credenciamento de PSTIs, com exigência de maior governança, padrões de segurança e capital mínimo de R$ 15 milhões, com prazo de adequação de quatro meses.

O comunicado também chama a atenção para a antecipação do prazo para pedidos de autorização das instituições de pagamentos (IP) não reguladas, de dezembro de 2029 para maio de 2026. Ainda com as IPs, há um novo modelo de capital mínimo, ajustado às atividades exercidas, com piso de R$ 7 milhões.

Contato: altamiro.junior@estadao.com

Veja também