Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Você já ouviu falar em Voice AI? Conheça a tecnologia que tira médicos da frente do computador

2 de outubro de 2025

– Com uso crescente em empresas, Voice AI permite que médicos registrem consultas sem digitar
– Healthtech brasileira Voa Health lidera adoção da tecnologia no setor da saúde

Deixar de digitar para simplesmente falar. É isso que a Voice AI, tecnologia de voz com inteligência artificial, está oferecendo aos médicos, ao permitir que todo o registro de uma consulta seja feito por voz, sem interrupções, sem perda de dados e com ganho de tempo. A tecnologia, já comum em setores como atendimento ao cliente, jogos e educação, começa a transformar os cuidados em saúde com impactos diretos na produtividade médica, na redução do burnout e na qualidade da relação médico-paciente.

O que é Voice AI?

A Voice AI é uma tecnologia baseada em inteligência artificial que entende e simula a voz humana. Ela é capaz de transformar voz em texto, texto em voz, criar vozes realistas, identificar padrões de fala e gerar resumos, tópicos e dados estruturados automaticamente. Na prática, isso significa mais agilidade, precisão e automação para tarefas que antes exigiam tempo, digitação e atenção redobrada.

De empresas a estúdios, diversos setores já embarcaram nessa revolução sonora. Em games, a Voice AI permite que personagens interajam com os jogadores por voz em tempo real. No telemarketing, vozes sintéticas já são capazes de atender clientes e solucionar suas dúvidas. Em ambientes corporativos, é aplicada para transcrever e resumir o conteúdo de reuniões com precisão em segundos. Mas, talvez, nenhum setor sinta o impacto dessa tecnologia tão profundamente quanto a saúde.

Mais escuta, menos burocracia na saúde

Em média, a digitação alcança 40 palavras por minuto, enquanto a fala chega a aproximadamente 150, quase quatro vezes mais rápido. Ao automatizar a documentação da consulta, a Voice AI elimina uma das tarefas mais exaustivas da rotina médica, que é registrar manualmente cada detalhe dos atendimentos.

Em um dia movimentado, essa tecnologia permite que o médico deixe de dividir a atenção entre o paciente e o teclado. O profissional passa a verbalizar observações, condutas e orientações de forma natural e, ao final do atendimento, recebe as anotações estruturadas. O resultado é mais tempo para a escuta ativa, consultas mais fluidas e presença efetiva, substituindo o “olhar para a tela” pelo contato direto, olho no olho, com quem recebe seus cuidados.

A Voa Health, healthtech nacional que aplica inteligência artificial na prática clínica, é um dos principais casos de sucesso da Voice AI no Brasil. Com uma assistente de IA que automatiza a documentação médica por voz, a Voa escuta e transcreve conversas entre médicos e pacientes, interpreta a fala e organiza os dados em seções clínicas que podem ser personalizadas como o profissional preferir: queixa principal, histórico da doença, medicações em uso e plano terapêutico, por exemplo. O ganho é direto: menos tempo de tela, mais tempo com o paciente.

“Entre os usuários da Voa, a redução no tempo de documentação chega a 80%. Esses números se alinham a estudos internacionais, como o publicado no Annals of Family Medicine em julho deste ano, que apontou diminuição de 72% no tempo de anotações e redução significativa de burnout médico. Na prática, esse ganho permite aumentar a capacidade de atendimento diário entre 15% e 20%, sem prolongar a jornada de trabalho. O impacto vai além das métricas. Pacientes relatam que se sentem mais ouvidos e acolhidos enquanto médicos descrevem o retorno ao processo manual como impensável”, afirma Fillipe Loures, médico e cofundador da Voa Health.

Historicamente, o áudio da conversa entre médico e paciente recebeu menos atenção do que outros dados médicos. A Voice AI inaugura uma nova era ao incorporá-lo ao ecossistema clínico e na jornada do paciente. Avanços previstos devem tornar a transcrição e a estruturação ainda mais rápidas e precisas. Essa convergência de dados (texto, áudio, imagem e informações clínicas) amplia a precisão das decisões médicas e possibilita a recuperação de informações antes descartadas.

Sobre a Voa Health

A Voa é uma assistente de inteligência artificial que atua lado a lado com médicos durante as consultas, integrada ao fluxo real de trabalho. A tecnologia escuta a conversa entre médico e paciente, gera registros clínicos estruturados com precisão e oferece um chat inteligente que apoia o raciocínio clínico com insights avançados. O modelo de negócios é baseado em assinatura por usuário ou volume de atendimentos. Para mais informações, acesse o link.

Veja também