Plataforma brasileira combina inteligência artificial e tutores universitários, em alinhamento com diretrizes da UNESCO
21 de maio de 2025
Plataforma brasileira combina inteligência artificial e tutores universitários, em alinhamento com diretrizes da UNESCO
SÃO PAULO, 21 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Em meio a debates sobre o uso da inteligência artificial (IA) nas escolas, a edtech brasileira TutorMundi, uma plataforma de monitoria online com aulas particulares, plantões de dúvidas e orientação de estudo, adota uma abordagem que potencializa o contato humano em vez de substituí-lo. A plataforma combina algoritmos avançados a uma rede de tutores universitários para garantir que a IA complemente a aprendizagem com orientação supervisionada.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, ressaltou no Dia Internacional da Educação 2025 que “a tecnologia deve complementar as dimensões humanas e sociais da aprendizagem, em vez de substituí-las”. Essa visão é refletida na atuação do TutorMundi, ao integrar IA com supervisão humana, proporcionando atendimento personalizado e ético.
Segundo a consultoria Global Market Estimates, o mercado global de inteligência artificial na educação deverá crescer de US$ 3,79 bilhões em 2022 para US$ 20,54 bilhões em 2027, com uma taxa de crescimento anual composta de 45,6%. Esse crescimento reflete o aumento da adoção de tecnologias de IA em ambientes educacionais, visando aprimorar a aprendizagem personalizada e o suporte aos educadores. Nesse cenário, o TutorMundi propõe um modelo pedagógico responsável, no qual a IA atua como ferramenta de apoio, sem substituir o papel essencial dos professores.
Desde 2019, a plataforma contabiliza mais de 500 mil aulas particulares, 30 mil plantões de dúvidas e quase 2 mil orientações de estudo. Em 2024, foram realizadas mais de 47 mil horas de monitoria, equivalente a cinco anos ininterruptos de explicações. Cada aula é conduzida por um tutor humano, selecionado entre estudantes universitários de instituições renomadas como USP, Unicamp, UFRJ e UFPE.
No funcionamento do TutorMundi, os estudantes enviam dúvidas via texto ou imagem e recebem respostas imediatas da IA. Crucialmente, todas as respostas são revisadas por tutores humanos, que ajustam e aprimoram o conteúdo, criando um sistema de aprendizagem supervisionada.
Segundo o CEO Rapha Coe: “Aqui, a IA aprende com os tutores. Ela acelera o processo, mas quem ensina de verdade continua sendo gente.”
A eficácia do modelo é confirmada por educadores e estudantes. Fernandinho Beltrão, diretor de uma escola tradicional de Recife, observa: “Com toda certeza, no Brasil, hoje, a IA do TutorMundi é a melhor para estudantes do ensino médio, e eu trabalho com pelo menos 8 IA’s diferentes. A IA do TutorMundi tem dado show, tem sido muito melhor.”
Ana Júlia, aprovada em Direito na UnB, relata: “O Tutor foi excepcional no processo árduo que resultou na minha aprovação. A maioria dos professores atendia com uma grande empatia, apesar da minha eventual demora ou falta de compreensão sobre determinada matéria. Uma professora específica marcou minha vida, a Thais! Ela me acompanhou em cada uma das várias redações que fiz e me ajudou a alcançar notas altíssimas na redação do Enem. Sou grata por cada aprendizado que obtive com o Tutor e vou levar pro resto da vida, agora vivendo meu sonho na federal!”
Esse modelo atende a uma necessidade identificada pela UNESCO: menos de 10% das instituições educacionais possuem diretrizes oficiais para o uso da IA. O TutorMundi apresenta uma solução concreta, ética e humanizada que pode servir de referência para o setor educacional.
Para mais informações, acesse: www.tutormundi.com
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FONTE TutorMundi
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