Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

TutorMundi alia IA e tutoria humana para apoiar escolas diante do desafio da formação docente

Um levantamento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) revelou que 69,4% dos professores da educação básica no Brasil possuem apenas conhecimento inicial sobre inte

23 de julho de 2025

Com mais de 708 mil interações educacionais, plataforma oferece alternativa prática ao uso pedagógico da IA em meio à baixa capacitação de professores

SÃO PAULO, 23 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Um levantamento da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) revelou que 69,4% dos professores da educação básica no Brasil possuem apenas conhecimento inicial sobre inteligência artificial (IA). Apenas 1,9% se consideram especialistas, e 43% apontam a falta de capacitação como principal barreira para adoção da tecnologia em sala de aula.

A preocupação é global. A Unesco alertou recentemente para a urgência de capacitar professores no uso pedagógico da IA, destacando que o avanço tecnológico precisa ser acompanhado por formação qualificada, ética e crítica, capaz de ampliar a autonomia docente.

Nesse cenário, o TutorMundi apresenta uma proposta concreta para apoiar redes de ensino. A plataforma conecta alunos a tutores universitários altamente capacitados, com suporte de IA para organizar conteúdos, triagem de dúvidas e correção automatizada de redações, sempre com supervisão humana. O modelo alia eficiência tecnológica a acompanhamento pedagógico, respeitando as diretrizes de uso responsável recomendadas pela Unesco.

A novidade mais recente é a funcionalidade de correção de redações com IA e revisão humana. Os estudantes recebem:

  • Comentários linha a linha;
  • Avaliação por competência conforme os critérios do ENEM;
  • Sugestões práticas para evolução contínua;
  • Feedback imediato via IA, com revisão posterior por um corretor especialista.

“Nosso modelo não substitui o professor, amplia sua atuação com inteligência e ética. A IA aprende com os tutores e potencializa o impacto pedagógico”, afirma Rapha Coe, fundador e CEO do TutorMundi.

Desde 2019, a edtech brasileira já registrou mais de 708 mil aulas particulares, 222 mil plantões de dúvidas e quase 4 mil orientações de estudo. Em 2024, foram mais de 47 mil horas de monitoria realizadas. Os atendimentos cobrem todas as disciplinas da educação básica, com destaque para Matemática, Física, Química, Biologia e Redação.

A plataforma funciona 24 horas por dia, via aplicativo ou navegador, e oferece suporte por texto ou áudio, conforme a preferência do aluno. Além disso, conta com relatórios de desempenho para gestores e famílias, orientações de estudo personalizadas, triagem inteligente de dúvidas por IA e dashboards de progresso.

O TutorMundi também utiliza IA nos bastidores, do suporte ao cliente à análise de dados, consolidando-se como um modelo eficiente de uso da tecnologia educacional com acompanhamento humano.

Voltada para redes públicas e privadas, famílias e empresas que oferecem educação como benefício corporativo, a plataforma representa uma resposta prática e escalável para apoiar o corpo docente e acelerar a integração da IA na aprendizagem de forma ética e eficaz.

A adoção do TutorMundi por escolas parceiras tem gerado impactos positivos tanto em resultados acadêmicos quanto no engajamento dos alunos. No Colégio Igor Xavier, em Trindade (GO), o diretor José Leonardo destaca: “Está me ajudando a fechar várias matrículas, mas além disso, está contribuindo para o engajamento dos alunos dentro da plataforma.”

Já em Goiânia, a Statera Cursos e Vestibulares utiliza a solução desde a pandemia. “Somos parceiros desde 2020, quando buscamos uma forma de oferecer o melhor suporte pedagógico para os alunos continuarem avançando nos estudos e alcançarem a aprovação. Com toda certeza, o TutorMundi tem uma parcela significativa nesse nosso crescimento. Estamos muito satisfeitos e confiantes de que essa parceria vai durar por muitos anos,” afirma Anderson Barros, professor de Química e diretor da instituição.

Sobre o TutorMundi
O TutorMundi é uma edtech brasileira que combina inteligência artificial e tutoria humana para oferecer suporte educacional personalizado a alunos da educação básica. A plataforma atende redes públicas e privadas, famílias e empresas que oferecem educação como benefício corporativo. Com foco em aprendizado sob demanda, a solução conecta estudantes a tutores universitários de forma imediata, com apoio de IA na triagem de dúvidas, correção de redações e organização de conteúdos. Para saber mais, acesse tutormundi.com.

Contato de mídia:
Brenda Landim ? Comunicação | TutorMundi
brenda.landim@tutormundi.com

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2736830/ChatGPT_Image_23_de_jul__de_2025__10_21_06.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/tutormundi-alia-ia-e-tutoria-humana-para-apoiar-escolas-diante-do-desafio-da-formacao-docente-302512018.html

FONTE TutorMundi

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Educação, Computador/Eletrônica, Inteligência Artificial

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também