Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

São Carlos (SP) é a primeira cidade do Brasil com internet 100% XGS-PON e Wi-Fi 7, projeto inédito da Alcans Telecom

A Alcans Telecom, empresa referência em soluções de conectividade, escolhe a Huawei, líder global em tecnologia de redes, para anunciar a inauguração da primeira cidade 100% XGS-P

12 de maio de 2025

Com investimento de mais de 28 milhões, a Alcans Telecom assina contrato com a gigante chinesa Huawei, e lança a primeira cidade com infraestrutura 100% XGS-PON do Brasil, trazendo a mais avançada conectividade da atualidade para São Carlos ? SP

SÃO CARLOS, Brasil, 12 de maio de 2025 /PRNewswire/ — A Alcans Telecom, empresa referência em soluções de conectividade, escolhe a Huawei, líder global em tecnologia de redes, para anunciar a inauguração da primeira cidade 100% XGS-PON e com Wi-Fi 7 do Brasil, em São Carlos, SP. O lançamento, que acontece neste mês de maio, trará uma revolução na conectividade do País, oferecendo velocidade e confiabilidade para a comunicação e a experiência do usuário.

São Carlos é a primeira cidade do Brasil com internet 100% XGS-PON e Wi-Fi 7

Os planos serão de 2,5 a 10 giga de velocidade, sem limitação de banda e capacidade na casa ou empresa. O projeto é um grande avanço em relação aos planos tradicionais que hoje chegam próximo a 1 giga, devido às limitações das tecnologias atuais.

Para o diretor de tecnologia da Alcans, Michel Pádua, a parceria da Alcans com a Huawei abre oportunidades para a criação de um ambiente mais competitivo e preparado para a transformação digital. “São Carlos, cidade do estado de São Paulo, foi eleita para ser piloto desta tecnologia avançada por ser considerada a capital nacional da tecnologia. A cidade entrará em uma nova era digital, permitindo conexões ultrarrápidas e de altíssima capacidade. Isso não só impulsionará significativamente o cenário local, mas também viabilizará soluções inovadoras e de alto desempenho para todos os tipos de negócios e futuras cidades inteligentes, garantindo competitividade e crescimento sustentável”, complementa.

Essa evolução traz benefícios significativos, em especial para o setor empresarial. A capacidade do XGS-PON em suportar velocidades simétricas de até 10 giga com latência extremamente baixa, também será essencial para corporações que lidam com intenso volume de dados em tempo real, como cirurgias remotas, operar um drone e centros de operações policiais, por exemplo. “Isso permitirá o funcionamento de aplicações críticas sem gargalos, mesmo durante horários de pico. Para empresas que dependem de soluções em nuvem, como SaaS, ERP, CRM e big data, a infraestrutura permitirá um acesso muito mais rápido e sem interrupções, acelerando a produtividade e a resposta do negócio”, ressalta Michel Pádua.

Além disso, a alta capacidade de conexões simultâneas, com baixa latência, torna a infraestrutura ideal para a IoT, operação de IA e a Indústria 4.0. Em setores de serviços, como hotéis, shopping centers e call centers, o Wi-Fi 7 proporcionará uma experiência de alta velocidade e conexão estável para múltiplos usuários simultâneos, melhorando a qualidade dos serviços digitais, como check-in automático, streaming e realidade aumentada (AR). Outro ponto importante é a segurança da rede. O Wi-Fi 7 traz criptografia avançada e menos interferências, oferecendo maior proteção para transações financeiras e dados sensíveis.

Em relação ao mercado residencial, a chegada da cidade 100% XGS-PON com Wi-Fi 7 traz uma revolução na experiência digital dos consumidores. A infraestrutura avançada oferece maior velocidade e estabilidade, impactando diretamente no cotidiano dos usuários. O streaming em 8K ocorre sem interrupções, jogos on-line ficam sem travamentos e a conectividade se mantém estável para dispositivos como Smart TVs, assistentes de voz e IoT.

A tecnologia elimina as “zonas mortas” de Wi-Fi, com cobertura estável em toda a casa, mesmo em ambientes com muitas paredes ou apartamentos de vários andares. O ensino e o trabalho remoto se tornam mais eficientes com chamadas de vídeo em alta definição e upload instantâneo de arquivos, o que resulta em maior produtividade.

Sobre a Alcans Telecom

Com sede em Cajuru (SP), a Alcans foi fundada em 2007, e após vários estudos e pesquisas, a empresa instalou o primeiro ponto de internet via rádio. Em 2014, houve a aquisição de outro provedor em Ribeirão Preto (SP). Por meio desta aquisição, a empresa começa a operar com a tecnologia fibra óptica, o que viabilizou a entrada em grandes cidades, proporcionando conexão de hipervelocidade. Em 2020, a Alcans enfrentou um cenário de expansão constante, juntamente com o lançamento de novos produtos e serviços para residências e empresas, e uma área geográfica de atuação cada vez mais ampla. Enquanto avançava no mercado, a Alcans também se destacava no atendimento ao cliente, que é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, tornando-se um diferencial para os usuários.

Atualmente, a Alcans conta com mais de 1.100 colaboradores, 252 pontos de presença em 86 cidades e uma rede própria de mais de 16 mil km de fibra óptica aérea e mais de 2,6 mil km de cabos subterrâneos em rodovias, conectando pessoas e empresas em diversas cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Com soluções de telefonia, televisão, streamings, aplicativos de câmeras e voz, cloud, segurança, rede interna, PABX virtual, e diversos outros serviços, com um forte investimento em tecnologia e infraestrutura, a empresa segue sua trajetória de crescimento, consolidando-se como um dos principais players do setor.

Para mais informações, acesse https://alcans.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800 940 3006.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2685052/XGS_PON_arte.jpg

 

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/sao-carlos-sp-e-a-primeira-cidade-do-brasil-com-internet-100-xgs-pon-e-wi-fi-7-projeto-inedito-da-alcans-telecom-302452517.html

FONTE Alcans

Tópicos Relacionados: Telecomunicações, Redes de Computadores, Telecomunicações, Equipamentos de Telecomunicações para Operadoras/Serviços, Computador/Eletrônica, Contratos

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também