Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Prêmio Global de Energia concedido a três cientistas da China, EUA e Rússia

O Comitê do Prêmio Internacional do Prêmio Global de Energia nomeou os laureados da edição de 2025 do Prêmio. O Prêmio na categoria Energia Convencional foi concedido a Jinlia

10 de julho de 2025

MONTEVIDÉU, Uruguai, 10 de julho de 2025 /PRNewswire/ — O Comitê do Prêmio Internacional do Prêmio Global de Energia nomeou os laureados da edição de 2025 do Prêmio.

O Prêmio na categoria Energia Convencional foi concedido a Jinliang He, presidente do Instituto de Pesquisa em Engenharia de Alta Tensão e professor da Universidade Tsinghua, na China. “Este prêmio não reconhece apenas o meu trabalho, mas também o esforço coletivo de grandes mentes que promovem o fornecimento de energia sustentável. Ilumina uma visão compartilhada para fornecer energia ao mundo de forma segura e eficiente. Dedico este prêmio à união entre inovação e tecnologias avançadas para sistemas de transmissão de ultra-alta tensão”, disse Jinliang He.

Global Energy Prize 2025

Pela primeira vez na história dda premiação, o prêmio na categoria Energia Não Convencional foi concedido a uma mulher, Yu Huang, professora e chefe de departamento da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA). Ela será premiada por inovações no campo do desenvolvimento de catalisadores, que melhoram significativamente a rentabilidade, durabilidade e desempenho das células de combustível.

“Fico muito lisonjeada e honrada por receber este prêmio tão importante. Meu grupo desenvolve catalisadores de design e trabalhamos para preencher a lacuna entre a descoberta e a implantação, transformando novos materiais em trabalho para conversão e armazenamento de energia. Tive a sorte de trabalhar com um grupo extraordinário de alunos, pós-doutorandos e colaboradores. Sua criatividade e paixão estão tornando tudo isso possível”, disse Yu Huang.

O cientista russo Vladislav Khomich, chefe de pesquisa do Instituto de Eletrofísica e Energia Elétrica da Academia Russa de Ciências (RAS), venceu na categoria Novas formas de aplicação de energia. Ele receberá o prêmio por suas contribuições excepcionais para o desenvolvimento, criação e pesquisa fundamental das tecnologias de plasma e energia pulsada.

Os nomes dos laureados do Prêmio foram selecionados entre uma lista restrita de 15 cientistas de 8 países. Um total de 90 inscrições de 44 países e territórios em todo o mundo foram incluídas no ciclo de indicações.

O Comitê, liderado pelo Prêmio Nobel da Paz Rae Kwon Chung, tomou a decisão final.

“A ciência mundial está enfrentando desafios globais, e não é exagero dizer que nossa capacidade de resolvê-los rapidamente definirá o futuro da civilização. Os maiores desafios incluem a transição para tecnologias limpas para a produção, armazenamento e transmissão de energia e a busca de soluções que possam combater efetivamente as mudanças climáticas globais”, disse Rae Kwon Chung.

Foto:  https://mma.prnewswire.com/media/2727261/Global_Energy_Prize_2025.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/premio-global-de-energia-concedido-a-tres-cientistas-da-china-eua-e-russia-302502576.html

FONTE Global Energy Prize

Tópicos Relacionados: Notícias Relacionadas a Mulheres, Prêmios, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), Diversidade, Equidade e Inclusão, Computador/Eletrônica, Petróleo/Energia, Serviços Públicos, Energias Alternativas

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também