Novos dados destacam a necessidade urgente de melhorar a educação e o diagnóstico da nefrite lúpica (doença renal relacionada ao lúpus), uma complicação grave do lúpus
6 de maio de 2025
Novos dados destacam a necessidade urgente de melhorar a educação e o diagnóstico da nefrite lúpica (doença renal relacionada ao lúpus), uma complicação grave do lúpus
WASHINGTON, 6 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Uma pesquisa global realizada pela World Lupus Federation revela que 47% das pessoas que vivem com lúpus relatam envolvimento renal, o que leva a uma complicação crítica e pouco reconhecida conhecida como nefrite lúpica (doença renal relacionada ao lúpus). Mais de 43% dos entrevistados relataram ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a nefrite lúpica, no entanto, 85% dos entrevistados também relataram experimentar um ou mais sintomas associados à nefrite lúpica. Os resultados da pesquisa ressaltam lacunas significativas na compreensão, diagnóstico e tratamento da nefrite lúpica, uma condição potencialmente fatal que afeta desproporcionalmente as pessoas durante seus anos mais ativos de vida.
A nefrite lúpica ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os rins, levando à inflamação e possivelmente a danos aos órgãos a longo prazo, incluindo insuficiência renal, se não for tratada. Embora a maioria dos casos de nefrite lúpica comece dentro de cinco anos após o diagnóstico de lúpus, quase um em cada cinco entrevistados que relatam ter sintomas de envolvimento renal não foi informado por um médico de que tem nefrite lúpica.
Em seus estágios iniciais, os sintomas da nefrite lúpica podem passar despercebidos. Mais da metade dos entrevistados relatou pouco ou nenhum conhecimento dos sintomas comuns da nefrite lúpica (53%), quando é importante ser rastreado (54%) e quais testes são feitos para rastrear a nefrite lúpica (57%). Os sintomas da nefrite lúpica incluem retenção de líquidos que levam ao ganho de peso, inchaço, aumento da micção (especialmente à noite), sangue na urina, aparência espumosa da urina e pressão alta.
“Essas descobertas revelam uma realidade preocupante – muitas pessoas com lúpus estão vivendo com complicações renais que não entendem completamente ou mesmo sabem que têm”, disse Louise Vetter, presidente e CEO da Lupus Foundation of America. “O diagnóstico precoce e o acesso a tratamento adequado são essenciais para proteger a saúde renal e prevenir danos a longo prazo. Devemos agir com urgência para fechar essas lacunas de conhecimento e melhorar a educação dos sintomas comuns e o monitoramento adequado dos rins, além de melhorar os cuidados em todo o mundo. Ao reconhecermos o Dia Mundial do Lúpus em 10 de maio, este é um momento para nos unirmos, levantarmos nossas vozes e lutarmos por melhores resultados para todos que vivem com lúpus.”
Outras descobertas importantes foram:
Mais de 3.260 pessoas com lúpus de 84 países completaram a pesquisa de 25 perguntas administrada em março de 2025. A Federação Mundial do Lúpus está divulgando esses resultados da pesquisa no período que antecede o Dia Mundial do Lúpus, em 10 de maio, para destacar a necessidade urgente de maior conscientização, educação, melhor triagem e tratamento oportuno do lúpus e da nefrite lúpica.
A Federação Mundial de Lúpus insta indivíduos, organizações e profissionais de saúde em todo o mundo a usar esses dados para informar os esforços de educação e conscientização sobre o lúpus, compartilhar fatos sobre o lúpus, inclusive desta pesquisa, e aumentar a conscientização usando o Kit de Ferramentas do Dia Mundial do Lúpus oficial.
Para obter mais detalhes da pesquisa, consulte o resumo visual da linha superior e os resultados detalhados da pesquisa .
Sobre a Federação Mundial de Lúpus:
A World Lupus Federation (WLF) é uma coalizão de mais de 200 organizações de pacientes com lúpus , unidas para melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 5 milhões de pessoas em todo o mundo que são afetadas pelo lúpus. Por meio de esforços coordenados entre seus membros, a Federação trabalha para expandir iniciativas globais que criem maior conscientização e compreensão do lúpus, forneçam educação e serviços às pessoas que vivem com a doença e defendam em seu nome. A Lupus Foundation of America (LFA) co-fundou a WLF com a Lupus Europe em 2015 e a LFA atualmente atua como Secretariat of the Federation.
CONTATO COM A MÍDIA
Mike Donnelly
Federação Mundial de Lúpus
donnelly@lupus.org
Logo – https://mma.prnewswire.com/media/1488983/World_Lupus_Federation_Logo_v2.jpg
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/pesquisa-global-da-world-lupus-federation-revela-que-quase-metade-das-pessoas-com-lupus-relata-envolvimento-renal-302443599.html
FONTE World Lupus Federation
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Saúde/Hospitais
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também