A movimentação no Dia das Mães mostrou sinais claros de aquecimento, com ruas comerciais e shoppings lotados, especialmente na véspera da data. Dados do sistema de monitoramento d
SÃO PAULO,
13 de maio de 2025 /PRNewswire/ — A movimentação no Dia das Mães mostrou sinais claros de aquecimento, com ruas comerciais e shoppings lotados, especialmente na véspera da data. Dados do sistema de monitoramento da
Fiserv revelam um crescimento de
21,2% no volume de transações, que saltou para
284 milhões neste ano, comparado aos
234 milhões no mesmo período de 2024. A análise inclui pagamentos via Pix, cartões de débito, crédito e vouchers em estabelecimentos comerciais.
- Cartões de crédito e débito lideraram os pagamentos, enquanto o Pix manteve uma participação menor. Entre os dias 6 e 12 de maio, o meio de pagamento instantâneo em lojas físicas não ultrapassou os 4% do volume total de transações realizadas em todo o país, mantendo uma média diária de 3% do total;
- O Dia das Mães deste ano ficou em segundo lugar no volume de transações em relação a datas comemorativas dos últimos dois anos. O Dia das Crianças de 2023 ainda lidera o ranking, com 286 milhões de transações, seguido por Dia das Mães 2025 (284 milhões), Dia das Mães 2024 (234 milhões), Black Friday 2023 (220 milhões) e Natal 2023 (219 milhões);
- Notamos uma diluição das vendas no decorrer da semana que antecedeu a data, mas um aumento no volume das transações na sexta, sábado e no próprio domingo mostra que o comportamento de compra de boa parte dos consumidores segue o de deixar os presentes para a última hora. Comparado à véspera do ano passado, o sábado de 2025 registrou quase 10 milhões de transações adicionais;
- Em 2024, o volume de transações no sábado, véspera da data, registrou 43,6 milhões enquanto, neste ano, 52,9 milhões;
- No universo que compreende as operações da Fiserv e seus parceiros de adquirência (cartões de crédito, débito, voucher e links de pagamento), foi registrado um volume de transações de 39,2 milhões nos períodos de 8 dias que antecedem o Dia das Mães. A data perde para o Dia das Crianças de 2024 (43,4 milhões) e Natal de 2024 (61,2 milhões).
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FONTE Fiserv

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