Inaugurado em outubro de 2004, o Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, celebra 21 anos de história neste mês. Localizado na Serra do Ma
17 de outubro de 2025
Símbolo do poder de regeneração da Mata Atlântica, a reserva foi fundada como um compromisso da Suzano com o futuro e com o planeta
SÃO PAULO, 17 de outubro de 2025 /PRNewswire/ — Inaugurado em outubro de 2004, o Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, celebra 21 anos de história neste mês. Localizado na Serra do Mar paulista, o Parque integra o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do País, reconhecido como um hotspot de biodiversidade: um bioma ameaçado, mas entre os mais ricos do planeta. São 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração, que refletem a força e a capacidade de transformação da natureza. O Parque é o projeto físico de sustentabilidade mais longevo da companhia e foi criado como um compromisso com o futuro, com a sociedade e com o meio ambiente.
A trajetória do território começou nas décadas de 1940 e 1950, quando a vegetação nativa foi desmatada pela indústria siderúrgica para a produção de carvão vegetal. Depois, no lugar da mata nativa, eucaliptos foram plantados para o mesmo fim. Em 1966, a Suzano adquiriu a propriedade e seguiu com o manejo de eucalipto, visando a produção de celulose e papel. Até que, no fim dos anos 1980, com a criação da área de Meio Ambiente da empresa, conceitos ambientais foram introduzidos no manejo florestal e identificou-se a vocação do local para conservação.
Desde então, o Instituto tem conduzido um amplo processo de recuperação ambiental. Em duas décadas, o que antes era uma área degradada se transformou em uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do Brasil. O Parque abriga ações de educação ambiental, pesquisas científicas, manejo sustentável, ecoturismo e projetos de engajamento comunitário.
Atualmente, 1,4 mil espécies de fauna e flora já foram identificadas no local, sendo quatro novas para a ciência e mais de 40 com algum grau de ameaça. Entre elas, o recente registro de um bugio (Alouatta sp.), após seis anos sem presença na área, e o avistamento de dois indivíduos da jacutinga (Aburria jacutinga) em área próxima à circulação de visitantes – uma das 293 espécies de avifauna registradas no território. A presença da jacutinga está diretamente associada à abundância da palmeira-juçara (Euterpe edulis), fonte alimentar fundamental para a espécie.
A integração com as comunidades vizinhas é parte essencial dessa história. O time do Parque conta com monitores e prestadores de serviços locais, além de iniciativas que fortalecem o vínculo regional. Entre elas, estão o projeto Oficinas de Manejo, voltado a proprietários rurais do entorno, e o programa de educação ambiental, Meu Ambiente, que desde 2010 já impactou mais de 11 mil estudantes e 430 educadores de cerca de 220 escolas públicas de Mogi das Cruzes, Bertioga e Suzano.
Ainda no âmbito educacional, o Parque recebeu recentemente a visita de um grupo de crianças chinesas e brasileiras para uma programação de imersão na biodiversidade local. A atividade integrou o “Programa de Colaboração Sino-Brasileiro em Educação e Natureza”, promovido pelo Instituto Ecofuturo em parceria com a Suzano Ásia.
“Esses 21 anos representam o resultado de um trabalho contínuo de regeneração e aprendizado. O Parque das Neblinas mostra que é possível conciliar conservação ambiental, pesquisa científica e participação comunitária, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável que inspira outras iniciativas”, afirma Valéria Blos, diretora geral do Instituto Ecofuturo.
E tem novidade! O Parque das Neblinas agora tem um perfil exclusivo no Instagram. O espaço foi criado para fortalecer o diálogo com o público e aproximar ainda mais as pessoas do nosso dia a dia. Lá, vamos compartilhar os bastidores da operação, curiosidades sobre pesquisas e as novidades das atividades de ecoturismo. Siga e acompanhe em @parquedasneblinas.
Sobre o Instituto Ecofuturo??
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.??
Sobre o Parque das Neblinas?
Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.?
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2798744/Ecofuturo.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/parque-das-neblinas-comemora-21-anos-de-conservacao-e-regeneracao-ambiental-302587659.html
FONTE Ecofuturo
Tópicos Relacionados: Sem Fins Lucrativos, Conservação/Reciclagem, Produtos e Serviços Ambientais
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também