Por ocasião do Dia Mundial da Refrigeração, o Instituto Internacional de Refrigeração (IIR) está pedindo a todos os países que reconheçam a refrigeração como uma infraestrutura
25 de junho de 2025
Finalmente, o IIR, como Organização Intergovernamental para o Desenvolvimento da Refrigeração científica, independente e imparcial, conclama mais países a se juntarem à sua missão e a apoiarem ativamente os esforços globais para promover a refrigeração ao topo das agendas nacionais e internacionais, reconhecendo o setor de refrigeração como um viabilizador indispensável ao desenvolvimento sustentável e à resiliência climática.
Esse apelo global reflete os resultados do evento de alto nível do Dia Mundial da Refrigeração de 2025, organizado pelo IIR em 18 de junho em Paris. Mais de 170 representantes governamentais, industriais, científicos e de organizações internacionais de mais de 60 países se uniram com o objetivo de transmitir uma mensagem: a refrigeração não é mais uma questão secundária, é uma infraestrutura básica.
“Esta é a década em que a refrigeração sustentável transformará nossas sociedades. Sejamos visionários, revolucionários e inclusivos”, disse Yosr Allouche, Diretor Geral do IIR.
Um ponto de inflexão global
Representando a visão dos governos, da Indonésia à Nigéria e à União Europeia, os líderes nacionais destacaram como a refrigeração contribui para a energia limpa, a segurança alimentar e a inclusão econômica. Os Comitês Nacionais propostos reuniriam ministérios, setor privado e meio acadêmico para assegurar políticas coerentes, investimentos alinhados e uma força de trabalho qualificada.
“Estamos testemunhando o renascimento do IIR, mais relevante do que nunca, mais unido do que nunca”, disse Prof. Min-Soo Kim, Presidente da Conferência Geral do IIR.
O evento de Paris também contou com a intervenção do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal, que enfatizou a importância de considerar ações de resfriamento sustentável por meio de abordagens setoriais e de maximizar os benefícios da ação antecipada em setores emergentes nos países em desenvolvimento, em linha com o compromisso da Emenda de Kigali. Outras intervenções importantes também incluem as da UNESCO, UNIDO, PNUMA, WOAH, CCAC, Banco Mundial IFC, GIZ Proklima, FAO e BSRIA.O anúncio pelo IIR do lançamento do Global Refrigeration Outlook, a nova série de relatórios de destaque do IIR para orientar políticas, ciência e finanças, foi bem recebido e apreciado pelos participantes.
Líderes do setor, incluindo Carrier Transicold, Chereau, Daikin Europe, Danfoss Climate Solutions, CIMCO Refrigeration e Sofrigam, Mayekawa e Climalife, apresentaram inovações escaláveis aplicando recursos de refrigeração natural, integração térmica, cadeias frias inovadoras e soluções de bombas de calor. Mas eles enfatizaram a necessidade de viabilizar políticas e investimentos previsíveis.
Das mudanças climáticas ao acesso à energia, a refrigeração agora é reconhecida como uma questão de sistemas globais e que pode oferecer ganhos rápidos e equitativos se for encarada de forma colaborativa.
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/2717839/IIR_World_Refrigeration_Day.jpg
FONTE International Institute of Refrigeration (IIR)
Tópicos Relacionados: HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Política Externa/Assuntos Internacionais, Produtos e Serviços Ambientais, Petróleo/Energia, Alimentos, Serviços Públicos, Questões Ambientais, Bem-estar Animal, Saúde/Hospitais, Ambiental, Social e Governança
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também