Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Orforgliprona, GLP-1 oral da Lilly, demonstra controle glicêmico superior em dois estudos bem-sucedidos de Fase 3, reconfirmando seu potencial como opção de tratamento do diabetes tipo 2

A Eli Lilly and Company anunciou hoje resultados positivos topline dos estudos de Fase 3 ACHIEVE-2 e ACHIEVE-5. O ACHIEVE-2, o segundo estudo head-to-head do program

3 de novembro de 2025

  • No ACHIEVE-2, a orforgliprona reduziu a HbA1c (hemoglobina glicada) em até 1,7% em comparação com 0,8% da dapagliflozina, atingindo o desfecho primário do estudo
  • Já no ACHIEVE-5, a orforgliprona reduziu a HbA1c (hemoglobina glicada) em adicionais 2,1% quando tomada junto à insulina glargina, também atingindo o desfecho primário do estudo

SÃO PAULO, 3 de novembro de 2025 /PRNewswire/ — A Eli Lilly and Company anunciou hoje resultados positivos topline dos estudos de Fase 3 ACHIEVE-2 e ACHIEVE-5. O ACHIEVE-2, o segundo estudo head-to-head do programa, avaliou orforgliprona versus dapagliflozina, um inibidor de SGLT-2, em adultos com diabetes tipo 2 inadequadamente controlados em uso de metformina. Separadamente, o ACHIEVE-5 avaliou orforgliprona versus placebo em adultos com diabetes tipo 2 e controle glicêmico inadequado com insulina glargina titulada, com ou sem metformina e/ou inibidores de SGLT-2. Em ambos os estudos, a orforgliprona (3 mg, 12 mg e 36 mg) atingiu o desfecho primário e todos os desfechos secundários principais na 40ª semana tanto para eficácia e regime de tratamento estimado, comprovando significativa redução superior da HbA1c (hemoglobina glicada) e controle do peso, além de melhorias nos fatores de risco cardiovascular, todos consistentes com os estudos divulgados de diabetes tipo 2 1,2,3.

“Orforgliprona agora demonstrou superioridade vs. dois comparadores ativos em estudos clínicos para diabetes tipo 2″, disse Jeff Emmick, M.D., Ph.D., vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Produto da área de Cardiometabolismo da Lilly. “No estudo ACHIEVE-2, a orforgliprona superou a dapagliflozina, uma terapia SGLT-2 comumente utilizada, e no ACHIEVE-3 demonstrou mais eficácia do que a semaglutida oral. Os resultados do ACHIEVE-5 reforçam esse avanço, mostrando uma redução significativa da A1C e perda de peso quando usado em combinação com insulina basal titulada. Juntos, esses resultados reforçam o potencial da orforgliprona para se tornar um novo padrão de tratamento para diabetes tipo 2”,

“É importante que médicos e pessoas que vivem com diabetes tipo 2 possam contar com diferentes opções terapêuticas de forma a atender a um plano de cuidado individualizado. A Lilly tem avançado consistentemente no desenvolvimento de soluções inovadoras para pessoas que vivem com doenças cardiometabólicas. Mounjaro(R) já demonstrou seu potencial no tratamento do diabetes tipo 2. Agora, com os novos resultados positivos de nosso pipeline, reforçamos esse compromisso e seguimos ampliando as possibilidades de cuidado para milhões de pacientes ao redor do mundo”, afirma Luiz André Magno, diretor médico sênior da Eli Lilly do Brasil.

Resultados do ACHIEVE-2 e ACHIEVE-5

ACHIEVE-2 Desfecho Primário

Orforgliprona
3 mg

Orforgliprona
12 mg

Orforgliprona
36 mg

Dapagliflozina
10 mg

Mudança na HbA1c a partir da linha basal de 8,1% na semana 40

Eficácia estimada1

-1,3 %

-1,7 %

-1,7 %

-0,8 %

Regime de tratamento estimado2

-1,2 %

-1,5 %

-1,6 %

-0,8 %

ACHIEVE-5 Desfecho Primário

Orforgliprona
3 mg

Orforgliprona
12 mg

Orforgliprona
36 mg

Placebo

Mudança na HbA1c a partir da linha basal de 8,5% na semana 40
com insulina glargina titulada i,ii

Eficácia estimada1

-1,5 %

-2,1 %

-1,9 %

-0,8 %

Regime de Tratamento estimado2

-1,6 %

1,9 %

-1,8 %

-0,8 %

i Todas as doses de orforgliprona alcançaram significância estatística em comparação com o grupo de controle, com p < 0,001 sob ambos os comparadores: de eficácia e de regime de tratamento."
ii As doses de insulina glargina foram ajustadas por algoritmo de tratamento para atingir a meta, sem restrição da semana quatro à semana 40.

Em ambos os estudos, o perfil geral de segurança e tolerabilidade da orforgliprona, bem como as taxas de descontinuação do tratamento, foram consistentes com estudos anteriores. Os eventos adversos mais comuns foram relacionados ao trato gastrointestinal e geralmente de gravidade leves a moderados. Nenhum sinal de segurança hepática foi observado.

Os resultados detalhados desses estudos serão apresentados em uma futura reunião médica e publicados em um periódico revisado por pares. Os resultados são esperados no primeiro trimestre de 2026 para o ACHIEVE-4, o estudo final de registro global no programa ACHIEVE. A Lilly planeja submeter a orforgliprona para o tratamento de diabetes tipo 2 às agências regulatórias globais em 2026, enquanto a submissão para o tratamento da obesidade está no caminho para ocorrer até o final deste ano.

Sobre a orforgliprona
A orforgliprona é uma molécula sintética (não peptídica) agonista do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1) oral, experimental, de dose única diária, que pode ser tomada a qualquer hora do dia sem restrições de ingestão de alimentos e água.4 A orforgliprona foi descoberta pela Chugai Pharmaceutical Co., Ltd. e licenciada pela Lilly em 2018. A Chugai e a Lilly publicaram os dados de farmacologia pré-clínica dessa molécula juntas5. A Lilly está conduzindo estudos de Fase 3 sobre a orforgliprona para o tratamento de diabetes tipo 2 e para o controle de peso em adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade. A molécula também está sendo estudada como um tratamento potencial para apneia obstrutiva do sono, hipertensão e osteoartrite em adultos com obesidade.

Sobre o ACHIEVE-2, ACHIEVE-5 e o programa de estudos clínicos ACHIEVE
O ACHIEVE-2 (NCT06192108) é um estudo de Fase 3, de 40 semanas, randomizado, controlado ativamente e aberto, comparando a eficácia e segurança de orforgliprona 3 mg, 12 mg e 36 mg com dapagliflozina 10 mg em participantes com diabetes tipo 2 e controle glicêmico inadequado em uso de metformina. O estudo randomizou 962 participantes em uma proporção de 1:1:1:1 para receber orforgliprona 3 mg, 12 mg ou 36 mg, ou dapagliflozina 10 mg uma vez ao dia, além da terapia de metformina de base. O objetivo do estudo foi demonstrar que a orforgliprona não demonstrou inferioridade na redução da A1C (hemoglobina glicada) a partir da linha basal após 40 semanas, em comparação com a dapagliflozina. Os participantes do estudo tinham uma A1C entre ?7,0% e ?10,5% e um IMC de ?23 kg/m². Os participantes randomizados para orforgliprona iniciaram o tratamento com 1 mg uma vez ao dia e aumentaram a dose a cada quatro semanas até atingir a dose randomizada de 3 mg, 12 mg ou 36 mg.

O ACHIEVE-5 (NCT06109311) é um estudo de Fase 3, de 40 semanas, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, avaliando a eficácia e segurança de orforgliprona 3 mg, 12 mg e 36 mg em participantes com diabetes tipo 2 e controle glicêmico inadequado com insulina glargina, com ou sem metformina e/ou inibidores de SGLT-2. O estudo randomizou 546 participantes em uma proporção de 1:1:1:1 para receber orforgliprona 3 mg, 12 mg ou 36 mg, ou placebo com terapia de base de insulina glargina titulada isoladamente ou em combinação com metformina e/ou inibidores de SGLT-2. O objetivo do estudo foi demonstrar que a orforgliprona é superior na redução da A1C a partir da linha de base após 40 semanas, em comparação com o placebo. Os participantes do estudo tinham uma HbA1C entre ?7,0% e ?10,5% e um IMC de ?23 kg/m². Os participantes randomizados para orforgliprona iniciaram o tratamento com 1 mg uma vez ao dia e aumentaram a dose a cada quatro semanas até atingir a dose randomizada de 3 mg, 12 mg ou 36 mg.

O programa de desenvolvimento clínico global de Fase 3 ACHIEVE para orforgliprona recrutou mais de 6.000 pessoas com diabetes tipo 2 em cinco estudos de registro globais. O programa começou em 2023 com resultados adicionais previstos para o início de 2026.

Sobre a Eli Lilly do Brasil
A Lilly é uma empresa de medicina que transforma a ciência em cura para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Somos pioneiros em descobertas que mudam vidas há quase 150 anos e, hoje, nossos medicamentos ajudam mais de 51 milhões de pessoas em todo o mundo. Potencializando o poder da biotecnologia, química e medicina genética, seguimos avançando em novas descobertas para resolver alguns dos desafios de saúde mais importantes do mundo: redefinir o tratamento do diabetes; tratar a obesidade e reduzir seus efeitos devastadores de longo prazo; avançar na luta contra a doença de Alzheimer; oferecer soluções para alguns dos distúrbios mais debilitantes do sistema imunológico; e transformar os cânceres de tratamento mais difíceis em doenças controláveis. A cada passo em direção a um mundo mais saudável, somos motivados por uma coisa: melhorar a vida de milhões de pessoas. Isso inclui a realização de estudos clínicos inovadores que reflitam a diversidade do nosso mundo e trabalhar para garantir que nossos medicamentos sejam mais acessíveis aos pacientes. Para saber mais, acesse o site da Lilly do Brasil, e nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Notas e referências

1
A estimativa de eficácia representa a eficácia caso todos os participantes randomizados tivessem permanecido na intervenção do estudo (com possíveis interrupções ou modificações de dose) sem iniciar medicações anti-hiperglicêmicas adicionais (uso superior a 14 dias)
2 A estimativa de regime de tratamento representa o efeito médio estimado do tratamento, independentemente da adesão à intervenção do estudo ou da introdução de medicamentos anti-hiperglicêmicos adicionais.
3 O peso corporal para orforgliprona 3 mg versus dapagliflozina 10 mg não foi um desfecho primário nem secundário chave no estudo ACHIEVE-2.
4Ma X, Liu R, Pratt EJ, Benson CT, Bhattachar SN, Sloop KW. Effect of Food Consumption on the Pharmacokinetics, Safety, and Tolerability of Once-Daily Orally Administered Orforglipron (LY3502970), a Non-peptide GLP-1 Receptor Agonist. Diabetes Ther. 2024 Apr;15(4):819-832. https://doi.org/10.1007/s13300-024-01554-1. Epub 2024 Feb 24. PMID: 38402332; PMCID: PMC10951152.
5 T. Kawai, B. Sun, H. Yoshino, D. Feng, Y. Suzuki, M. Fukazawa, S. Nagao, D.B. Wainscott, A.D. Showalter, B.A. Droz, T.S. Kobilka, M.P. Coghlan, F.S. Willard, Y. Kawabe, B.K. Kobilka, & K.W. Sloop, Structural basis for GLP-1 receptor activation by LY3502970, an orally active nonpeptide agonist, Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. 117 (47) 29959-29967, https://doi.org/10.1073/pnas.2014879117(2020).

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/orforgliprona-glp-1-oral-da-lilly-demonstra-controle-glicemico-superior-em-dois-estudos-bem-sucedidos-de-fase-3-reconfirmando-seu-potencial-como-opcao-de-tratamento-do-diabetes-tipo-2-302601475.html

FONTE Eli Lilly do Brasil

Tópicos Relacionados: Médico / Farmacêutico, Produtos Farmacêuticos, Ensaios Clínicos / Descobertas Médicas, Saúde/Hospitais, Biotecnologia

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também