Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Novo resumo de política dos guias de parceria NDC para triplicar a capacidade de energia renovável

A Parceria NDC divulgou hoje um novo resumo de políticas para apoiar os formuladores de políticas a tomar medidas para integrar as energias renováveis nas promessas climáticas nacionais.

5 de junho de 2025

A Parceria NDC divulgou hoje um novo resumo de políticas para apoiar os formuladores de políticas a tomar medidas para integrar as energias renováveis nas promessas climáticas nacionais.

WASHINGTON, 5 de junho de 2025 /PRNewswire/ — A Parceria NDC mobilizou 14 governos de países e instituições líderes para divulgar um novo resumo de política de apoio aos esforços dos países para triplicar a capacidade de energia renovável.

NDC Partnership Logo

O resumo da política, “ Triplicando a energia renovável: potencializando a ação climática em todos os setores“, descreve as principais ações que os países podem tomar para fortalecer o planejamento de energia renovável em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), ou promessas climáticas, previstas para este ano.

S. Exa. o Sr. Ole Thonke, representante do co-presidente da Parceria NDC, embaixador do clima, Dinamarca: “Com base no Global Stocktake e nas novas NDCs, será fundamental demonstrar que a comunidade global está cumprindo o Acordo de Paris. A triplicação da capacidade de energia renovável é fundamental para atingir esse objetivo. Para a maioria dos países, as energias renováveis são a forma mais barata de gerar eletricidade atualmente e, portanto, o melhor argumento comercial. Espero que as orientações contidas neste resumo ajudem a superar as barreiras restantes e a acelerar a implantação de energia renovável, especialmente nos países em desenvolvimento, abrindo caminho para um futuro mais sustentável.”

Pablo Vieira, diretor global, Parceria NDC: “Triplicar a capacidade de energia renovável é possível e essencial para o desenvolvimento com resiliência climática. A próxima rodada de NDCs oferece uma oportunidade de incorporar uma gama mais ampla de tecnologias, inovações e soluções que expandem o uso de energias renováveis não apenas para mitigação, mas também para adaptação, garantindo que modelos bem-sucedidos sejam financiados, compartilhados e dimensionados para atender às diversas necessidades locais.”

O uso de energia renovável tornou-se mais comum graças aos avanços tecnológicos, à competitividade de custos e às políticas nacionais de apoio. Em 2023, as energias renováveis representaram um terço da geração global de energia86% da capacidade de novas energias e adicionaram cerca de US$ 320 bilhões à economia global, ou 10% do PIB global. Cada vez mais, os países estão integrando as energias renováveis em suas promessas climáticas, com mais de 65% dos países estabelecendo metas específicas e mensuráveis na última rodada de NDCs submetidas em 2020.

Apesar dessas tendências, ainda há lacunas significativas entre os planos nacionais de energia dos países e as metas incluídas em seus compromissos de NDC, e a implantação de energia limpa continua desigual. A próxima rodada de NDCs é uma oportunidade para os países incorporarem metas de energia renovável aos planos nacionais de clima e desenvolvimento, promovendo a mitigação e a adaptação. O resumo da política oferece seis considerações para os formuladores de políticas nacionais para acelerar a implantação de energia renovável em diversas regiões geográficas.

A orientação baseia-se nas experiências dos países na implantação de energia renovável e compartilha lições replicáveis de submissões anteriores da NDC, abordando as principais barreiras sistêmicas, como o acesso ao financiamento. As considerações incluem:

  1. Alinhar os planos nacionais de energia com as NDCs, garantindo que sejam igualmente ambiciosos
  2. Estabelecer mecanismos de colaboração para incorporar as energias renováveis ao planejamento setorial
  3. Avaliar as cadeias de valor setoriais e as partes interessadas para identificar caminhos para as energias renováveis apoiarem a ação climática em toda a economia
  4. Desenvolver roteiros que descrevam as necessidades de tecnologia e financiamento para integrar a energia renovável em setores-chave
  5. Aumentar a conscientização do público e a participação dos governos subnacionais na concepção de estratégias de energia renovável
  6. Apoiar a inovação e promover novas tecnologias e modelos de negócios

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2435427/NDC_Logo.jpg

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/novo-resumo-de-politica-dos-guias-de-parceria-ndc-para-triplicar-a-capacidade-de-energia-renovavel-302474617.html

FONTE NDC Partnership

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Serviços Públicos, Produtos e Serviços Ambientais, Energias Alternativas, Notícias de Interesse Público

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também