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NOVA PESQUISA REVELA QUE LÍDERES DE MARKETING VÊEM UM FORTE POTENCIAL NOS gTLDS, APESAR DA LACUNA DE CONHECIMENTOS

Uma pesquisa global revela que 92% dos profissionais de marketing reconhecem as oportunidades que os domínios de topo genéricos oferecem, mas as barreiras nos custos e na conscientização permanecem an

20 de maio de 2025

Uma pesquisa global revela que 92% dos profissionais de marketing reconhecem as oportunidades que os domínios de topo genéricos oferecem, mas as barreiras nos custos e na conscientização permanecem antes da abertura da janela de solicitações de 2026.

LOS ANGELES, 20 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Uma nova pesquisa global da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) revela que 52% dos líderes de marketing acreditam que os domínios de topo genéricos (gTLDs, os três ou mais caracteres que vêm depois do ponto em um URL) têm um grande potencial para melhorar a presença das marcas on-line, mas que, no entanto, existe uma lacuna de conhecimentos que está impedindo que muitas marcas aproveitem as oportunidades que um gTLD pode oferecer.

ICANN logo

A pesquisa entrevistou mais de 2.000 líderes de marketing em oito países (EUA, Reino Unido, China, Índia, África do Sul, Nigéria, Brasil e México) para se ter uma ideia de como é o cambiante cenário de marketing digital e para entender os níveis de conscientização sobre os gTLDs. Isso ocorre no momento em que a ICANN se prepara para abrir a próxima janela de solicitação de novos gTLDs, em abril de 2026 – o Programa para Novos gTLDs: Próxima rodada ? primeira oportunidade em mais de uma década para as organizações se candidatarem para operar seu próprio gTLD.

Os domínios de topo são as letras encontradas no final dos endereços da Internet (com gTLDs como .charity, .menu, .paris e .ceo). As marcas podem solicitar ser administradoras de seu próprio gTLD como uma forma de indicar qual é o objetivo de sua marca ou de indicar que há um site vinculado à sua marca. A pesquisa mostra que aumentar a conscientização e a visibilidade da marca é a principal prioridade dos líderes de marketing (54%) e que mais da metade acredita que os gTLDs têm um forte potencial para aumentar a presença das marcas on-line. No entanto, a pesquisa também mostra que quase um terço (32%) dos líderes de marketing entrevistados não está familiarizado com os gTLDs, o que sugere que operar um novo gTLD pode ser uma oportunidade estratégica que muitas organizações desconhecem atualmente.

Principais achados da pesquisa:

  • Depois de ter uma definição do que é um gTLD, 92% dos líderes de marketing responderam que conseguiram entender quais são os possíveis benefícios dos gTLDs, como: uma maior diferenciação da marca (46%), maior confiança do cliente (45%), melhor controle sobre a presença on-line (44%) e melhor SEO (44%) no topo da lista.
  • 19% dos líderes de marketing trabalham para organizações que já se candidataram para um gTLD.
  • Preocupações com custos (31%), lacunas de conhecimento (27%) e recursos insuficientes (24%) foram identificados como as principais barreiras para encaminhar uma solicitação.
  • A pesquisa revelou variações regionais notáveis, com os líderes de marketing nigerianos (74%) e indianos (61%) demonstrando ser aqueles que mais acreditam no potencial dos gTLDs quanto à marca e à presença on-line. Em contraste, os profissionais de marketing da China expressaram opiniões mais variadas, com 50% vendo um forte potencial, mas 49% considerando os gTLDs um investimento desnecessário com um retorno sobre o investimento pouco claro.

Os achados ocorrem em um momento em que os líderes de marketing enfrentam importantes desafios para se destacar dos concorrentes (53%), atrair e engajar o público certo (52%) e acompanhar o ritmo das tendências digitais (47%)

Um novo gTLD pode ser uma ferramenta inovadora para o comércio e a comunicação. Os gTLDs permitem que empresas de países, setores ou nichos de mercado específicos criem um rótulo exclusivo, descritivo e memorável na Internet. Uma entidade que opera um gTLD pode oferecer a seus usuários e clientes uma medida de confiança extra nas suas segurança e legitimidade on-line. Isso pode ser valioso no contexto atual, em que os usuários geralmente não sabem se podem confiar na fonte na Internet.

Theresa Swinehart, vice-presidente sênior de Domínios e Estratégias Globais, disse: “O Programa de Novos gTLDs: A próxima rodada apresenta uma oportunidade para empresas, comunidades, governos e outros se candidatarem para operar seus próprios espaços seguros on-line adaptados à sua organização, comunidade, cultura, idioma e interesses dos clientes. Agora também é o momento para que as marcas considerem solicitar um gTLD e essa pesquisa nos mostra que ainda falta mais conscientização. A ICANN pode ajudar a informar e conscientizar sobre a Próxima Rodada e sobre a oportunidade que ela representa para as comunidades, organizações e empresas globais, incluindo as marcas”.

Para ajudar a estreitar essa brecha nos conhecimentos, a ICANN está criando recursos para ajudar as organizações a entender o processo de solicitação e as possíveis oportunidades que os gTLDs têm antes da abertura da janela de solicitações de 2026. A ICANN também oferece o Applicant Support Program (ASP, Programa de Apoio ao Solicitante), que oferece assistência financeira e não financeira a candidatos qualificados.

O relatório na íntegra, “Oportunidades geradas por gTLDs para marcas” pode ser acessado em https://newgtldprogram.icann.org/sites/default/files/documents/understanding-gtld-opportunity-brands-20may25-pt.pdf. Para mais informação sobre o Programa de Novos gTLDs acesse https://newgtldprogram.icann.org/en.

Sobre a ICANN
A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.

Sobre a pesquisa
Essa pesquisa foi realizada pela Focaldata e foi encomendada pela ICANN, com o trabalho de campo realizado em março de 2025. Foram pesquisados 2.000 tomadores de decisões de marketing, incluindo gerentes/diretores de marketing, CMOs, chefes de marketing e outras funções relacionadas ao marketing. A pesquisa reuniu uma perspectiva global, incluindo tomadores de decisões de marketing nos EUA (353), Reino Unido (364), Brasil (161), China (165), Índia (350), México (170), Nigéria (351) e África do Sul (156).

New gTLD Program: Next Round

Logo – https://mma.prnewswire.com/media/1810953/ICANN_Logo.jpg 

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2691128/NEW_gTLD.jpg 

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FONTE ICANN

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Multimídia/Online/Internet, Computador/Eletrônica

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