Conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) em conjunto com a Mastercard, Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde Transporte Rodoviário e ONBOARD - prove
22 de setembro de 2025
Projeto da Prefeitura de Maringá, conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) em conjunto com a Mastercard, Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde Transporte Rodoviário e ONBOARD atualiza 65 linhas urbanas e 26 metropolitanas com a tecnologia de pagamento por aproximação, para pagamento da tarifa
MARINGÁ, Brasil, 22 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — Conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) em conjunto com a Mastercard, Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde Transporte Rodoviário e ONBOARD – provedor oficial da solução de Bilhetagem Digital, a novidade possibilita aos passageiros do transporte da cidade de Maringá e Região Metropolitana o pagamento da tarifa com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação. A nova modalidade de pagamento já está disponível em todas as linhas do transporte da cidade de Maringá e região metropolitana.
O prefeito, Silvio Barros, aponta que “Maringá tem vocação para inovar, e a Bilhetagem Digital é mais um salto na direção de uma cidade inteligente. Com o pagamento por aproximação — seja cartão, celular ou smartwatch — tornamos o embarque tão simples quanto passar pela catraca do metrô em grandes capitais do mundo. Isso devolve competitividade ao transporte coletivo, reduz filas, melhora a segurança a bordo e gera dados em tempo real que nos ajudam a planejar melhor rotas e investimentos. É um avanço que beneficia quem embarca todos os dias e fortalece a sustentabilidade do sistema para o futuro”, reforça.
As tarifas poderão ser pagas apenas aproximando do Dispositivo de Bilhetagem Digital (DBD) cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.
“Levar a Bilhetagem Digital para Sarandi, Paiçandu e demais cidades do anel metropolitano era fundamental para garantir uma experiência única a quem cruza fronteiras todos os dias, mantendo o protagonismo de Maringá em sua região.” destaca Roberto Jacomelli, diretor operacional da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde Transporte Rodoviário. Ele destaca ainda que “este é parte de um investimento maior das empresas na melhoria do conforto e experiência de seus clientes. A TCCC e Cidade Verde investem muito em renovação de frota, sendo importante lembrar que todos os veículos ainda dispõem de Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança, e agora a praticidade de pagamentos da tarifa por aproximação”.
“O sistema de pagamentos brasileiro é um dos mais modernos e inovadores do mundo. Colocar o transporte público nessa rota de inovação é fundamental para resgatar sua competitividade e manter sua relevância. Maringá ostenta a melhor qualidade de vida do país, e contribuir com esse resultado nos enche de orgulho”, afirma Luiz Renato M. Mattos, CEO e cofundador da ONBOARD.
Para a Mastercard, a iniciativa permite que o Transporte Público de Maringá e região metropolitana se torne mais conectado, inclusivo, eficiente e responsivo às necessidades dos seus usuários. “Na Mastercard, trabalhamos em conjunto com nossos parceiros para desenvolver soluções que facilitem a vida das pessoas e contribuam para o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cidades. Por isso, a aceitação de cartões de débito e crédito através da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público é um pilar importante. Além de trazer eficiência, o pagamento por aproximação oferece mais facilidade e segurança para o dia a dia dos cidadãos”, diz Fernanda Caraballo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios nos segmentos de Governo, Bancos Públicos e Transporte na Mastercard Brasil. “No último ano, expandimos nossa solução de pagamentos de tarifa por aproximação em 10 novos municípios; chegando agora em Maringá para facilitar a experiência do usuário e promover uma nova fase do transporte público na região”, conclui. A Mastercard é pioneira na implementação da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público na América Latina. No Brasil, está presente em 21 cidades e no Distrito Federal, com destaques para sistemas em ônibus, metrôs, trens e barcas.
Sobre o pagamento por aproximação
Rápido, prático e seguro, o pagamento por aproximação oferece a conveniência de fazer transações apenas aproximando os dispositivos em um leitor habilitado. Os pagamentos por aproximação são ideais para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.
Sobre a ONBOARD
A ONBOARD é a empresa brasileira de mobilidade e tecnologia que concebe, desenvolve, implanta e sustenta a Bilhetagem Digital (oficial), combinando hardwares e softwares para ampliar métodos de pagamento e fornecer dados em tempo real. Pioneira na digitalização do transporte público, a ONBOARD introduziu o primeiro chatbot do setor e lançou o primeiro sistema baseado em contas (account-based ticketing) do país, reunindo quatro equipamentos em um único dispositivo de bilhetagem — um salto de eficiência, flexibilidade e segurança para gestores e passageiros. O impacto dessas inovações rendeu à ONBOARD o portfólio de premiações nacionais e internacionais mais amplo e diverso do segmento. Com atuação em diversos sistemas de transporte, a ONBOARD segue liderando a transformação digital da mobilidade urbana no Brasil.
Sobre a TCCC
A Transporte Coletivo Cidade Canção opera 65 rotas urbanas em Maringá, realizando mais de 85 mil viagens dias, e conta com uma frota 230 veículos, completamente renovada, com idade média abaixo de 2 anos de idade, sendo que todos os ônibus dispõem de Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
Sobre a Cidade Verde
A Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda. opera 26 linhas intermunicipais que conectam Maringá aos principais municípios vizinhos, movimentando milhares de passageiros diariamente e conta com uma frota 100 veículos, completamente renovada, com idade média abaixo de 2 anos de idade, com todos os veículos com Wi-Fi gratuito e câmeras de segurança.
Sobre a Mastercard
A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia sustentável onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/maringa-e-regiao-metropolitana-adotam-bilhetagem-digital-e-passam-a-aceitar-pagamento-por-aproximacao-com-mastercard-302563365.html
FONTE Mastercard
Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Transporte / Caminhões / Ferrovias, Ferrovias e Transporte Intermodal, Serviços Bancários/Financeiros, Contratos
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também