Um desafio viral do TikTok conhecido como "Burn Lines" ou "Sunburn Tattoos" está ganhando uma adesão alarmante entre adolescentes e jovens adultos em todo o mundo. E
5 de agosto de 2025
PARIS, 5 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — Um desafio viral do TikTok conhecido como “Burn Lines” ou “Sunburn Tattoos” está ganhando uma adesão alarmante entre adolescentes e jovens adultos em todo o mundo. Essa tendência, que envolve colocar fitas adesivas ou moldes sobre a pele para provocar queimaduras solares com padrões visuais, despertou grande preocupação entre especialistas em saúde global.
O Ministro da Saúde da França declarou recentemente: “Por alguns segundos de fama nas redes sociais, os jovens estão destruindo suas células da pele para o resto da vida. Temos apenas uma pele.“
LA ROCHE-POSAY REAFIRMA SEU COMPROMISSO DURADOURO COM A SAÚDE DA PELE
Como líder global em proteção solar e prevenção do câncer de pele, a La Roche-Posay está preocupada com as consequências em longo prazo do desafio Burn Lines e tem como objetivo, juntamente com os profissionais de saúde, alertar o público sobre o perigo dessa prática.
Por meio de seu programa global Cancer Support e da iniciativa Save Your Skin, a marca promove hábitos seguros ao sol e a detecção precoce, oferecendo recursos como exames gratuitos de sinais e campanhas de conscientização pública.
APOIO DE DERMATOLOGISTAS INTERNACIONAIS
“Como dermatologistas, estamos profundamente preocupados com a tendência ‘Burn Lines‘ nas redes sociais“, declarou um grupo de dermatologistas renomados (consulte a lista no final do comunicado). “Tais práticas não são apenas irresponsáveis, mas contribuem diretamente para danos irreparáveis à pele, danos ao DNA e envelhecimento precoce, além de aumentar significativamente o risco de câncer de pele, incluindo o melanoma,um dos tipos de câncer que mais cresce e é mais letal entre os jovens“.
UMA MENSAGEM DA EUROMELANOMA: PROTEGENDO A PRÓXIMA GERAÇÃO
“Uma queimadura solar com bolhas na infância é suficiente para aumentar em mais de duas vezes risco de câncer de pele na vida adulta“, alerta Véronique Del Marmol, presidente da Euromelanoma, um centro pan-europeu de prevenção ao câncer de pele. “Ainda assim, 35% dos pais raramente vestem seus filhos com roupas com proteção solar ao expô-los ao sol. Por outro lado, 57% dos adolescentes ainda associam o bronzeado à atratividade“.
Diante da previsão de aumento de 40% nos casos de melanoma até 2040, alertar sobre essa tendência nas redes sociais é, sem dúvida, uma verdadeira questão de saúde pública.
GLOBALSKIN: DEFENDENDO A PERSPECTIVA DO PACIENTE
Jennifer Austin, CEO da GlobalSkin ? a principal organização internacional sem fins lucrativos dedicada a melhorar a vida de pessoas com condições dermatológicas no mundo todo ? acrescenta: “Nossas organizações de pacientes membros testemunham de perto o impacto devastador do câncer de pele e dos danos solares crônicos sobre indivíduos e famílias. As tendências ‘Burn Lines’ são um lembrete claro da desinformação que circula on-line e da necessidade urgente de educação pública clara, acessível e empática.”
É por isso que a La Roche-Posay, junto a dermatologistas de renome mundial e associações de saúde líderes, unem forças para continuar o esforço coletivo de educar sobre medidas de proteção solar cientificamente comprovadas, como o uso de chapéu, roupas com mangas, óculos escuros e aplicação de protetor solar de amplo espectro FPS50+/UVA nas áreas do corpo expostas.
A La Roche-Posay ampliará o conteúdo nas redes sociais sob a hashtag #DermsAgainstBurns, a fim de criar um movimento positivo em torno da importância fundamental da adoção de hábitos seguros em relação à exposição ao sol.
Por fim, continuaremos defendendo incansavelmente, junto à comunidade médica, autoridades, formuladores de políticas públicas e associações comerciais, a promoção de comportamentos responsáveis em relação à exposição ao sol.
SOBRE OS DERMATOLOGISTAS QUE APOIAM A MENSAGEM #DERMSAGAINSTBURNS
SOBRE A LA ROCHE-POSAY, EUROMELANOMA & GLOBAL SKIN
Para mais informações e recursos sobre proteção solar e conscientização sobre o melanoma, visite os sites da iniciativa Save Your Skin da La Roche-Posay, da Euromelanoma e da GlobalSkin.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2743635/Protect_your_skin.jpg
FONTE La Roche-Posay
Tópicos Relacionados: Produtos Farmacêuticos, Médico / Farmacêutico, Computador/Eletrônica, Cosméticos e Cuidados Pessoais, Pesquisa, Enquetes e Estudos, Publicação / Serviços de Informação, Saúde/Hospitais, Notícias Relacionadas a Crianças, Doméstico/Consumidor/Cosméticos, Mídias Sociais, Notícias de Interesse Público
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também