Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

LA ROCHE-POSAY E ESPECIALISTAS GLOBAIS EM SAÚDE DA PELE SE UNEM PARA ALERTAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DE LONGO PRAZO DA PERIGOSA TENDÊNCIA NAS REDES SOCIAIS, “BURN LINES”

Um desafio viral do TikTok conhecido como "Burn Lines" ou "Sunburn Tattoos" está ganhando uma adesão alarmante entre adolescentes e jovens adultos em todo o mundo. E

5 de agosto de 2025

PARIS, 5 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — Um desafio viral do TikTok conhecido como “Burn Lines” ou “Sunburn Tattoos” está ganhando uma adesão alarmante entre adolescentes e jovens adultos em todo o mundo. Essa tendência, que envolve colocar fitas adesivas ou moldes sobre a pele para provocar queimaduras solares com padrões visuais, despertou grande preocupação entre especialistas em saúde global.

Visual from La Roche-Posay underscores the serious risks of unprotected sun exposure. Contrary to popular perception, tan lines are not a harmless trend but a visible sign of skin damage. Prolonged exposure to UV rays without adequate protection can significantly increase the risk of skin cancer, including melanoma. This image forms part of La Roche-Posay?s ongoing efforts to raise awareness about sun safety and the importance of daily skin protection. Image courtesy of La Roche-Posay.

 

O Ministro da Saúde da França declarou recentemente: “Por alguns segundos de fama nas redes sociais, os jovens estão destruindo suas células da pele para o resto da vida. Temos apenas uma pele.

LA ROCHE-POSAY REAFIRMA SEU COMPROMISSO DURADOURO COM A SAÚDE DA PELE

Como líder global em proteção solar e prevenção do câncer de pele, a La Roche-Posay está preocupada com as consequências em longo prazo do desafio Burn Lines e tem como objetivo, juntamente com os profissionais de saúde, alertar o público sobre o perigo dessa prática.

Por meio de seu programa global Cancer Support e da iniciativa Save Your Skin, a marca promove hábitos seguros ao sol e a detecção precoce, oferecendo recursos como exames gratuitos de sinais e campanhas de conscientização pública.

APOIO DE DERMATOLOGISTAS INTERNACIONAIS
Como dermatologistas, estamos profundamente preocupados com a tendência ‘Burn Lines‘ nas redes sociais“, declarou um grupo de dermatologistas renomados (consulte a lista no final do comunicado). “Tais práticas não são apenas irresponsáveis, mas contribuem diretamente para danos irreparáveis à pele, danos ao DNA e envelhecimento precoce, além de aumentar significativamente o risco de câncer de pele, incluindo o melanoma,um dos tipos de câncer que mais cresce e é mais letal entre os jovens“.

UMA MENSAGEM DA EUROMELANOMA: PROTEGENDO A PRÓXIMA GERAÇÃO
Uma queimadura solar com bolhas na infância é suficiente para aumentar em mais de duas vezes risco de câncer de pele na vida adulta“, alerta Véronique Del Marmol, presidente da Euromelanoma, um centro pan-europeu de prevenção ao câncer de pele. “Ainda assim, 35% dos pais raramente vestem seus filhos com roupas com proteção solar ao expô-los ao sol. Por outro lado, 57% dos adolescentes ainda associam o bronzeado à atratividade“.

Diante da previsão de aumento de 40% nos casos de melanoma até 2040, alertar sobre essa tendência nas redes sociais é, sem dúvida, uma verdadeira questão de saúde pública.

GLOBALSKIN: DEFENDENDO A PERSPECTIVA DO PACIENTE
Jennifer Austin, CEO da GlobalSkin ? a principal organização internacional sem fins lucrativos dedicada a melhorar a vida de pessoas com condições dermatológicas no mundo todo ? acrescenta: “Nossas organizações de pacientes membros testemunham de perto o impacto devastador do câncer de pele e dos danos solares crônicos sobre indivíduos e famílias. As tendências ‘Burn Lines’ são um lembrete claro da desinformação que circula on-line e da necessidade urgente de educação pública clara, acessível e empática.”

É por isso que a La Roche-Posay, junto a dermatologistas de renome mundial e associações de saúde líderes, unem forças para continuar o esforço coletivo de educar sobre medidas de proteção solar cientificamente comprovadas, como o uso de chapéu, roupas com mangas, óculos escuros e aplicação de protetor solar de amplo espectro FPS50+/UVA nas áreas do corpo expostas.

A La Roche-Posay ampliará o conteúdo nas redes sociais sob a hashtag #DermsAgainstBurns, a fim de criar um movimento positivo em torno da importância fundamental da adoção de hábitos seguros em relação à exposição ao sol.

Por fim, continuaremos defendendo incansavelmente, junto à comunidade médica, autoridades, formuladores de políticas públicas e associações comerciais, a promoção de comportamentos responsáveis em relação à exposição ao sol.

SOBRE OS DERMATOLOGISTAS QUE APOIAM A MENSAGEM #DERMSAGAINSTBURNS

  • Prof. Thierry Passeron, França ? Diretor do Departamento de Dermatologia do Hospital Universitário de Nice; pesquisador em melanoma e pigmentação; especialista em fotoproteção
  • Prof. Henry W. Lim, EUA ? Ex-diretor de Dermatologia do Henry Ford Health; presidente da ILDS; especialista em protetor solar e fotoproteção
  • Prof. Jorge Ocampo Candiani, México ? Ex-presidente da Sociedade Mexicana de Cirurgia Dermatológica; futuro presidente do Congresso Mundial de Dermatologia 2027
  • Prof. Sergio Schalka, Brasil ? Presidente da Aliança Latino-Americana para Fotoproteção; responsável pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção; especialista em fotoproteção

SOBRE A LA ROCHE-POSAY, EUROMELANOMA & GLOBAL SKIN
Para mais informações e recursos sobre proteção solar e conscientização sobre o melanoma, visite os sites da iniciativa Save Your Skin da La Roche-Posay, da Euromelanoma e da GlobalSkin.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2743635/Protect_your_skin.jpg                            

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/la-roche-posay-e-especialistas-globais-em-saude-da-pele-se-unem-para-alertar-sobre-as-consequencias-de-longo-prazo-da-perigosa-tendencia-nas-redes-sociais-burn-lines-302521885.html

FONTE La Roche-Posay

Tópicos Relacionados: Produtos Farmacêuticos, Médico / Farmacêutico, Computador/Eletrônica, Cosméticos e Cuidados Pessoais, Pesquisa, Enquetes e Estudos, Publicação / Serviços de Informação, Saúde/Hospitais, Notícias Relacionadas a Crianças, Doméstico/Consumidor/Cosméticos, Mídias Sociais, Notícias de Interesse Público

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também