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James Chen, da Huawei: três grandes saltos rumo ao UBB com IA inspiram novo crescimento de negócios

No 11.º Ultra-Broadband Forum (UBBF) 2025, James Chen, presidente da divisão Carrier Business da Huawei, apresentou novas práticas desenvolvidas pela empresa em parceria com opera

16 de outubro de 2025

PARIS, 16 de outubro de 2025 /PRNewswire/ — No 11.º Ultra-Broadband Forum (UBBF) 2025, James Chen, presidente da divisão Carrier Business da Huawei, apresentou novas práticas desenvolvidas pela empresa em parceria com operadoras para impulsionar o crescimento por meio da banda ultralarga (UBB) com tecnologia de inteligência artificial (IA). Em sua palestra principal, “Três grandes saltos rumo ao UBB com IA: inspirando novo crescimento de negócios”, Chen afirmou que as operadoras estão dando saltos em profundidade, amplitude e altura para gerar novas oportunidades na era do UBB com IA.

“As inovações disruptivas impulsionam grandes sucessos empresariais”, disse ele. “As operadoras podem aproveitar essa grande oportunidade para criar novo crescimento ao aprimorar as capacidades de garantia de experiência, expandir os limites do negócio para incluir serviços digitais e inteligentes e competir em níveis mais altos acelerando a inteligência das redes.” Com base nas práticas das operadoras em diferentes setores, Chen explicou os saltos em três dimensões de inovação: profundidade, amplitude e altura.

Salto em profundidade: impulsionando a mudança de paradigma da monetização centrada em largura de banda para a centrada em experiência

As operadoras combinam recursos de IA com as redes para detectar com precisão onde melhorias de experiência são necessárias e garantir proativamente a qualidade de aplicativos essenciais, como jogos em nuvem com IA e transmissões 4K ao vivo — alcançando um salto da monetização focada no usuário para a centrada na aplicação.

Um exemplo desse novo modelo de monetização vem de uma importante operadora da Tailândia, que utilizou a solução AI WAN da Huawei para desenvolver novas capacidades de garantia de experiência centrada na aplicação. Isso permitiu aos usuários desfrutar de uma experiência de jogo mais fluida, enquanto a operadora aumentou significativamente sua receita média por usuário (ARPU).

Salto em amplitude: expandindo os limites do negócio para incluir serviços de inteligência digital e computação

  • No mercado de redes domésticas: as operadoras globais possuem coletivamente mais de 1 bilhão de gateways residenciais, o que lhes dá uma vantagem natural para evoluir de provedoras de rede doméstica para provedoras de serviços de casa inteligente. Neste ano, a Huawei desenvolveu um novo gateway doméstico — o AI Homehub. Uma operadora lançou serviços de casa inteligente com esse gateway e aumentou em 60% o ARPU dos serviços residenciais.
  • No mercado de PMEs: as operadoras podem usar soluções de fibra até o escritório (FTTO) para construir uma plataforma de gestão unificada e fornecer às pequenas e médias empresas serviços digitais e inteligentes padrão, como vídeo e IoT, ajudando-as na transformação inteligente. A Huawei desenvolveu uma série de soluções FTTO. As três principais operadoras da China já utilizam comercialmente soluções desse tipo em larga escala, atendendo a mais de 2 milhões de usuários FTTO.
  • No mercado de médias e grandes empresas: as operadoras estão usando comunicação integrada por Wi-Fi com detecção inteligente para desenvolver novas ferramentas de crescimento. Por exemplo, algumas operadoras aplicaram essa tecnologia em cenários como detecção de quedas em cuidados a idosos e gestão inteligente de salas de reunião corporativas. Uma importante operadora dos Emirados Árabes Unidos utilizou o AirEngine Wi-Fi 7 da Huawei para oferecer serviços de Wi-Fi como Serviço (Wi-Fi-as-a-Service), ajudando empresas a reduzir em 67% o custo total de propriedade (TCO) de sistemas de detecção em salas de reunião.
  • No mercado inexplorado de serviços empresariais com IA: mais empresas estão acessando computação em nuvem e exigindo processamento local de dados, o que demanda redes com novos recursos, como transmissão sem perdas, elasticidade e segurança. Isso representa oportunidades de serviços de computação e rede para as operadoras. A Huawei trabalhou com a China Telecom Shanghai para desenvolver uma rede IP WAN inteligente com alta eficiência de uso de computação (CUE). Essa rede permite que clientes corporativos ampliem a capacidade de computação em poucas semanas, com perda de CUE inferior a 5%.

Salto em altura: transformação das operações de rede (O&M) de um modelo baseado em ordens de serviço para operações inteligentes

As operadoras podem alcançar autonomia de rede de nível 4, tornando as redes mais inteligentes e migrando de operações baseadas em ordens de serviço para operações inteligentes.

Por exemplo, a Huawei trabalhou com a MasOrange, na Espanha, para construir a primeira rede IP autônoma de nível 4 da Europa. Com o uso do iMaster NCE, a operadora conseguiu reduzir o tempo médio de reparo (MTTR), o que, por sua vez, melhora a satisfação do usuário.

Chen concluiu sua palestra afirmando que o UBB com IA está apenas começando, e que a Huawei está entusiasmada em trabalhar com operadoras e parceiros do setor em busca de inovação contínua. A empresa pretende ajudar as operadoras a prosperar na era da IA por meio da monetização da experiência, de uma segunda curva de crescimento e da redução de OPEX.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2795748/James_Chen_President_Huawei_Carrier_Business_delivering_a_keynote_speech.jpg

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FONTE Huawei

Tópicos Relacionados: Redes de Computadores, Equipamentos de Telecomunicações para Operadoras/Serviços, Telecomunicações, Tecnologia de Internet, Computador/Eletrônica, Inteligência Artificial

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