Em 12 de junho de 2025, a Huawei Digital Power realizou o Fórum sobre Formação de Rede e Segurança de Sistemas de Armazenamento de Energia (ESS) em Xangai, convidando clientes, pa
25 de junho de 2025
Steven Zhou, presidente da linha de produtos Smart FV & ESS da Huawei Digital Power, fez o discurso de abertura. Ele afirmou que, com o avanço da transição energética global, o ESS está desempenhando um papel fundamental no suporte à integração em larga escala de energias renováveis à rede e na garantia da estabilidade das operações da rede, apresentando oportunidades e desafios sem precedentes. Um ESS com recursos de formação de rede, graças ao seu excelente recurso de suporte à rede, tornou-se uma tecnologia de ponta e amplamente adotada. Além disso, a segurança do ESS é a principal prioridade para o desenvolvimento sustentável do setor. A Huawei Digital Power acaba de lançar a nova solução FusionSolar 9.0 Smart FV+ESS, promovendo a tecnologia de formação de rede desde o ESS até a combinação FV+ESS e em todos os cenários, alcançando assim aplicações abrangentes.
A adesão a altos padrões de segurança é fundamental para manter a estabilidade da rede. A Huawei Digital Power propõe quatro padrões de segurança: não inflamável, não explosivo, sem propagação e não prejudicial. O design de segurança do tipo “da célula à rede” melhora a confiabilidade do sistema. A Huawei continuará inovando e colaborando com clientes, parceiros e organizações do setor para promover a adoção de padrões de segurança e promover a inovação nos modelos de negócios, garantindo que todas as partes da cadeia industrial possam se beneficiar dos avanços tecnológicos e alcançar um futuro sustentável.
Estratégias de negócios com formação de rede: promovendo segurança ativa e acelerando a construção de novos sistemas de energia
Robert Liew, diretor de pesquisa da região Ásia-Pacífico na Wood Mackenzie, e Patrick Zank, gerente de desenvolvimento de negócios na VDE, compartilharam percepções sobre como a tecnologia de formação de rede pode apoiar investimentos em energia renovável, além de ideias sobre como padrões unificados e a confiança do mercado são essenciais para promover suas aplicações em larga escala.
Vannsith Ith, diretor da Divisão de Gerenciamento de Energia da SchneiTec, e Billy Qiu, gerente técnico de Energia Inteligente da TÜV SÜD, compartilharam detalhes sobre o primeiro projeto de ESS em escala de serviços públicos no Camboja. A TÜV SÜD realizou um teste empírico dos recursos de formação de rede do sistema FV+ESS com formação de rede da Huawei no Camboja, em conformidade com a norma PPP 58232. Os resultados do teste fornecem uma base sólida para a construção de uma rede inteligente estável e confiável, demonstrando o desenvolvimento de projetos com formação de rede no Sudeste Asiático.
Chen Danqing, CTO da área de ESS com Formação de Rede da Huawei Digital Power, afirmou que há quatro grandes desafios técnicos para o uso comercial em larga escala da tecnologia de formação de rede: estabilidade da operação paralela de múltiplos dispositivos, amortecimento de oscilações de banda larga, forte suporte a sobrecargas e segurança e confiabilidade dos dispositivos.
Com ampla experiência nos campos de FV e sistemas de ESS, especialmente em tecnologias compatíveis com a rede e de formação de rede, a Huawei Digital Power propõe o sistema tecnológico Smart String Grid-Forming ESS. O sistema tecnológico abrange recursos de formação de rede em todo o processo de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, redefinindo os padrões centrais dos recursos de formação de rede. Especificamente, o ESS com formação de rede deve possuir recursos de formação de rede para todos os níveis de desempenho, sob todas as condições da rede e ao longo de todo o ciclo de vida. Ele pode fornecer suporte determinístico e estável para os sistemas de energia, atendendo aos requisitos de diversos modelos de negócios no futuro. O sistema Smart String Grid-Forming ESS da Huawei passou por testes empíricos rigorosos em projetos nas regiões de Qinghai e Xizang, sendo aplicado com sucesso em projetos de nível gigawatt (GW).
Ecossistema de segurança para ESS: reforçando a segurança para sustentar o crescimento do setor
Chen Weipeng, presidente regional da área de seguros patrimoniais (Non-Life Insurance) do Munich Re Group, compartilhou suas percepções sobre o tema da proteção de projetos de ESS. Chen Xiong, gerente geral de Serviços de Produtos Elétricos e Eletrônicos da TÜV Rheinland China, destacou que a verdadeira segurança do sistema deve abranger todo o ciclo de vida do ESS.
Steve Zheng, presidente da área de ESS com Formação de Rede da Huawei Digital Power, destacou que o ESS possui três características típicas: alta densidade, alta tensão e alta corrente. Durante o ciclo de vida, a inconsistência eletroquímica, a incerteza da rede e a insuficiência dos recursos de gerenciamento digital do ESS podem causar grandes riscos à segurança.
Para enfrentar esses desafios, a Huawei Digital Power lança um sistema de segurança inovador que integra o pacote de baterias “Panshi”, uma arquitetura de string em dois estágios e diagnóstico inteligente de saúde, garantindo a segurança do ESS ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Juntamente com a organização internacionalmente reconhecida DNV, a Huawei Digital Power conduziu com sucesso um teste extremo de ignição no sistema Smart String Grid-Forming ESS, verificando plenamente sua capacidade de proteção em cenários extremos de ignição. Além disso, durante o fórum, foram demonstrados os testes de perfuração com prego, imersão em água e fuga térmica no Laboratório Abrangente de ESS com Formação de Rede da Huawei em Dongguan. Os resultados dos testes verificaram de forma eficaz o desempenho de segurança do sistema com base nos quatro padrões de segurança ? não inflamável, não explosivo, não propagador e não nocivo ? além dos três padrões básicos de segurança: compatível com a rede, compatível com a carga e compatível com o meio ambiente. A Huawei Digital Power continuará fornecendo soluções FV+ESS e trabalhando com a cadeia do setor para alcançar um futuro sustentável e ecológico.
A Huawei Digital Power, juntamente com clientes, parceiros e organizações, lançou a Iniciativa de Segurança para ESS. A iniciativa visa aprimorar as especificações dedicadas à supressão de incêndios em ESS, promover a disseminação global e a evolução contínua dos níveis de segurança desses sistemas, estabelecer recursos de segurança que possam ser visualizadas e gerenciadas ao longo de todo o ciclo de vida, e criar um sistema de avaliação de riscos para projetos de ESS em todas as etapas, protegendo assim o futuro da energia, construir uma base sólida de segurança e elevar os padrões de segurança dos ESS a novos patamares.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2716402/Huawei_Digital_Power_Hosts_Grid_Forming___ESS_Safety_Forum.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2716403/Huawei_Digital_Power_Hosts_Grid_Forming___ESS_Safety_Forum_1.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2716404/Huawei_Digital_Power_Hosts_Grid_Forming___ESS_Safety_Forum_2.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/huawei-digital-power-realiza-o-forum-sobre-formacao-de-rede-e-seguranca-de-ess-para-estrategias-inovadoras-de-negocios-e-ecossistema-de-seguranca-302490921.html
FONTE Huawei
Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Telecomunicações, Tecnologia de Internet, Produtos e Serviços Ambientais, Petróleo/Energia, Tecnologia Verde, Serviços Públicos, Notícias de Feiras Comerciais, Concessionárias de Energia Elétrica
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também