Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Gates Foundation anuncia financiamento catalítico para desencadear uma nova era de pesquisa e inovação centrada nas mulheres

A Gates Foundation anunciou hoje um compromisso de US $ 2,5 bilhões até 2030 para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) focado exclusivamente na saúde da mulher. Ele apoia

4 de agosto de 2025

Investimentos até 2030 para catalisar a inovação em saúde materna, menstrual, ginecológica e sexual para mulheres em todo o mundo

SEATTLE, 4 de agosto de 2025 /PRNewswire/ — A Gates Foundation anunciou hoje um compromisso de US $ 2,5 bilhões até 2030 para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) focado exclusivamente na saúde da mulher. Ele apoiará o avanço de mais de 40 inovações em cinco áreas críticas e cronicamente subfinanciadas – particularmente aquelas que afetam mulheres em países de baixa e média renda.

“Por muito tempo, as mulheres sofreram de problemas de saúde que são mal compreendidos, diagnosticados ou ignorados”, disse a Dra. Anita Zaidi, presidente da Divisão de Igualdade de Gênero da Gates Foundation. “Queremos que esse investimento desencadeie uma nova era de inovação centrada nas mulheres, em que as vidas, os corpos e as vozes das mulheres sejam priorizados na pesquisa e desenvolvimento em saúde”.

A P&D em saúde da mulher continua cronicamente subfinanciada. Áreas como saúde ginecológica e menstrual, cuidados obstétricos, inovação contraceptiva, soluções para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) (incluindo PrEP para HIV para mulheres) e saúde e nutrição maternas recebem investimento limitado. De acordo com uma  análise de 2021 , liderada pela McKinsey & Company, apenas 1% da pesquisa e inovação em saúde é investido em condições específicas para mulheres além da oncologia. Questões críticas como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, sangramento menstrual intenso, endometriose e menopausa, que juntas afetam centenas de milhões de mulheres, permanecem profundamente pouco pesquisadas.

“Investir na saúde das mulheres tem um impacto duradouro entre gerações. Isso leva a famílias mais saudáveis, economias mais fortes e um mundo mais justo “, disse Bill Gates, presidente da Gates Foundation. “No entanto, a saúde das mulheres continua a ser ignorada, subfinanciada e marginalizada. Muitas mulheres ainda morrem de causas evitáveis ou vivem com problemas de saúde. Isso deve mudar. Mas não podemos fazer isso sozinhos.” 

Para preencher as lacunas persistentes no financiamento e na pesquisa, a fundação está instando governos, filantropos, investidores e o setor privado a co-investir em inovações na saúde das mulheres, ajudar a moldar o desenvolvimento de produtos e garantir o acesso a tratamentos para as mulheres e meninas que mais precisam deles.

“Este é o maior investimento que já fizemos em pesquisa e desenvolvimento em saúde da mulher, mas ainda está muito aquém do que é necessário em uma área negligenciada e subfinanciada de enorme necessidade e oportunidade humana”, disse Zaidi. “A saúde das mulheres não é apenas uma causa filantrópica – é uma oportunidade de investimento com imenso potencial para avanços científicos que poderiam ajudar milhões de mulheres. O que é necessário é a vontade de perseguir e seguir em frente.”

O investimento da fundação promoverá a inovação em cinco áreas de alto impacto da vida útil de uma mulher:

  • Cuidados obstétricos e imunização materna : tornar a gravidez e o parto mais seguros
  • Saúde e nutrição materna : apoiar gravidezes e recém-nascidos mais saudáveis
  • Saúde ginecológica e menstrual: Avanço de ferramentas e pesquisas para melhor diagnosticar, tratar e melhorar a saúde ginecológica e reduzir o risco de infecção
  • Inovação contraceptiva : Oferecer opções mais acessíveis, aceitáveis e eficazes
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): Melhorar o diagnóstico e o tratamento para reduzir os encargos desproporcionais para as mulheres

As áreas de potencial inovador incluem pesquisas sobre o microbioma vaginal, terapias de primeira classe para pré-eclâmpsia e contracepção não hormonal. Estão incluídos no compromisso investimentos que apoiarão a geração de dados e a defesa para ajudar a garantir a aceitação e o impacto do produto após a aprovação.

As cinco áreas prioritárias foram selecionadas com base em uma combinação de dados e evidências sobre onde a inovação pode salvar e melhorar a maioria das vidas, insights diretos de mulheres em países de baixa e média renda sobre suas necessidades e preferências e as taxas persistentemente altas de erros de diagnóstico causados por lacunas no conhecimento e treinamento médico. Eles também refletem os desafios únicos enfrentados em ambientes com poucos recursos, tornando essas áreas especialmente propícias para investimentos públicos e privados mais amplos para gerar um impacto significativo e escalável.

“Vemos as consequências do subinvestimento na inovação em saúde da mulher todos os dias, quando as mulheres sofrem desnecessariamente e, às vezes, perdem a vida por causa das lacunas na forma como entendemos e tratamos as condições que as afetam exclusivamente”, disse o Dr. Bosede Afolabi, professor de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lagos. “Este compromisso traz a atenção tão necessária para os desafios de saúde que as mulheres enfrentam em lugares onde os recursos são mais limitados e a carga é maior. Isso reflete o reconhecimento de que a vida das mulheres – e as inovações que as apoiam – devem ser priorizadas em todos os lugares.”

Ao abordar lacunas de longa data na saúde das mulheres, o investimento visa desbloquear ganhos sociais e econômicos mais amplos. Pesquisas mostram que cada US $ 1 investido na saúde das mulheres gera US $ 3 em crescimento econômico, e fechar a lacuna de saúde de gênero pode impulsionar a economia global em US $ 1 trilhão por ano até 2040.

Este trabalho apoia os objetivos de longo prazo da fundação até 2045: ajudar a acabar com as mortes evitáveis de mães e bebês; garantir que a próxima geração cresça sem ter que sofrer de doenças infecciosas mortais; e tirar milhões de pessoas da pobreza, colocando-as no caminho da prosperidade. Ele se baseia em um legado de 25 anos de avanço da saúde materno-infantil e apoio ao empoderamento das mulheres em todo o mundo. O compromisso de P&D complementa o trabalho da fundação de apoio à ampliação e entrega de produtos de saúde da mulher, vacinas como a vacina contra o HPV e saúde infantil.

Sobre a Gates Foundation

Guiada pela crença de que todas as vidas têm o mesmo valor, a Gates Foundation trabalha para ajudar todas as pessoas a levar uma vida saudável e produtiva. Nos países em desenvolvimento, trabalhamos com parceiros para criar soluções impactantes para que as pessoas possam se encarregar de seu futuro e atingir seu potencial máximo. Nos Estados Unidos, pretendemos garantir que todos, especialmente aqueles com menos recursos, tenham acesso às oportunidades necessárias para ter sucesso nos estudos e na vida. Com sede em Seattle, Washington, a fundação é liderada pelo CEO Mark Suzman, sob a direção de Bill Gates e do nosso conselho de administração.

Contato de mídia: media@gatesfoundation.org

Materiais adicionais estão disponíveis aqui:  Women’s Health Innovation Materials

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gates-foundation-anuncia-financiamento-catalitico-para-desencadear-uma-nova-era-de-pesquisa-e-inovacao-centrada-nas-mulheres-302520163.html

FONTE Gates Foundation

Tópicos Relacionados: Notícias Relacionadas a Mulheres, Saúde/Hospitais, Responsabilidade Social Corporativa, Notícias de Interesse Público

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também