Líderes em engenharia de software devem capitalizar essas tendências para acelerar a inovação com Inteligência Artificial (IA) e implementar práticas de engenharia prontas para o futuro
18 de julho de 2025
Líderes em engenharia de software devem capitalizar essas tendências para acelerar a inovação com Inteligência Artificial (IA) e implementar práticas de engenharia prontas para o futuro
SÃO PAULO, 18 de julho de 2025 /PRNewswire/ — O Gartner, Inc. anuncia as principais tendências estratégicas em engenharia de software para 2025 e além. Essas tendências permitem que as empresas acelerem a inovação por meio da automação orientada por IA e adotem práticas de engenharia eficientes e prontas para o futuro.
“As ferramentas e tecnologias habilitadas por IA estão mudando fundamentalmente a forma como o software é construído e entregue”, diz Joachim Herschmann, Vice-Presidente Analista do Gartner. “As principais tendências do Gartner oferecem aos líderes um roadmap para aproveitar a automação orientada por IA, otimizar estratégias de talentos e adotar práticas de engenharia sustentáveis e nativas de IA. Os líderes de engenharia de software que agirem de acordo com essas tendências agora posicionarão suas empresas para o sucesso a longo prazo.”
À medida que as companhias desenvolvem seu roadmap estratégico para 2025 e além, elas devem priorizar os investimentos que se alinham com essas seis tendências estratégicas em engenharia de software:
Engenharia de software nativa de IA
A engenharia de software nativa de IA está transformando o ciclo de vida de desenvolvimento de software (Software Development Life Cycle – SDLC) ao incorporar a IA em todas as fases, do design à implementação. Essas práticas permitem que a IA lide de forma autônoma ou semiautônoma com uma parte significativa das tarefas do ciclo de vida de desenvolvimento de software.
O Gartner prevê que, até 2028, 90% dos engenheiros de software corporativo usarão assistentes de código de IA, em comparação com menos de 14% no início de 2024. A função dos desenvolvedores mudará da implementação para a orquestração, concentrando-se na solução de problemas e no design do sistema, e em garantir que as ferramentas de IA forneçam resultados de alta qualidade. Para ter sucesso, as equipes devem equilibrar a automação com a supervisão humana, considerando a criticidade dos negócios, o risco e a complexidade do fluxo de trabalho.
Desenvolvimento de aplicações e agentes baseados em LLM
Os Grandes Modelos de Linguagem (Large Language Models – LLMs) estão transformando a engenharia de software ao permitir que as aplicações interajam de forma inteligente e autônoma, de maneira semelhante às interações humanas. O Gartner prevê que, até 2027, pelo menos 55% das equipes de engenharia de software estarão criando ativamente recursos baseados em LLM.
“A criação bem-sucedida de aplicações e agentes baseados em LLM requer que os líderes de engenharia de software repensem suas estratégias”, afirma Herschmann. “Isso significa investir em capacitação, experimentar com outputs de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e implementar proteções fortes para gerenciar riscos.”
Engenharia de plataforma de GenAI
A engenharia de plataforma de GenAI aproveita as abordagens estabelecidas de engenharia de plataforma para ajudar os desenvolvedores a descobrir, integrar e usar com segurança os recursos da GenAI em suas aplicações. O Gartner prevê que, até 2027, 70% das empresas com equipes de plataforma incluirão recursos de GenAI em suas plataformas para desenvolvedores internas.
Ao tornar os recursos de IA facilmente detectáveis por meio de portais de autoatendimento para desenvolvedores, priorizando recursos com base nas necessidades desses profissionais e incorporando práticas robustas de governança e segurança, os líderes podem garantir que suas equipes criem aplicações inovadoras que estejam em conformidade com os padrões organizacionais.
Maximização da densidade de talentos
A densidade de talentos – a concentração de profissionais altamente qualificados nas equipes – tornou-se um diferencial importante para as empresas de engenharia de alto desempenho. Quando apoiadas pela cultura e pelas estratégias tecnológicas corretas, as equipes com densidade de talentos podem operar com maior eficiência e adaptabilidade, proporcionando maior valor para o cliente.
“Para permanecerem competitivas, as companhias devem ir além das práticas tradicionais de contratação e se concentrar na formação de equipes com alta densidade de talentos”, diz Herschmann. “Os líderes devem cultivar uma cultura de aprendizado contínuo e colaboração para atrair e reter profissionais qualificados que possam se adaptar e crescer com a evolução das necessidades dos negócios.”
Crescimento dos modelos abertos de GenAI e do ecossistema
Os modelos abertos de GenAI estão remodelando o cenário de IA corporativa ao oferecer maior flexibilidade, custos mais baixos e liberdade em relação à dependência de fornecedores.
Diferentemente dos modelos proprietários, os modelos GenAI abertos permitem que as organizações personalizem, façam ajustes finos e implementem soluções de IA adaptadas às suas necessidades específicas, seja on-premises ou na Nuvem. Essa mudança está tornando os recursos avançados de IA mais acessíveis e econômicos para uma variedade maior de equipes e casos de uso.
O Gartner prevê que, até 2028, 30% do total de gastos corporativos globais em tecnologias de GenAI serão em modelos abertos de GenAI ajustados para casos de uso específicos de domínio.
Engenharia de software verde
A engenharia de software verde é a disciplina de criação de software sustentável que é eficiente e consciente em relação ao carbono. Essa abordagem muda a mentalidade de tratar o impacto ambiental do software como uma reflexão tardia para incorporar práticas ecológicas desde o início, em todas as etapas, do planejamento à produção.
“À medida que as empresas criam e compram mais software como parte das iniciativas digitais, o aumento da pegada de carbono das cargas de trabalho com uso intensivo de computação pode estar em desacordo com suas metas de sustentabilidade”, afirma Herschmann. “A criação de aplicações inteligentes com GenAI consome muita energia, tornando essenciais as práticas de engenharia de software verde.”
Tópicos como esses e outros voltados a CIOs (Chief Information Officers) e líderes de TI e negócios, incluindo insights e tendências que moldam o futuro, como aceleração da transformação empresarial, modernização de aplicações, infraestrutura e operações, serão destaque na Conferência CIO & IT Executive 2025. O evento, que será realizado de 22 a 24 de setembro em São Paulo (SP), mostrará como a liderança e a inovação, combinadas com a adoção de tecnologias de ponta, exercem um papel fundamental nos resultados das empresas. Mais informações estão disponíveis em: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/cio-brazil
Os clientes do Gartner podem ler mais em Top Strategic Trends in Software Engineering for 2025. Saiba como identificar áreas de foco personalizadas para melhoria usando o Gartner Software Engineering Leaders Effectiveness Diagnostic.
Sobre a Conferência CIO & IT Executive
Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre insights e tendências que moldam o futuro da TI e dos negócios, incluindo a aceleração da transformação empresarial, modernização de aplicações, infraestrutura e operações, durante a Conferência Gartner CIO & IT Executive, que será realizada de 22 a 24 de setembro em São Paulo e de 6 a 8 de outubro em Dubai. Acompanhe as notícias e atualizações da conferência no X usando #GartnerCIO.
Sobre Gartner for Software Engineering Leaders
O Gartner for Software Engineering Leaders ajuda os líderes a se alinharem com stakeholders, a reterem e otimizarem as equipes e a criarem produtos inovadores que apoiem e atendam a toda a empresa, seus parceiros e clientes. Informações adicionais estão disponíveis em https://www.gartner.com/en/software-engineering.?? Siga as notícias e atualizações do Gartner for Software Engineering Leaders no X e LinkedIn. Visite a Sala de Imprensa do Gartner para obter mais informações e insights.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com.
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gartner-identifica-as-principais-tendencias-estrategicas-em-engenharia-de-software-para-2025-e-alem-302508750.html
FONTE Gartner
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Software de Computador, Computador/Eletrônica, Inteligência Artificial
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também