Uma parceria filantrópica recém-anunciada entre a Laerdal Global Health e a Fundação OMS financiará a OMS para ampliar o treinamento em cuidados intensivos para profissionais de s
22 de maio de 2025
GENEBRA, 22 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Uma parceria filantrópica recém-anunciada entre a Laerdal Global Health e a Fundação OMS financiará a OMS para ampliar o treinamento em cuidados intensivos para profissionais de saúde em países africanos selecionados.
O fundador da Laerdal Global Health, Tore Laerdal, e o presidente da OMS Foundation, Thomas Zeltner, anunciaram o compromisso de US $ 12,5 milhões em um evento durante a Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, na terça-feira, 20 de maio de 2025.
Esta contribuição inclui suporte para treinamento em Cuidados Básicos de Emergência da OMS em 400 hospitais em três países africanos, bem como kits de treinamento especialmente projetados para treinamento contínuo no local de trabalho.
Em associação com esse compromisso central, a Fundação OMS e a Laerdal Global Health também estabeleceram um consórcio de financiamento ? Lifeline: o Acute Care Action Fund ? e já estão em discussões ativas com outros parceiros públicos e privados para atingir um total de US$ 25 milhões para levar esse programa a 1.000 hospitais em cinco ou mais países, salvando cerca de 50.000 vidas todos os anos.
O programa Cuidados Básicos de Emergência (BEC) foi desenvolvido em 2016 pela OMS, com a colaboração do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Federação Internacional de Medicina de Emergência. Desde então, dezenas de milhares de profissionais de saúde foram treinados em Cuidados Básicos de Emergência em mais de 60 países.
Estudos anteriores em hospitais de primeiro nível na África e na Ásia mostraram uma redução de 34 a 50% na mortalidade por condições agudas ? incluindo pneumonia, acidentes de trânsito, crise diabética e hemorragia pós-parto ? após a implementação do programa BEC.
“Sabemos que o programa de Cuidados Básicos de Emergência pode reduzir a mortalidade de uma série de condições agudas em até 50%”, diz Tore Laerdal.
“Tivemos o privilégio de colaborar com a OMS, a Federação Internacional de Medicina de Emergência e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha no desenvolvimento de um novo modelo de curso que usa materiais de treinamento mais simples e muito mais acessíveis, permitindo sessões de atualização contínuas em cada hospital”, acrescenta.
“O fortalecimento dos sistemas de saúde e o apoio aos profissionais de saúde para fornecer cuidados agudos eficazes são essenciais para a cobertura universal de saúde e a segurança da saúde”, diz Bruce Aylward, Diretor Geral Assistente da Cobertura Universal de Saúde, Divisão de Cursos de Vida da OMS.
“Este apoio para ampliar o programa de Cuidados Básicos de Emergência – particularmente neste momento de recursos limitados – terá um impacto crítico em todo o mundo.”
O presidente da Fundação OMS, Thomas Zeltner, acrescenta: “Esta contribuição generosa e oportuna da Laerdal Global Health apoia o trabalho vital da OMS em um momento em que o financiamento para a saúde global está ameaçado.”
“Agora convidamos outras pessoas a participar do Lifeline: the Acute Care Action Fund para apoiar a expansão do programa BEC em toda a região e além – inclusive em ambientes humanitários – salvando milhões de vidas.”
Sobre a Laerdal Global Health
A Laerdal Global Health é uma empresa sem fins lucrativos dedicada a ajudar a salvar vidas em ambientes com poucos recursos. Ela desenvolve soluções simples, escaláveis e localmente adaptáveis para treinamento de profissionais de saúde e atendimento clínico ? apoiando os países a melhorar os resultados para mães, recém-nascidos e pessoas afetadas por traumas, sepse e outras condições agudas.
Trabalhando em estreita colaboração com governos, parceiros globais e locais, a Laerdal Global Health trabalha para fortalecer os sistemas de saúde, capacitando os profissionais da linha de frente com as ferramentas, habilidades e confiança de que precisam. Faz parte do grupo Laerdal, uma organização orientada por uma missão com o objetivo comum de ajudar a salvar mais um milhão de vidas, todos os anos, até 2030.
Sobre a Fundação OMS
A Fundação OMS, com sede em Genebra, Suíça, é uma organização independente que concede doações e apoia a missão da Organização Mundial da Saúde. Ela mobiliza capital filantrópico e constrói parcerias catalisadoras para enfrentar os desafios de saúde mais urgentes do mundo, especialmente para comunidades vulneráveis.
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/2692486/WHA_2025.jpg
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2692485/Laerdal_Logo.jpg
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2531138/5330101/WHO_Foundation_Logo.jpg
FONTE WHO Foundation
Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Acordos de Licenciamento/Marketing, Médico / Farmacêutico, Produtos Farmacêuticos, Sem Fins Lucrativos, Saúde/Hospitais
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também