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A marca tenta responder a uma pergunta: podemos seguir a regra dos 5 segundos para comer alimentos depois que eles caem no chão? SÃO PAULO, 29 de abril de 2025 /PRNewswire/ — A Enterogermina, marca líder no segmento de probióticos e parte da Opella, unidade de negócios de Consumer Healthcare […]
29 de abril de 2025
A marca tenta responder a uma pergunta: podemos seguir a regra dos 5 segundos para comer alimentos depois que eles caem no chão?
SÃO PAULO, 29 de abril de 2025 /PRNewswire/ — A Enterogermina, marca líder no segmento de probióticos e parte da Opella, unidade de negócios de Consumer Healthcare da Sanofi, lançou uma campanha que desafia de forma divertida as leis da física: A torrada anti-Lei de Murphy. A iniciativa enfrenta a conhecida Lei de Murphy – “se algo pode dar errado, dará” – e levanta uma questão: não há problema em comer alimentos que caíram no chão, mesmo que seja apenas por cinco segundos?
Para elaborar o tema, a Enterogermina fez uma parceria com o físico Robert Matthews, famoso por seu estudo provando que as torradas tendem a cair com o lado da manteiga para baixo – um conceito que lhe rendeu o Prêmio Ig Nobel em 1996. Para desafiar a probabilidade, ele trabalhou ao lado do chef Nuño García, que já conquistou 12 estrelas Michelin ao longo de sua carreira.
Com ciência e experimentação, a equipe desenvolveu uma nova torrada que, de acordo com seus testes, cai com o lado da manteiga para cima cerca de 75% das vezes. Isso mudou tudo ? antes, 63% das torradas caíam com o lado da manteiga para baixo, como mostrado na pesquisa anterior de Matthews. O experimento é uma maneira divertida de transformar uma queixa antiga em uma oportunidade de explorar a ciência e a saúde.
A campanha vai além das curiosidades. Ela destaca uma mensagem importante: embora a regra dos cinco segundos seja amplamente aceita, nem todos os alimentos são criados da mesma forma quando se trata de absorção bacteriana.1 Alguns podem ser contaminados quase que instantaneamente. A microbiota intestinal – lar de microrganismos benéficos – desempenha um papel crucial na digestão, na função imunológica e na saúde. O consumo de bactérias nocivas pode perturbar esse equilíbrio, causando diarreia, inflamação ou complicações mais graves.
Criada pela agência MRM Espanha, a campanha da Torrada anti-Lei de Murphy inclui um documentário que leva os espectadores aos bastidores deste projeto único. O filme explora a pesquisa científica que inspirou a ideia e apresenta insights do especialista em microbiologia Simon Baines, que discute a verdade por trás da regra dos cinco segundos.
A campanha da Enterogermina reúne ciência, gastronomia e conscientização sobre saúde de forma criativa e envolvente – provando que até mesmo as torradas podem desafiar a probabilidade. Assista aqui.
1 SCHWEITZER, Lisa; SCHAAF, Michael; SCHROEDER, Carla. Transfer of bacteria from surfaces to food: assessment of contact time and surface type. (Transferência de bactérias de superfícies para alimentos: avaliação do tempo de contato e tipo de superfície.) Applied and Environmental Microbiology, v. 82, n. 14, p. 4356-4362, 2016. Disponível em: https://journals.asm.org/doi/10.1128/aem.01838-16. Acesso em: 28 mar. 2025.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2673838/Enterogermina_anti_Murphys_Law.jpg
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/enterogermina-convida-fisico-e-ganhador-do-ig-nobel-para-desenvolver-uma-torrada-que-desafia-a-lei-de-murphy-302441339.html
FONTE Enterogermina
Tópicos Relacionados: Alimentos, Médico / Farmacêutico, Publicidade, Saúde/Hospitais, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), Biotecnologia
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