As pessoas que participaram do Programa de Assistência Nutricional Suplementar dos EUA (SNAP) tiveram um declínio cognitivo mais lento ao longo de 10 anos do que aquelas que não p
31 de julho de 2025
TORONTO, 31 de julho de 2025 /PRNewswire/ — As pessoas que participaram do Programa de Assistência Nutricional Suplementar dos EUA (SNAP) tiveram um declínio cognitivo mais lento ao longo de 10 anos do que aquelas que não participaram, de acordo com uma nova pesquisa relatada hoje na Alzheimer’s Association International Conference® 2025 (AAIC ®), em Toronto e on-line.
Os resultados destacam o potencial dos programas de assistência alimentar para apoiar a saúde cognitiva na população idosa e apontam para a necessidade de esforços adicionais para reduzir as disparidades no envelhecimento cognitivo em diferentes grupos raciais e étnicos, disseram os pesquisadores. Eles também ressaltam a necessidade de políticas de saúde pública que garantam o acesso equitativo a programas como o SNAP, que ajuda indivíduos e famílias de baixa renda a comprar alimentos, particularmente para populações que podem enfrentar barreiras adicionais à inscrição.
Usando o Estudo de Saúde e Aposentadoria (HRS) nacionalmente representativo, os pesquisadores compararam os participantes do SNAP com aqueles que eram elegíveis para o programa, mas não participaram. Eles determinaram que os participantes do SNAP tiveram um declínio 0,10% mais lento na função cognitiva geral, ou dois a três anos adicionais de saúde cognitiva ao longo do período de 10 anos.
“A pesquisa mostrou que a insegurança alimentar pode afetar negativamente a função cognitiva, e este é um dos primeiros estudos de longo prazo a mostrar que os programas de assistência alimentar podem impactar positivamente a cognição”, disse Maria C. Carrillo, Ph.D., diretora científica da Alzheimer’s Association e líder de assuntos médicos. “Ações simples e cotidianas podem fazer a diferença na saúde do cérebro e podem até reduzir o risco de doença de Alzheimer e demência. A Alzheimer’s Association está empenhada em ajudar todas as pessoas a construir esses hábitos em suas vidas diárias, incluindo comer direito, um dos nossos 10 hábitos saudáveis para o cérebro.”
Os pesquisadores analisaram um grupo racial e etnicamente representativo de pessoas com 50 anos ou mais, comparando 1.131 (idade média ~ 63 anos) que estavam inscritos no SNAP em 2010 com 1.216 que eram elegíveis para o SNAP, mas não participaram (idade média ~ 66 anos). A memória e a função executiva, a capacidade de planejar e executar tarefas, foram avaliadas a cada dois anos entre 2010 e 2020 por meio de entrevistas por telefone ou pela web. Pessoas com uma pontuação inicial de resumo cognitivo indicando comprometimento cognitivo ou demência (11 ou menos de 27 pontos) foram excluídas da análise.
Embora uma diferença de 0,10 ponto no declínio cognitivo anual possa parecer pequena, os pesquisadores observam que seu impacto a longo prazo é significativo. “Para alguém que começa com uma pontuação cognitiva saudável, esse declínio mais lento pode atrasar o alcance do limiar de comprometimento cognitivo leve em quase uma década”, disse Linlin Da, MPH, principal autora do estudo e Ph.D. candidata em pesquisa de serviços de saúde na Universidade da Geórgia, Atenas.
“Isso sugere que a participação no SNAP, ou outro programa semelhante de apoio nutricional, pode atrasar significativamente o início do comprometimento cognitivo ou demência, permitindo que as pessoas preservem sua capacidade de gerenciar medicamentos, finanças e tarefas diárias por mais tempo”, disse Da. “Em última análise, isso apoia uma maior independência e maior qualidade de vida na idade adulta.”
“Ao mesmo tempo, descobrimos que esse efeito protetor não é o mesmo para todos: idosos negros e hispânicos não se beneficiaram tanto nas funções cognitivas em comparação com participantes brancos não hispânicos”, acrescentou Da.
Comparando os resultados cognitivos dos participantes brancos, negros e hispânicos do SNAP no estudo com os de seus pares que não participaram do SNAP, os pesquisadores descobriram que todos os três grupos se beneficiaram, mas observaram benefícios muito mais fortes e declínio mais lento para os participantes brancos do SNAP.
“Esperamos que os profissionais de saúde vejam que potencialmente atrasar o comprometimento cognitivo é outro motivo para ajudar seus pacientes necessitados a garantir o acesso à assistência alimentar”, disse Suhang Song, Ph.D., autora correspondente do estudo e professora assistente no departamento de política e gestão de saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia.
Sobre a Alzheimer’s Association International Conference® (AAIC®)
A Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) é o maior encontro mundial de pesquisadores de todo o mundo com foco na doença de Alzheimer e outras demências. Como parte do programa de pesquisa da Alzheimer’s Association, a AAIC serve como um catalisador para gerar novos conhecimentos sobre demência e promover uma comunidade de pesquisa vital e colegiada.
Página inicial da AAIC 2025: www.alz.org/aaic/
Sala de imprensa da AAIC 2025: www.alz.org/aaic/pressroom.asp
Hashtag da AAIC 2025: # AAIC25
Sobre a Alzheimer’s Association®
A Alzheimer’s Association é uma organização mundial de saúde voluntária dedicada ao cuidado, apoio e pesquisa do Alzheimer. Nossa missão é liderar o caminho para acabar com a doença de Alzheimer e todas as outras demências – acelerando a pesquisa global, impulsionando a redução de riscos e a detecção precoce e maximizando o atendimento e o apoio de qualidade. Nossa visão é um mundo sem Alzheimer e todas as outras demências®. Acesse alz.org ou ligue para 800.272.3900.
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2689936/Alzheimers_Association_Logo.jpg
FONTE Alzheimer’s Association
Tópicos Relacionados: Médico / Farmacêutico, Sem Fins Lucrativos, Idosos, Pesquisa, Enquetes e Estudos, Notícias de Feiras Comerciais, Ensaios Clínicos / Descobertas Médicas, Saúde/Hospitais, Notícias de Interesse Público
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também