Em seu evento Goalkeepers 2025, o presidente da Gates Foundation, Bill Gates, esteve diante de uma plateia de mais de 1.000 líderes globais do governo, da comunidade, da filantrop
22 de setembro de 2025
No evento Goalkeepers 2025, Gates estabelece um roteiro para salvar milhões de vidas de mais crianças até 2045 se os governos esticarem cada dólar e escalarem um pipeline de inovações acessíveis e que salvam vidas
Anuncia novo compromisso para o reabastecimento do Fundo Global 2026-2028 para prevenir mortes por AIDS, tuberculose e malária
Honra o Presidente do Governo da Espanha com o Prêmio Global de Goleiro de 2025 e 10 campeões por sua engenhosidade e resiliência, e por oferecer esperança, soluções diante dos cortes acentuados de financiamento
NOVA YORK, 22 de setembro de 2025 /PRNewswire/ — Em seu evento Goalkeepers 2025, o presidente da Gates Foundation, Bill Gates, esteve diante de uma plateia de mais de 1.000 líderes globais do governo, da comunidade, da filantropia e do setor privado e fez um forte, mas esperançoso, apelo aos líderes mundiais: salvem milhões de vidas de crianças e façam parte da história de algumas das doenças mais mortais até 2045.
“A humanidade está em uma encruzilhada. Com milhões de vidas de crianças em risco, os líderes globais têm uma chance única de fazer algo extraordinário “, disse Gates. “As escolhas que eles fazem agora – seja para avançar com os cortes acentuados propostos na ajuda à saúde ou para dar às crianças do mundo a chance que merecem de viver uma vida saudável – determinarão que tipo de futuro deixaremos para a próxima geração.”
Este ano, os países doadores que lidam com desafios domésticos, altos níveis de dívida e envelhecimento da população fizeram cortes drásticos no financiamento da assistência global ao desenvolvimento para a saúde (DAH). De acordo com um estudo recente do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), o DAH global caiu 21% entre 2024 e 2025, e agora está no menor nível em 15 anos. Com as principais decisões globais de financiamento da saúde esperadas antes do final do ano, os níveis totais de financiamento podem aumentar. No entanto, se os cortes atuais se mantiverem, eles ameaçam décadas de progresso que viram a mortalidade infantil cair pela metade desde 2000 – de 10 milhões de crianças para menos de 5 milhões de crianças por ano – uma das maiores conquistas da humanidade.
Durante o evento anual, que este ano se concentrou em reacender um compromisso compartilhado de salvar a vida das crianças, Gates anunciou a promessa de sua fundação de $ 912 milhões ao longo de três anos para o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Reabastecimento de Malária em 2026-2028. O Fundo Global é uma das iniciativas mais eficazes para salvar vidas do século XXI. Seu ciclo de reabastecimento de arrecadação de fundos termina em novembro, ressaltando a urgência de os governos tomarem decisões cruciais nas próximas semanas e meses para a vida de milhões de pessoas.
“O que está acontecendo com a saúde das crianças do mundo é pior do que a maioria das pessoas imagina, mas nossas perspectivas de longo prazo são melhores do que a maioria das pessoas pode imaginar”, disse Gates. “Não espero que a maioria dos governos restaure repentinamente a ajuda externa a níveis históricos, mas sou otimista e acredito que os governos podem e farão o que for necessário para salvar o maior número possível de crianças”, disse Gates.
Com o encolhimento dos orçamentos globais de saúde como pano de fundo, o evento Goalkeepers destacou as pessoas, a ciência, as inovações e as políticas que estão acelerando as soluções de como os líderes podem fazer mais com menos.
Um roteiro para um futuro mais saudável
“Temos um roteiro para salvar milhões de crianças e fazer algumas das doenças infantis mais mortais até 2045”, afirmou Gates. “Estou pedindo aos líderes mundiais que invistam na saúde de todas as pessoas, especialmente crianças, para entregar esse futuro.”
Os resultados do trabalho da Gates Foundation e do IHME indicam que a sustentação de investimentos globais em saúde infantil e a ampliação de inovações que salvam vidas podem reduzir as mortes de crianças pela metade novamente nos próximos 20 anos.
O roteiro inclui:
Um novo compromisso de três anos com o Fundo Global
Desde 2002, o Fundo Global salvou mais de 70 milhões de vidas; reduziu as mortes por AIDS, tuberculose e malária em mais de 60%; e fortaleceu a segurança global da saúde. Cada dólar investido no Fundo Global gera cerca de $ 19 em retornos econômicos e de saúde.
O novo compromisso da fundação eleva seus compromissos totais com o Fundo Global para $ 4,9 bilhões desde 2002, tornando-o um dos maiores investimentos da fundação. O compromisso visa estimular governos, filantropos e o setor privado a comparecerem com investimentos significativos para o Oitavo Reabastecimento do fundo, que é co-organizado pela África do Sul e pelo Reino Unido. Com milhões de vidas em risco, o nível de investimento no Fundo Global nos próximos três anos determinará se o mundo salva milhões de vidas; restringe o HIV, a tuberculose e a malária; e reforça as economias e a segurança sanitária global.
“Uma geração inteira está viva hoje graças à generosidade do mundo, aos investimentos inteligentes e ao trabalho árduo dos governos e dos parceiros do Fundo Global”, disse Gates. “Agora, devemos ir mais longe para que a próxima geração cresça em um mundo onde nenhuma criança morra de causas evitáveis.”
Celebrando o Prêmio de Goleiro e Campeões
Em reconhecimento ao seu compromisso contínuo com o avanço dos Objetivos Globais, a fundação anunciou o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, como o vencedor do Prêmio Goleiro Global de 2025. Sob a liderança do primeiro-ministro Sánchez, a Espanha aumentou as contribuições para o Fundo Global este ano em quase 12% e para a Gavi em 30%, expandiu a assistência oficial ao desenvolvimento (AOD) e sediou a histórica Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento em junho de 2025.
O evento também homenageou Goalkeepers Champions —especialistas, inovadores e defensores que impulsionam o progresso na sobrevivência infantil em todo o mundo. Eles incluem:
“We Can ‘t Stop at Almost”
O evento Goalkeepers foi co-organizado pelo cantor, compositor e compositor Jon Batiste, que retornou como curador musical pelo segundo ano com o coral da escola primária PS22, e pela atriz e diretora Olivia Wilde. Juntos, eles pediram ao público que lembrasse que, embora o mundo tenha progredido, “não podemos parar por quase”, que era o tema do evento.
Campeões comunitários, cientistas, profissionais de saúde, líderes religiosos e ativistas de Bangladesh, Indonésia, Quênia, Madagascar, Nigéria, Senegal, África do Sul, Uganda e Estados Unidos compartilharam histórias poderosas de resiliência e inovação. Várias tecnologias inovadoras já salvaram vidas e aproximaram o mundo da erradicação de doenças mortais.
“Todos os anos, os Goalkeepers unem agentes de mudança para inspirar e impulsionar uns aos outros”, disse Dawda Jobarteh, diretora adjunta da campanha Goalkeepers da fundação. “Juntos, podemos reimaginar um futuro sem mortes infantis evitáveis e desbloquear a próxima onda de avanços para as crianças do mundo.”
Os apresentadores da sessão do evento incluíram Rick Warren, pastor e autor; El Hadji Mansour Sy, copresidente do Conselho Mundial de Religiões pela Paz; Ingrid Silva, bailarina e ativista; Krista Tippett, jornalista e autora; Latif Nasser, co-anfitrião do “Radiolab”; e Budi Gunadi Sadikin, ministro da saúde da Indonésia.
Olhando para o futuro
No final deste ano, os Goalkeepers se expandirão para o Oriente Médio pela primeira vez, convocando líderes, inovadores e agentes de mudança de toda a região e além, em Abu Dhabi, em 8 de dezembro.
Antes disso, a fundação divulgará seu Relatório de Goalkeepers de 2025, com foco no impacto que as escolhas dos líderes entre agora e o final do ano terão em salvar a vida das crianças.
No início deste ano, Gates fez um anúncio histórico de que doaria praticamente todo o seu patrimônio para a fundação para avançar no progresso de salvar e melhorar vidas. Ele também anunciou que a fundação gastaria $ 200 bilhões nos próximos 20 anos, trabalhando com seus parceiros para fazer o máximo de progresso possível em direção a três objetivos principais: acabar com as mortes evitáveis de mães e bebês; garantir que a próxima geração cresça sem ter que sofrer de doenças infecciosas mortais; e tirar milhões de pessoas da pobreza, colocando-as no caminho da prosperidade. No final do período de 20 anos, a fundação encerrará suas operações.
Fotos e b-roll do evento, biografias completas dos campeões do Goalkeepers e muito mais podem ser encontradas aqui.
Sobre a Gates Foundation
Guiada pela crença de que todas as vidas têm o mesmo valor, a Gates Foundation trabalha para ajudar todas as pessoas a levar uma vida saudável e produtiva. Nos países em desenvolvimento, trabalhamos com parceiros para criar soluções impactantes para que as pessoas possam se encarregar de seu futuro e atingir seu potencial máximo. Nos Estados Unidos, pretendemos garantir que todos, especialmente aqueles com menos recursos, tenham acesso às oportunidades necessárias para ter sucesso nos estudos e na vida. Com sede em Seattle, Washington, a fundação é liderada pelo CEO Mark Suzman, sob a direção de Bill Gates e do nosso conselho de administração.
Sobre os goleiros
O Goalkeepers é a campanha da fundação para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Objetivos Globais). Ao compartilhar histórias e dados por trás dos Objetivos Globais por meio de um relatório anual, a Gates Foundation espera inspirar uma nova geração de líderes – Goalkeepers que aumentem a conscientização sobre o progresso, responsabilizem seus líderes e promovam ações para alcançar os Objetivos Globais.
Contato de mídia: media@gatesfoundation.org
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/com-milhoes-de-vidas-de-criancas-em-risco-bill-gates-diz-que-a-humanidade-esta-em-uma-encruzilhada-302563275.html
FONTE Gates Foundation
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Médico / Farmacêutico, Eventos Futuros, Saúde/Hospitais, Controle de Doenças Infecciosas, Notícias de Interesse Público
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também