Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
SÃO PAULO, 29 de abril de 2025 /PRNewswire/ — Quem nunca atendeu uma ligação e era um robô falando? Ou pior: a ligação cai, ou é alguém tentando aplicar um golpe? Para milhões de brasileiros, isso virou rotina. Só no Brasil, são mais de 10 bilhões de ligações automáticas por mês. […]
29 de abril de 2025
SÃO PAULO, 29 de abril de 2025 /PRNewswire/ — Quem nunca atendeu uma ligação e era um robô falando? Ou pior: a ligação cai, ou é alguém tentando aplicar um golpe? Para milhões de brasileiros, isso virou rotina. Só no Brasil, são mais de 10 bilhões de ligações automáticas por mês. É uma chuva de chamadas que atrapalham, tomam tempo, invadem a privacidade e ainda colocam as pessoas em risco.
Cansado de ver tanta gente sendo incomodada ou enganada por essas ligações falsas, o deputado federal Fabio Teruel (MDB-SP) apresentou um projeto de lei que proíbe as chamadas robóticas em massa, chamadas de “robocalls”, e o envio de spam telefônico no país.
“O brasileiro já tem problemas demais para ainda ser perseguido por ligações que só servem para incomodar ou aplicar golpes. Isso é um desrespeito com nosso tempo, nossa paz e, principalmente, com a nossa segurança”, afirma o deputado.
O projeto 1933/2025 proíbe esse tipo de ligação automatizada ? aquelas que caem quando você atende ou começam com uma gravação de voz ? e estabelece multa de até R$ 5 mil por cada chamada irregular que a empresa fizer. Empresas que insistirem podem até ser suspensas ou proibidas de funcionar.
Menos golpes, mais proteção
Essas ligações, além de irritantes, ajudam golpistas a enganar pessoas. Muitos se passam por bancos ou empresas, pegam dados e senhas e causam grandes prejuízos.
Com a proposta, só continuam liberadas as chamadas de interesse público, como alertas de emergência e desastres, campanhas de saúde ou avisos bancários que a pessoa autorizou. E o consumidor poderá cancelar essa autorização a qualquer momento, sem pagar nada.
Tecnologia a favor do consumidor
O projeto também obriga as operadoras de telefonia a usarem tecnologia para confirmar quem está ligando, como já acontece em outros países. Isso ajuda a evitar ligações falsas ou com números mascarados, que confundem até quem é mais esperto.
“Estamos falando de tempo perdido, de vidas invadidas e de golpes que destroem a tranquilidade das pessoas. O Brasil precisa virar essa página. O celular tem que ser ferramenta de solução, não de tormento”, conclui Teruel.
A proposta já está em análise na Câmara dos Deputados e deve ganhar força, dada a urgência do tema, já que o problema afeta diretamente milhões de brasileiros.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2676088/Foto_Release_CHEGA_DE_LIGA__O_QUE_INCOMODA.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/chega-de-ligacao-que-incomoda-deputado-fabio-teruel-propoe-fim-das-robocalls-e-do-spam-telefonico-no-brasil-302441684.html
FONTE Fábio Teruel
Tópicos Relacionados: Telecomunicações, Telecomunicações, Notícias de Interesse Público
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também