Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

CCTV+: uma pérola de sabedoria: legado aquícola de Deqing ganha reconhecimento global

Na coroa do patrimônio agrícola global, uma nova joia foi adicionada. Em 19 de maio, foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que

23 de maio de 2025

PEQUIM, 23 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Na coroa do patrimônio agrícola global, uma nova joia foi adicionada. Em 19 de maio, foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que o Sistema Aquícola Composto de Mexilhão de Pérola de Água Doce de Deqing, em Zhejiang, conhecido como “Sistema de Pérolas de Deqing”, foi incluído na lista dos Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (GIAHS) de 2025. Torna-se o primeiro projeto de patrimônio cultural agrícola de classe mundial da China na aquicultura.

O patrimônio, sob responsabilidade do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, é a área com os registros mais antigos de cultivo de pérolas de água doce. Já na Dinastia Song do Sul, alcançou-se o cultivo artificial de pérolas de água doce.

Em Xiaoshanyang, na Rua Fuxi, peixes deslizam e mexilhões se aninham em águas cristalinas. A ração e os excrementos restantes dos peixes cultivam algas planctônicas, que alimentam os mexilhões produtores de pérolas e, em troca, purificam a água, formando um ciclo ecológico. A especialista da FAO, Aicha Bammoun, afirmou que o sistema é um modelo de combinação entre a sabedoria agrícola e a conservação moderna, refletindo a vitalidade duradoura da civilização agrícola chinesa.

Nos últimos anos, Deqing vem promovendo a integração de toda a cadeia industrial com o modelo “pérola+”. Atualmente, a indústria de beneficiamento de pérolas de Deqing gera um valor de produção anual superior a 7 bilhões de yuans, representando cerca de um décimo do total nacional e oferecendo emprego para quase 20.000 pessoas.

No final da década de 1970, Deqing iniciou a pesquisa sistemática sobre a origem do cultivo de pérolas de água doce. Após mais de 30 anos de pesquisa bibliográfica e levantamentos de campo, produziu uma série de resultados, como a “Prova da Origem do Cultivo em Grande Escala de Pérolas Artificiais na China Antiga“. Em junho de 2017, o sistema foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Agrícola Importante da China pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais. Em setembro do mesmo ano, Deqing iniciou o processo de candidatura ao GIAHS. Em 2019, entrou na Lista Preparatória do GIAHS. Em abril deste ano, especialistas da FAO realizaram uma avaliação in loco em Deqing e, por fim, confirmaram sua inclusão.

“Como o primeiro projeto GIAHS da China na área da aquicultura, o Sistema de Pérolas de Deqing constrói uma nova ponte para que a sabedoria agrícola tradicional chinesa alcance o cenário global e possui um significado exemplar”, disse Min Qingwen, chefe do Comitê de Especialistas do GIAHS do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais. Ele acrescentou que o reconhecimento como patrimônio é apenas o começo, sendo necessária a contínua exploração e promoção do valor do sistema.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2694131/image_5016366_34574286.jpg
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2694132/1.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cctv-uma-perola-de-sabedoria-legado-aquicola-de-deqing-ganha-reconhecimento-global-302464638.html

FONTE CCTV+

Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Conservação/Reciclagem, Arte, Cultura e Design, Publicação / Serviços de Informação, Agricultura, Produtos e Serviços Ambientais

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também