Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

As emissões do setor de telefonia móvel caíram 8%, mas o ritmo deve dobrar e atingir zero emissões

As emissões operacionais do setor de telefonia móvel caíram 8% entre 2019 e 2023, mesmo quando as conexões móveis cresceram 9% e o tráfego de dados quadruplicou, de acordo com o q

19 de junho de 2025

LONDRES, 19 de junho de 2025 /PRNewswire/ — As emissões operacionais do setor de telefonia móvel caíram 8% entre 2019 e 2023, mesmo quando as conexões móveis cresceram 9% e o tráfego de dados quadruplicou, de acordo com o quinto relatório anual Mobile Net Zero da GSMA divulgado hoje.

 

Logotipo da GSMA

 

O setor de telefonia móvel começou com sucesso a dissociar as emissões do crescimento de dados e conectividade ? um forte contraste com as emissões globais, que aumentaram 4% desde 2019.

No entanto, para continuar progredindo e mantendo zero emissões até 2050, essas emissões devem cair 7,5% ao ano até 2030 ? mais do que o dobro da taxa média anual até o momento.

As principais conclusões são:

  • Os dados preliminares de 2024 sugerem uma queda adicional de 4,5% nas emissões ? uma aceleração em relação aos anos anteriores, mas ainda aquém da redução anual de 7,5% necessária até 2030.
  • 37% da eletricidade usada pelas operadoras que divulgaram ao CDP veio de energias renováveis em 2023 ? evitando 16 milhões de toneladas de emissões.
  • 81 operadoras de telefonia móvel (cobrindo quase metade das conexões globais) estabeleceram ou se comprometeram com metas baseadas na ciência.
  • A Europa (-56%), a América do Norte (-44%) e a América Latina (-36%) lideram as reduções operacionais de emissões entre 2019 e 2023.
  • Nova análise da China mostra que as emissões operacionais caíram 4% em 2024 ? o primeiro declínio registrado.

A aceleração na descarbonização é impulsionada por ações do operador para melhorar a eficiência energética da rede e a transição para energia limpa, incluindo armazenamento solar e de baterias, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de geradores a diesel.

Uma nova análise encorajadora foi publicada hoje para enquadrar as discussões no MWC25 Xangai na China ? onde há mais de um bilhão de conexões 5G. Os dados preliminares de 2024 mostram uma redução de 4% nas emissões operacionais em relação ao ano anterior, impulsionada por um aumento superior a quatro vezes no uso de energia renovável pelas operadoras. Como o maior mercado único da indústria, o progresso da China é fundamental para atingir as metas globais de zero emissões líquidas.

Steven Moore, chefe de ação climática da GSMA, comenta: “Nossas descobertas mostram que o setor de telefonia móvel não está fazendo greenwashing ou greenwishing ? é uma atuação sustentável. As emissões estão seguindo na direção certa, mas o ritmo do progresso agora deve dobrar. 

“Este é um esforço global e é encorajador ver o impulso crescendo em todas as regiões ? da América Latina à Europa e especialmente à China.

Mas, para sustentar esse progresso, precisamos de um apoio mais amplo: melhor acesso às energias renováveis, mais certeza política e colaboração mais forte em todo o ecossistema. Os planos de transição climática desempenharão um papel cada vez mais importante na orientação do que está por vir.”

Para saber mais, acesse aqui

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/1882833/GSMA_Logo.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/as-emissoes-do-setor-de-telefonia-movel-cairam-8-mas-o-ritmo-deve-dobrar-e-atingir-zero-emissoes-302486179.html

FONTE GSMA

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Serviços Públicos, Questões Ambientais, Telecomunicações, Petróleo/Energia, Dispositivos Móveis/Aplicativos, Produtos e Serviços Ambientais, Computador/Eletrônica, Tecnologia Verde

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também