Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

A TV do futuro: como a LG usa Inteligência Artificial para transformar sua experiência com conteúdo

Com recursos de AI, a marca aprimora automaticamente som e imagem, enquanto assistente virtual e curadoria inteligente entregam uma experiência de entretenimento verdadeiramente personalizada

20 de maio de 2025

Com recursos de AI, a marca aprimora automaticamente som e imagem, enquanto assistente virtual e curadoria inteligente entregam uma experiência de entretenimento verdadeiramente personalizada

SÃO PAULO, 20 de maio de 2025 /PRNewswire/ — Referência global em inovação, a LG Electronics vem apostando na Inteligência Artificial muito antes do tema se popularizar. Há mais de uma década, a marca lançou seu primeiro processador ? (Alpha) AI, desenvolvido inicialmente para as TVs OLED. Desde então, a LG se mantém na vanguarda ao incorporar chips de AI em suas Smart TVs, antecipando um movimento que só anos depois se tornaria tendência no mercado. Com avanços constantes, a tecnologia vem redefinindo a experiência de consumo de conteúdo, com melhorias significativas em som, imagem e personalização a cada nova geração.

“A jornada da LG com Inteligência Artificial nas TVs começou com avanços pioneiros em processamento de imagem e som, mas hoje vai muito além disso. Com a evolução dos nossos chips, como o Alpha 11, entregamos não só performance, com ganhos de mais de 30% em relação às gerações anteriores, mas também inteligência contextual. A AI aprende com os hábitos do usuário e oferece recomendações personalizadas diretamente na tela inicial, por meio do LG AI Concierge, além de otimizar resolução e configurações automaticamente para cada tipo de conteúdo”, comenta Diego Oliveira, Gerente de TV da LG Electronics Brasil.

Mesmo em filmes e séries com resolução em 4K UHD, dependendo das condições da cena, alguns elementos podem perder claridade. Com a tecnologia Imagem AI Pro, os processadores Alpha 11 utilizam algoritmos de aprendizado profundo para analisar as cenas e identificar áreas que podem ser melhoradas. Enquanto o sistema Redução de Ruído AI aplica filtros de redução de ruído, a Super Resolução AI identifica pixels faltando ou em baixa resolução na imagem original, e preenche os espaços automaticamente, de forma similar à utilizada nas ferramentas de upscale em placas de vídeo gamer.

Já o Controle de Brilho AI reconhece as condições de iluminação do ambiente e ajusta o brilho automaticamente, garantindo boa nitidez em espaços muito iluminados ou ao ar livre, e garantindo intensidade mais suave ao assistir um filme com as luzes apagadas, ajudando a proteger a visão do usuário. Tecnicamente, modelos como a LG OLED evo C4 e OLED evo AI  G4 já trazem muitas dessas tecnologias graças ao processador Alpha 9 Gen 2, que apesar de ser da geração anterior ao Alpha 11, ainda é muito competente.

Outra funcionalidade importante da AI é o ajuste automático do som para garantir máxima imersão, mesmo sem sistemas dedicados de surround. O microfone do LG Magic Remote, utilizado normalmente para acionar os comandos de voz, também consegue captar o som da própria TV. Com base nesta captura, o processador Alpha AI reconhece, por exemplo, se o som projetado pelos alto-falantes da TV está sofrendo interferência de obstáculos, ou reverberando em frequências destrutivas em paredes, prejudicando a qualidade sonora que chega ao usuário.

Ao manter o controle na posição em que o usuário normalmente assiste, a AI das Smart TVs LG realiza a compensação automaticamente, entregando uma experiência de qualidade independente da disposição da sala ou quarto. Assim como o sistema de aprimoramento de imagem, a Inteligência Artificial das TVs da fabricante sul-coreana processa o sinal de áudio constantemente e aplica filtros para garantir que as vozes dos personagens sejam sempre nítidas, mesmo em cenas com muitos elementos sonoros, como em multidões.

Falando da experiência de consumo propriamente, as versões mais recentes do webOS são adaptadas para trabalhar em conjunto com os processadores de AI. Ao realizar buscas por filmes ou séries, inclusive no serviço LG Channels, o sistema de AI Concierge aprende os gostos do usuário e personaliza os Quick Cards da tela inicial da TV para exibir sempre os programas e canais mais recomendados para cada um.

A própria interação por comandos de voz com as TVs LG está evoluindo graças à AI. No Brasil, os modelos QNED evo 2025 contam com tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para melhorar a compreensão e a resposta aos comandos dos usuários. Combinando tecnologia de ponta, inteligência contextual e foco no usuário, a LG consolida sua liderança em inovação no mercado de TVs. Os modelos OLED evo C4, G4 e QNED evo 2025 já estão disponíveis no Brasil e representam o que há de mais avançado em experiência audiovisual personalizada.

Para saber mais sobre as novidades de AI que estão transformando o consumo de conteúdo audiovisual, confira a linha completa de Smart TVs LG OLED e QNED no site LG.

SOBRE A LG ELECTRONICS, INC.
A LG Electronics é uma inovadora global em tecnologia e produtos eletrônicos de consumo com presença em quase todos os países e uma força de trabalho internacional de mais de 74 mil pessoas. As quatro empresas da LG ? Home Appliance & Air Solution, Home Entertainment, Vehicle Component Solutions e Business Solutions ? combinadas geraram uma receita global de mais de 84 bilhões de KRW em 2023. A LG é uma fabricante líder de produtos de consumo e comerciais que vão desde TVs, eletrodomésticos, soluções de ar, monitores, componentes e soluções automotivos e suas marcas premium LG SIGNATURE e inteligente LG ThinQ são nomes conhecidos em todo o mundo. Visite o site www.LGnewsroom.com para obter as últimas notícias.

SOBRE A LG ELECTRONICS NO BRASIL
Operando no Brasil desde 1996, a LG Electronics comercializa no País um extenso lineup de produtos, com mais de 350 itens, entre TVs, Áudio e vídeo, equipamentos de informática, Condicionadores de Ar, Linha Branca e Soluções Corporativas. A companhia, que fabrica na planta de Manaus a maioria dos produtos vendidos no Brasil, já é considerada a segunda maior operação da LG fora da Coreia, atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 3 mil funcionários, a subsidiária brasileira conta com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, assistência técnica e call center próprios, além de uma loja própria em Recife.

ACOMPANHE TODAS AS INFORMAÇÕES NOS CANAIS LG
Site: http://www.lg.com/br
Instagram: https://www.instagram.com/lgbrasil/
Twitter: http://twitter.com/lgdobrasil
YouTube: http://www.youtube.com/lgdobrasil
Facebook: http://www.facebook.com/lgdobrasil
Linkedin: www.linkedin.com/company/lg-electronics-brasil

LG ELECTRONICS – SAC
4004 5400 (Capitais e regiões metropolitanas)
0800 707 5454 (Demais localidades)

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2691271/LG_OLED_evo_G4.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-tv-do-futuro-como-a-lg-usa-inteligencia-artificial-para-transformar-sua-experiencia-com-conteudo-302460549.html

FONTE LG Electronics Brasil

Tópicos Relacionados: Novos Produtos/Serviços, Varejo, Eletrônicos de Consumo, Doméstico/Consumidor/Cosméticos, Computador/Eletrônica, Inteligência Artificial

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também