Enquanto o parlamento da Mongólia se prepara para votar na segunda-feira se o governo de coalizão do país deve permanecer no cargo, uma nova análise econômica adverte que o fim do
2 de junho de 2025
ULAANBAATAR, Mongólia, 2 de junho de 2025 /PRNewswire/ — Enquanto o parlamento da Mongólia se prepara para votar na segunda-feira se o governo de coalizão do país deve permanecer no cargo, uma nova análise econômica adverte que o fim do governo pode ver o tamanho da economia da Mongólia contrair mais de 20% em seis meses, e o IED cair quase 40% em relação ao ano anterior.
O primeiro-ministro Oyun-Erdene pediu na quarta-feira que os membros do Grande Estado Khural decidam se o governo de coalizão, que está em vigor desde as eleições parlamentares de junho passado, deve permanecer como uma forma de acabar com a recente instabilidade política. O primeiro-ministro deve se dirigir ao Khural na segunda-feira antes de um “voto de confiança” ? que provavelmente será considerado um dos momentos mais importantes da história política da Mongólia desde que se tornou uma democracia no início dos anos 90.
À medida que a votação se aproxima, novos dados econômicos ? que podem ser vistos na íntegra aqui ? produzidos pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico da Mongólia alertam para a escala do impacto econômico que a Mongólia pode enfrentar, a saber:
Essas previsões estão alinhadas com as experiências de outros países onde a instabilidade política teve um impacto negativo sobre a economia, inclusive após a queda de um governo de coalizão:
Comentando, o Dr. Batnasan B., professor da Escola de Negócios da Universidade Nacional da Mongólia e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, disse:
“ Os dados mais recentes destacam claramente as potenciais consequências econômicas de um colapso no governo de coalizão da Mongólia: uma forte desaceleração econômica, inflação descontrolada e aumento do desemprego.
“É inteiramente apropriado que os representantes eleitos decidam quem governa o país. Mas é igualmente importante que tais decisões sejam tomadas com pleno acesso aos fatos e uma compreensão clara dos riscos potenciais.
“A análise do Conselho de Desenvolvimento Econômico – combinada com lições de outros países que enfrentaram circunstâncias semelhantes – apresenta um alerta convincente: todo o progresso econômico duramente conquistado que a Mongólia alcançou nos últimos anos pode ser comprometido se a votação de segunda-feira resultar em maior instabilidade política.”
Esta nova análise, bem como o precedente de todo o mundo, mostra claramente a magnitude da decisão a ser tomada pelos legisladores na segunda-feira e o risco para o progresso econômico significativo que a Mongólia fez desde a pandemia de COVID-19, incluindo a adição de US $ 9 bilhões à sua economia e o aumento do PIB per capita em mais US $ 2.400.
OBSERVAÇÕES
Conselho de Desenvolvimento Econômico da Mongólia: https://www.facebook.com/profile.php?id=61574363563476
Análise econômica completa disponível aqui: https://nrpa.gov.mn/mn/zasgiyn-gazryn-togtvorguy-baydal
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-queda-do-governo-de-coalizao-da-mongolia-pode-levar-a-uma-grave-crise-economica-302470366.html
FONTE Government of Mongolia
Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Notícias Econômicas, Tendências, Análises, Serviços Bancários/Financeiros
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também