Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
Painel na Rio Climate Action Week discute pobreza energética e acesso à energia como direito humano, reunindo governo, setor privado e sociedade civil.
25 de agosto de 2025
A relação entre acesso à energia e desenvolvimento social será o centro das discussões de um painel especial que acontece nesta quarta-feira (27), durante a Rio Climate Action Week (RCAW). O evento, promovido pela Global Renewables Alliance (GRA) em parceria com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP), vai reunir representantes do governo, setor privado e sociedade civil para debater os desafios da pobreza energética na América Latina.
O encontro será realizado no CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), no Rio de Janeiro, das 15h45 às 17h15, e contará com a presença de nomes ligados ao Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de executivos da Neoenergia (Iberdrola), EDP e Norte Energia.
Para a diretora da COP30 da GRA, Roberta Cox, o acesso à energia deve ser entendido como um direito humano básico.
“O acesso à energia vai muito além da iluminação: é saúde, segurança, educação e dignidade. O Brasil tem soluções de Transição Energética Justa para compartilhar com o mundo na COP30, em Belém”, afirmou.
O debate busca chamar a atenção para os cerca de 17 milhões de latino-americanos que ainda vivem sem acesso confiável à eletricidade, segundo dados da Cepal. A exclusão energética afeta principalmente áreas rurais e comunidades isoladas, limitando oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
O painel também será uma preparação para a COP30, que ocorrerá em 2025 em Belém (PA). A expectativa é que o Brasil apresente casos de sucesso em energia renovável e inclusão social, reforçando seu papel de liderança regional na transição energética.
Superar a pobreza energética exige ação coletiva: governos, empresas e sociedade civil precisam trabalhar juntos para garantir que a transição energética seja justa e inclusiva, ressaltaram os organizadores do evento.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.
Veja também