Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

PLS quer transformar Salinas também em capital do lítio

Empresa marca presença em evento cultural da cidade e destaca o potencial do lítio para o desenvolvimento local Legenda PLS destacou potencial do lítio para desenvolver a região Durante o XXII

22 de julho de 2025

Empresa marca presença em evento cultural da cidade e destaca o potencial do lítio para o desenvolvimento local 

Legenda PLS destacou potencial do lítio para desenvolver a região

Durante o XXII Festival Internacional da Cachaça, em Salinas (MG), a mineradora PLS reforçou sua presença na cidade, apresentou iniciativas sociais e destacou o potencial do lítio para transformar a realidade socioeconômica da região.

Autoridades municipais e representantes da empresa enfatizaram o papel da mineração responsável e do respeito à cultura local como caminhos para o desenvolvimento sustentável de Salinas.

Empresa destaca potencial do lítio

A PLS esteve novamente presente no Festival Mundial da Cachaça, considerado o principal evento cultural de Salinas para mostrar como o lítio pode caminhar junto com a tradição. O estande da empresa recebeu autoridades e moradores da cidade que foram conhecer o projeto que a empresa está desenvolvimento na região. 

“Mais um ano no Festival Mundial da Cachaça, uma excelente oportunidade para nós explicarmos para a comunidade o que é o lítio, de onde vem e para que serve o lítio, mostrar a realidade da mineração na vida das pessoas”, explicou Vitor Moreira Sandim, coordenador de Relações Institucionais e Comunidades da PLS

 Ele destacou que o evento é estratégico para promover o letramento minerário e ambiental, com vistas a inserir Salinas no mapa global da transição energética. Segundo Sandim, a PLS quer contribuir para que Salinas seja conhecida não apenas como a capital mundial da cachaça, mas também como a capital mundial do lítio.

Estande da PLS recebeu autoridades e moradores que foram conhecer o projeto Colina

A diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PLS, Marisa César, reforçou esse compromisso de forma simbólica ao alinhar os dois elementos centrais da economia local.

“Embora sejamos uma empresa de mineração, acreditamos que é essencial manter a cultura da região. O lítio chega para complementar a cachaça, ou seja, o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou. Ela pontuou ainda que a PLS colabora com diversos eventos culturais da cidade e deseja deixar um legado duradouro para a população.

Investimentos começam a transformar a cidade

Para além de declarações, a PLS já tem contribuído com ações concretas na infraestrutura da cidade. “A expectativa está a todo vapor. A PLS já está nos ajudando, já fizemos a obra do Rio depois da enchente. Os gabiões foram recursos da PLS. Agora vamos licitar a guarda-mirim, que também é um recurso da PLS”, disse a secretária de Obras de Salinas, Débora Guimarães. Segundo ela, a chegada da empresa tem sido muito importante para o município e já se faz presente em obras públicas e projetos sociais.

Moradores de Salinas visitaram o estande e conversaram com representantes da PLS

O vice-prefeito Dairton Neri Dias compartilhou a mesma visão otimista. “Nós temos agora uma expectativa imensa na expansão econômica de Salinas. A partir desse investimento, *nós sabemos a fase que está, na fase de licença de instalação”, *pontuou. Ele destacou que a comunidade recebeu bem o projeto e que a prefeitura vem atuando com responsabilidade administrativa para facilitar as tratativas com a empresa, considerando aspectos estruturais, tributários e ambientais.

O deputado federal Paulo Guedes também marcou presença no evento. Ele visitou o estande da empresa e reiterou o papel estratégico da região na mineração de lítio. “A região agradece e fica muito feliz ao receber investimentos como esse da PLS”, afirmou. Ele lembrou que o Norte de Minas concentra cerca de 10% das reservas mundiais de lítio e que o governo federal está trabalhando para atrair mais empresas, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população local.

O XXII Festival internacional da Cachaça, mais uma vez, serviu como vitrine para a tradição cultural de Salinas, mas também como palco para um novo capítulo na história da cidade. Com a chegada da indústria do lítio, a expectativa é que o desenvolvimento econômico avance sem apagar as raízes que fizeram de Salinas um símbolo nacional.

Através de realidade virtual os moradores puderem conhecer como será a operação que a PLS pretende desenvolver em Salinas

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Veja também