Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Audiência pública debate Projeto Sereno da RMB em Marabá e Curionópolis

Projeto Sereno da RMB é debatido em audiências públicas no Pará e deve gerar 380 empregos, renda e desenvolvimento regional com responsabilidade ambiental.

25 de agosto de 2025

RMB detalha Projeto Sereno em audiências públicas no Pará. Verticalização da produção de manganês deve impulsionar arrecadação e gerar 380 empregos para trabalhadores da região.

Projeto Sereno da RMB promete empregos no Pará
Representante da Semas destacou que a audiência publica faz parte do processo de licenciamento ambiental pelo órgão. Warley Pereira / Agência Minera Brasil

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu duas audiências públicas para discutir o projeto Sereno, da Recursos Minerais do Brasil (RMB). O empreendimento pretende verticalizar a produção de manganês na região de Marabá e Curionópolis, no sudeste do estado. A audiência pública é parte do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo órgão.

As reuniões aconteceram em Curionópolis (19/8), e Marabá, na quarta-feira (20/8). E tiveram participação de autoridades e representantes das comunidades no entorno do projeto Sereno. Segundo a Semas, o objetivo é esclarecer dúvidas e coletar sugestões da população, autoridades locais e representantes da sociedade civil, que serão consideradas na análise do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e na emissão da licença prévia para que a empresa possa iniciar a operação.

Desenvolvimento regional

Na audiência em Curionópolis, o secretário de Administração, Rogério Serelli Macedo, destacou o interesse da prefeitura de trabalhar em parceria com a RMB para beneficiar a população do município.  Rosimar Angêlica, que atua como assistente social, acompanhou apresentação da empresa, disse que ficou feliz em saber que a RMB não vai apenas extrair minério, mas instalar uma indústria na região, que vai gerar emprego e renda para moradores locais.

Toni Silva, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Curionópolis, ressaltou que a região é carente de oportunidades e parabenizou a RMB por ter um olhar social. O morador José Zuqueto, disse que era muito bom saber que os 380 empregos serão destinados aos trabalhadores da região.

Na audiência de Marabá, o secretário Obras, Ítalo de Araújo Pojucan, ressaltou o potencial do empreendimento para fortalecer a economia local.

“Sempre entendi que é fundamental apoiar iniciativas voltadas à produção com responsabilidade ambiental e que garantam a verticalização dentro do município. Marabá já tem um polo estruturado que facilita a implantação de projetos desse porte”, afirmou.

O vereador Márcio do São Félix destacou a importância de debater o tema dentro do Legislativo.

“Fiz questão de trazer esse diálogo para a Câmara, que é a casa do povo. Marabá terá a oportunidade de produzir um insumo estratégico para o planeta, utilizado em baterias de lítio, ração animal e fertilizantes. É justo que a cidade se prepare para esse salto”, declarou.

Empregos e verticalização

De acordo com a RMB, o Projeto Sereno deverá gerar 380 empregos diretos e cerca de 2.600 indiretos na fase inicial. Em etapa posterior, a empresa pretende investir em verticalização da produção, com a fabricação de insumos como monóxido e sulfato de manganês.

“Nosso compromisso é agregar valor à produção, garantindo que a riqueza permaneça no Brasil, no Pará e nos municípios diretamente impactados. Também daremos prioridade à contratação de mão de obra local, o que traz benefícios para a comunidade e para a própria operação”, disse Fernando Alves Rodrigues representante da RMB.

Entidades locais, como a Associação Comercial e Industrial de Marabá, defenderam a iniciativa. “Todo empreendimento que traga emprego e renda é bem-vindo. O Projeto Sereno tem o potencial de impulsionar a economia local e ampliar a capacidade de investimentos em saúde, educação e infraestrutura”, afirmou um representante da entidade.

Poliana Gualberto, representante da Secretaria Econômico do Estado do Pará comentou que a partir da verticalização é possível levar o manganês para outras cadeias produtivas. “Existem várias aplicações para o manganês, como ligas de aço e fertilizantes. Por isso a importância desse projeto para o estado.”

Projeto Sereno da RMB promete empregos no Pará
Empresa pretende capacitar mão de obra local e desenvolver projetos socioambientais nas comunidades do entorno do empreendimento. Warley Pereira / Agência Minera Brasil

Impactos ambientais e sociais

Durante a audiência, foram apresentados os principais pontos do EIA/Rima, que mostrou efeitos positivos relacionados à geração de empregos, incremento da arrecadação municipal e estadual e fortalecimento do comércio e serviços. A população pôde se manifestar presencialmente e também pela transmissão on-line, com as intervenções registradas de forma favorável ao projeto. Com localização estratégica na província mineral de Carajás, reconhecida mundialmente por seu potencial, o Projeto Sereno é visto por autoridades e empresários como um vetor de desenvolvimento regional.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Veja também