Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

AVANÇOS NA PESQUISA DA ALZHEIMER’S ASSOCIATION INTERNATIONAL CONFERENCE DE 2025

Novos resultados de pesquisas relatados na Alzheimer's Association International Conference® 2025 (AAIC ®) avançaram a compreensão científica do risco, diagnóstico e tratamento da

2 de agosto de 2025

TORONTO, 31 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Novos resultados de pesquisas relatados na Alzheimer’s Association International Conference® 2025 (AAIC ®) avançaram a compreensão científica do risco, diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer e outras demências. Os destaques incluem:

Alzheimer's Association
  • Duas intervenções de estilo de vida no ensaio clínico U.S. POINTER melhoraram a cognição em adultos mais velhos em risco de declínio cognitivo. Uma intervenção estruturada com mais apoio e responsabilidade mostrou maior melhora em comparação com uma intervenção autoguiada, ajudando a proteger contra o declínio normal relacionado à idade por até dois anos.
  • A Alzheimer’s Association divulgou suas primeiras diretrizes de prática clínica sobre o uso de testes de biomarcadores sanguíneos por especialistas para auxiliar no diagnóstico da doença de Alzheimer.
  • Tomar uma combinação de medicamentos comuns para tratar pressão arterial, colesterol e diabetes pode retardar o declínio cognitivo, de acordo com dados de cinco estudos.
  • A exposição ao chumbo da atmosfera e do ambiente pode estar ligado a problemas de memória 50 anos depois, com base em um estudo com mais de 600.000 pessoas.
  • Caminhar e outras intervenções no estilo de vida podem beneficiar pessoas com o maior risco genético conhecido para a doença de Alzheimer, a variante do gene APOE4.
  • Os primeiros resultados de estudos do “mundo real” de novos medicamentos amiloides direcionados à doença de Alzheimer confirmaram os resultados dos ensaios clínicos em estágio avançado, e os pacientes expressaram satisfação.
  • A participação no Programa de Assistência Nutricional Suplementar dos EUA (SNAP) está ligada a um declínio cognitivo mais lento, de acordo com um estudo de longo prazo inédito.
  • Uma nova pesquisa fornece informações sobre as diferenças críticas baseadas no sexo na saúde do cérebro, incluindo como as lesões cerebrais traumáticas afetam mulheres e homens de maneira diferente, e uma nova compreensão dos sintomas cognitivos para mulheres submetidas à quimioterapia para câncer de mama.

A AAIC é a principal conferência anual para apresentação e discussão das pesquisas mais recentes sobre Alzheimer e demência. A conferência deste ano em Toronto atraiu quase 19.000 participantes inscritos e incluiu mais de 6.400 submissões científicas.

Resultados positivos do estudo dos EUA para proteger a saúde do cérebro por meio de intervenções no estilo de vida para reduzir o risco (U.S. POINTER) Estudo
O estudo da Alzheimer’s Association U.S. para proteger a saúde do cérebro por meio de intervenção no estilo de vida para reduzir o risco (U.S. POINTER) – um ensaio clínico de dois anos em vários locais testando duas intervenções diferentes no estilo de vida em uma população representativa de idosos em risco de declínio cognitivo e demência – descobriu que ambas as intervenções melhoraram a cognição em idosos adultos em risco de declínio cognitivo.

Os participantes do estudo que participaram da intervenção estruturada apresentaram um aumento maior na cognição geral em comparação com a intervenção autoguiada, o que ajudou a proteger contra o declínio normal relacionado à idade por até dois anos. Isso significa que, em relação ao grupo autoguiado, os participantes do grupo estruturado tiveram um desempenho comparável aos adultos de um a quase dois anos mais jovens ? um efeito que provavelmente aumenta a resiliência contra o declínio cognitivo.

Esse benefício extra foi semelhante em todos os subgrupos de participantes do U.S. POINTER ? independentemente do gênero, etnia, risco genético ou saúde do coração (pressão arterial, colesterol e níveis de glicose). Mais de 30% dos participantes eram de grupos que foram historicamente sub-represeMais de 30% dos participantes eram de grupos historicamente sub-representados na pesquisa sobre demência.ntados na pesquisa sobre demência.

Ambas as intervenções se concentraram no aumento da atividade física, na melhoria da nutrição, no desafio cognitivo e social e no monitoramento da saúde. A intervenção estruturada diferiu da intervenção autoguiada em intensidade, estrutura, responsabilidade e apoio fornecido.

O U.S. POINTER foi um ensaio clínico controlado randomizado, rigoroso e de grande escala. Esses resultados positivos reforçam a mensagem de que o comportamento saudável tem um impacto poderoso na saúde do cérebro e nos encorajam a olhar para o potencial de uma combinação de um programa de estilo de vida e tratamento medicamentoso como a próxima fronteira na luta contra o declínio cognitivo e, possivelmente, demência.

Leia o comunicado à imprensa sobre os resultados do estudo U.S. POINTER.

First Clinical Practice Guideline For Blood Biomarker Tests in Alzheimer’s Diagnosis (Primeiras diretrizes clínicas para testes de biomarcadores sanguíneos no diagnóstico da doença de Alzheimer)
A Alzheimer’s Association lançou sua primeira diretriz de prática clínica baseada em evidências (CPG) sobre o uso de testes de biomarcadores sanguíneos (BBM) na AAIC 2025, um grande passo para transformar o diagnóstico e o tratamento de Alzheimer em ambientes de cuidados especializados. A CPG fornece recomendações rigorosas e baseadas em evidências para ajudar os médicos especialistas a usar os testes BBM com mais confiança e consistência.

As recomendações são destinadas a uma variedade de especialistas em ambientes como neurologia, psiquiatria, geriatria e outros que diagnosticam e avaliam o comprometimento cognitivo, e são baseadas em uma revisão das evidências disponíveis até novembro de 2024.

As recomendações sugerem que os especialistas podem usar os testes BBM como uma ferramenta de triagem no diagnóstico da doença de Alzheimer quando tiverem pelo menos 90% de sensibilidade e 75% de especificidade, mas um teste de triagem positivo deve sempre ser confirmado com testes mais tradicionais, como líquido cefalorraquidiano (LCR) ou tomografia por emissão de pósitrons amiloide (PET). As diretrizes permitem a utilização de testes BBM com pelo menos 90% de sensibilidade e 90% de especificidade para substituir a imagem PET ou o teste do LCR. No entanto, os especialistas alertam que muitos testes BBM disponíveis comercialmente ainda não atendem a esses limites.

Esta CPG faz parte do ALZPro? da Alzheimer’s Association, o centro abrangente de recursos e ferramentas para profissionais de saúde e pesquisadores de todas as disciplinas para reduzir o risco, avançar na detecção precoce, melhorar os cuidados e expandir o acesso equitativo para todas as comunidades.

Leia o comunicado de imprensa sobre diretrizes de prática clínica para testes de biomarcadores sanguíneos .

A combinação de medicamentos para a saúde do coração também pode proteger o cérebro
Receber uma combinação de medicamentos comuns usados para tratar a pressão arterial, colesterol e diabetes pode ter um benefício adicional: declínio cognitivo mais lento. Um estudo com mais de 4.500 adultos mais velhos apresentou resultados de testes cognitivos semelhantes a pessoas três anos mais jovens para participantes que tomaram uma combinação de medicamentos direcionados a condições vasculares ou metabólicas, todos fatores de risco conhecidos para demência.

Os participantes que tomaram os três medicamentos vasculares tiveram os maiores benefícios cognitivos, e seus cérebros mostraram menos sinais de alterações relacionadas ao Alzheimer na autópsia. Para os que tomaram apenas dois dos medicamentos, a combinação mais eficaz para a proteção cognitiva foi a de medicamentos para pressão arterial e colesterol.

Poluição por chumbo ligada a problemas de memória em adultos mais velhos
Os níveis históricos de poluição da era da gasolina com chumbo podem estar contribuindo para problemas cognitivos 50 anos depois, de acordo com um estudo de pesquisa inédito. Os pesquisadores acompanharam como a exposição ao chumbo no ar de 1960 a 1974 ? quando o uso de gasolina com chumbo estava no seu nível mais alto ? impactou a saúde do cérebro mais tarde na vida. O relatório estimou que metade da população dos EUA na época, mais de 170 milhões de pessoas, foram expostas a altos níveis de chumbo na primeira infância.

Os pesquisadores associaram os dados de poluição das décadas de 60 e 70 a um estudo contemporâneo realizado entre 2012 e 2017. Eles estimaram que 17 a 22% das pessoas que vivem em áreas com chumbo atmosférico moderado ou alto relataram problemas de memória. Embora o gás com chumbo tenha sido eliminado há muito tempo, outras fontes de exposição permanecem, como tinta de chumbo antiga, tubos e poluição industrial. Os especialistas dizem que as pessoas que tiveram exposição anterior ao chumbo devem se concentrar na redução de outros fatores de risco para demência, incluindo o controle da pressão alta, parar de fumar e evitar o isolamento social.

Leia o comunicado de imprensa sobre chumbo poluição e problemas de memória.

Os benefícios da mudança de estilo de vida podem ser mais fortes para portadores do gene de risco de Alzheimer
As pessoas com maior risco genético para a doença de Alzheimer podem se beneficiar mais de intervenções de estilo de vida saudável, como caminhar, de acordo com uma década de dados de três grandes estudos internacionais. Os adultos mais velhos que carregam o gene de risco de Alzheimer conhecido como APOE4 tiveram maiores benefícios cognitivos de intervenções não medicamentosas como exercício, dieta e treinamento cognitivo do que os não portadores.

Neste estudo, a caminhada foi considerada o hábito saudável mais eficaz para retardar o dano cognitivo. Como muitas mudanças de estilo de vida saudável, a chave foi torná-lo um hábito, pois o estudo mostrou que mantê-lo por pelo menos dois anos produziu benefícios cognitivos até sete anos depois.

Os participantes do Programa de Assistência Alimentar SNAP tiveram declínio cognitivo mais lento
As pessoas que participaram do Programa de Assistência Nutricional Suplementar dos EUA (SNAP) tiveram declínio cognitivo mais lento ao longo de 10 anos do que os não participantes, de acordo com uma nova pesquisa relatada na AAIC 2025. Os cientistas examinaram dados do Estudo de Saúde e Aposentadoria nacionalmente representativo para comparar os participantes do SNAP, que ajuda indivíduos e famílias de baixa renda a comprar alimentos, com aqueles que eram elegíveis para o programa, mas não participaram.

Eles descobriram que os participantes do SNAP tiveram um declínio 0,10% mais lento na função cognitiva geral. A diferença é significativa a longo prazo, somando cerca de dois a três anos adicionais de saúde cognitiva ao longo do período de 10 anos do estudo.

O grupo de estudo de 1.131 participantes do SNAP estudados incluiu brancos, negros e hispânicos. Um grupo de controle incluiu 1.216 pessoas que eram elegíveis para o SNAP, mas não participaram. Os pesquisadores descobriram que todos os grupos se beneficiaram, mas os participantes brancos mostraram um declínio muito mais lento do que outros grupos. Os resultados destacam os potenciais benefícios dos programas de assistência alimentar para apoiar a saúde cognitiva dos idosos.

Leia o comunicado de imprensa sobre os benefícios do SNAP e o declínio cognitivo mais lento.

Resultados do mundo real para novos medicamentos de Alzheimer mostram eficácia, satisfação do paciente
Embora os novos medicamentos antiamiloides disponíveis para a doença de Alzheimer tenham mostrado eficácia em ensaios clínicos rigorosamente controlados, eles não foram testados em ambientes do mundo real até agora. Dezenas de resumos relatados na AAIC 2025 mostraram que a experiência do mundo real com os medicamentos lecanemab e donanemab produziu segurança comparável ou melhor a grandes ensaios clínicos, e os pacientes ficaram satisfeitos com os resultados.

Os pesquisadores acompanharam a segurança e a eficácia dos medicamentos em pacientes de uma variedade de ambientes, incluindo clínicas dos EUA, centros de cuidados com a memória e universidades internacionais. Vários dos locais fazem parte da Alzheimer’s Network for Treatment and Diagnostics (ALZ-NET), que foi criada pela Alzheimer’s Association para coletar dados voluntários do mundo real sobre os pacientes que recebem os novos tratamentos, acompanhar sua saúde a longo prazo e compartilhar dados com cientistas e médicos.

Novas informações sobre as diferenças de saúde cognitiva entre homens e mulheres
Uma nova pesquisa anunciada na AAIC 2025 lança luz sobre as diferenças cruciais entre homens e mulheres em risco de Alzheimer e outras doenças que causam demência. Um estudo descobriu que as lesões cerebrais traumáticas (TCEs, um fator de risco bem conhecido para a demência) eram mais propensas a reduzir as áreas do cérebro relacionadas à demência em mulheres do que em homens. Outro analisou mais de perto o “chemobrain” ? declínio do raciocínio e da memória relatado por cerca de um terço das mulheres que recebem quimioterapia para câncer de mama.

As mulheres representam quase dois terços dos mais de 7 milhões de americanos que vivem com Alzheimer. O estudo chemobrain é o primeiro a mostrar que as alterações cerebrais, a inflamação e o encolhimento relacionados ao tratamento do câncer estão ligados a sintomas como lapsos de memória e problemas para se concentrar ou encontrar palavras. O estudo contribui para evidências crescentes de que a quimioterapia afeta a saúde do cérebro.

A Alzheimer’s Association apoia pesquisas para entender melhor as diferenças baseadas no sexo na saúde cognitiva e prevenir efeitos colaterais negativos para pacientes de quimioterapia. Os médicos podem aprender mais sobre detecção precoce, diagnóstico e tratamento da demência usando o ALZPro , a recém-lançada biblioteca de ferramentas e recursos on-line para profissionais da Alzheimer’s Association.

A Alzheimer’s Association agradece aos patrocinadores Platinum da AAIC 2025: Biogen, Eisai, Lilly e Novo Nordisk.

Sobre a Alzheimer’s Association International Conference® (AAIC®)
A Alzheimer’s Association International Conference (AAIC) é o maior encontro mundial de pesquisadores de todo o mundo com foco na doença de Alzheimer e outras demências. Como parte do programa de pesquisa da Alzheimer’s Association, a AAIC serve como um catalisador para gerar novos conhecimentos sobre demência e promover uma comunidade de pesquisa vital e colegiada.
Página inicial da AAIC 2025: www.alz.org/aaic/
Sala de imprensa da AAIC 2025:  www.alz.org/aaic/pressroom.asp
Hashtag da AAIC 2025: # AAIC25

Sobre a Alzheimer’s Association®
A Alzheimer’s Association é uma organização mundial de saúde voluntária dedicada ao cuidado, apoio e pesquisa do Alzheimer. Nossa missão é liderar o caminho para acabar com a doença de Alzheimer e todas as outras demências – acelerando a pesquisa global, impulsionando a redução de riscos e a detecção precoce e maximizando o atendimento e o apoio de qualidade. Nossa visão é um mundo sem Alzheimer e todas as outras demências®. Acesse alz.org ou ligue para 800.272.3900.

Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2689936/Alzheimers_Association_Logo.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/avancos-na-pesquisa-da-alzheimers-association-international-conference-de-2025-302520195.html

FONTE Alzheimer’s Association

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Médico / Farmacêutico, Notícias de Feiras Comerciais, Ensaios Clínicos / Descobertas Médicas, Saúde/Hospitais

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também