Neste ano, o Colégio Pentágono realizará, em agosto, a terceira edição da Pentágono Model United Nations (PMUN), uma simulação da Assembleia Geral da ONU que deve reunir mais de 1
30 de julho de 2025
Evento deve reunir mais de 100 estudantes em uma experiência que simula a atuação diplomática da ONU
SÃO PAULO, 30 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Neste ano, o Colégio Pentágono realizará, em agosto, a terceira edição da Pentágono Model United Nations (PMUN), uma simulação da Assembleia Geral da ONU que deve reunir mais de 100 estudantes do Ensino Médio em uma experiência imersiva e transformadora. A atividade, organizada pelos próprios alunos com apoio do corpo docente, tem como objetivo ampliar a visão de mundo dos participantes, incentivando o protagonismo juvenil, a empatia e o pensamento crítico.
Durante o evento, os estudantes atuam como delegados representando diferentes países, assumindo a responsabilidade de debater temas relevantes da agenda internacional, sempre a partir da perspectiva da diplomacia e da construção de consensos. Anualmente, são abordados temas contemporâneos e desafiadores, exigindo dos alunos preparo, pesquisa, argumentação e respeito à diversidade de opiniões. Na edição de 2025 serão quatro salas de debates, com duas exclusivamente em inglês:
Vivência diplomática e aprendizado na prática
A preparação para a PMUN envolve semanas de estudo sobre política internacional, redação de documentos oficiais, treinamento em oratória e o desenvolvimento de habilidades como escuta ativa e negociação. Como nas edições anteriores, os estudantes responsáveis pela organização do evento cuidaram de todos os detalhes logísticos e estruturais, como seleção dos tópicos, definição das regras do comitê, coordenação das sessões e mediação dos debates.
A simulação também tem um forte componente pedagógico, alinhado ao projeto educacional do Pentágono, que valoriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, o trabalho em equipe e o engajamento com questões sociais e globais.
“A PMUN é um projeto feito por alunos e para alunos, e participar da sua construção me mostrou, na prática, o valor da dedicação, do planejamento e da colaboração. Foi nesse processo que descobri uma paixão que eu não conhecia: o debate. Organizar a PMUN como vice-secretária geral transformou completamente a minha experiência no Ensino Médio. Assumir essa posição me ensinou a liderar com responsabilidade, a trabalhar em equipe de forma verdadeira e a escutar de forma ativa. Mais do que um evento, a PMUN se tornou um espaço onde cresci como aluna, como organizadora e como pessoa”, comentou Cecília Romero, aluna do Pentágono Alphaville e organizadora do PMUN 2025.
“Eventos como a PMUN dão oportunidade aos estudantes de desenvolverem habilidades fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e profissional, como a capacidade de argumentação, o trabalho em equipe e, especialmente, a reflexão sobre problemas do mundo atual. Em um momento em que nações têm buscado o caminho da guerra para resolver seus conflitos, encontrar soluções diplomáticas para solucionar essas questões torna-se um exercício fundamental para que essa geração de estudantes estabeleça, no futuro próximo, um mundo mais pacífico e, portanto, melhor”, afirma João Marcello de Almeida, Coordenador do Ensino Médio do Pentágono Alphaville e supervisor do PMUN 2025.
Ao longo das últimas edições, a PMUN consolidou-se como parte do calendário acadêmico, incentivando ainda mais alunos a se envolverem em iniciativas de impacto e a enxergarem seu papel como agentes de mudança em escala local e global. O Colégio Pentágono reforça seu compromisso com uma educação que vai além do conteúdo programático, promovendo vivências que preparam os jovens para os desafios do século XXI com responsabilidade, consciência e autonomia.
Sobre o Colégio Pentágono
O Colégio Pentágono é uma das melhores escolas de São Paulo, referência no ensino integral dos alunos, com evolução gradual do brincar na infância para aquisição de conteúdo ao longo do Ensino Fundamental e Médio. Como resultado, o Pentágono ocupa um lugar de destaque entre as escolas que mais aprovam nos processos seletivos de universidades nacionais e internacionais. Fundado em 1971 por Nancy Izzo, o Pentágono tem três unidades ? Alphaville, Morumbi e Perdizes ? e prepara estudantes, de 3 a 18 anos, para terem espírito crítico e autoconhecimento. Com mais de 50 anos de vida, a escola continua sua trajetória comprometida com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos. O propósito do ensino é permitir a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação, tornando o aluno o protagonista do conhecimento. Para garantir a excelência pedagógica, a escola investe na formação dos professores, com incentivo para o desenvolvimento das capacidades tecnológicas e atualização constante do que há de mais moderno na educação e suas disciplinas. Com importantes diferenciais, o Pentágono é referência na formação do inglês como segundo idioma, com atividades do learn&play, na Educação Infantil e Anos Iniciais, e do Bridges, nos Anos Finais e Ensino Médio. Também prepara para certificações específicas (Cambridge, IELTS e Toefl) e orienta os alunos que querem se graduar nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido. A escola traz inovações metodológicas que favorecem o desenvolvimento das competências que serão exigidas das novas gerações em um mundo de mudanças constantes.
Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2741450/IMG_5811.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/colegio-pentagono-promove-simulacao-da-onu-e-estimula-protagonismo-entre-alunos-do-ensino-medio-302517860.html
FONTE Colégio Pentágono
Tópicos Relacionados: Ensino Superior, Educação
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também