Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 7,9% em 2025

- Chief Information Officers (CIOs) fazem uma pausa em novos gastos devido às incertezas

23 de julho de 2025

– Chief Information Officers (CIOs) fazem uma pausa em novos gastos devido às incertezas

– 62% dos Chief Executive Officers (CEOs) e executivos seniores identificam a IA como o fator que definirá o futuro da competitividade nos próximos 10 anos

– 61% das empresas começaram 2025 em uma posição melhor do que no mesmo período do ano passado; apenas 24% esperam terminar o ano à frente de seus planos para 2025

SÃO PAULO, 23 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Espera-se que os gastos mundiais com TI totalizem US$ 5,43 trilhões em 2025, um aumento de 7,9% em relação a 2024, de acordo com a última previsão do Gartner, Inc.

“Embora haja uma pausa nos negócios em relação a novos gastos devido ao aumento da incerteza global, o efeito é compensado por iniciativas contínuas de digitalização com Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Generativa (GenAI)“, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente Analista Distinto do Gartner. “Por exemplo, espera-se que o crescimento dos gastos com software e serviços em 2025 diminua devido a essa ‘pausa por incerteza’, mas os gastos com infraestrutura relacionada à IA, como sistemas de Data Center, continuam a aumentar.”

Previsão de Gastos Mundiais com TI (Milhões de Dólares Americanos)

 

Gastos de 2024

 

Crescimento de 2024 (%)

 

Gastos de 2025

 

Crescimento de 2025 (%)

Sistemas de Data Center

333.372

40,3

474.883

42,4

Dispositivos

720.681

4,6

759.615

5,4

Software

1.114.604

11,9

1,232.145

10,5

Serviços de TI

1.614.756

4,8

1.686.321

4,4

Serviços de Comunicação

 

1.256.287

 

2,2

 

1.282.592

 

2,1

TI no Geral  

5.039.699

7,4

5.435.555

7,9

Fonte: Gartner (Julho 2025)

“Os Data Centers estão experimentando um aumento impulsionado pela GenAI, com gastos em servidores otimizados para IA, que eram praticamente inexistentes em 2021, esperados para triplicar em relação aos servidores tradicionais até 2027”, diz Lovelock.

Isso se alinha com uma pesquisa do Gartner com 252 líderes seniores de vários setores na América do Norte e na Europa Ocidental com receita de US$ 500 milhões ou mais em toda a empresa, feita de março a maio de 2025, em que 62% dos entrevistados identificaram a IA como fator que definirá a competitividade nos próximos 10 anos. A competitividade é o principal motivo pelo qual as empresas investirão em tecnologia e mudanças nos negócios (64%) em um ambiente em erosão.

“Com a GenAI caminhando em direção ao Vale da Desilusão, mais tempo e gastos estão sendo concentrados na funcionalidade já entregue por fornecedores de software tradicionais”, diz Lovelock. “Os CIOs estão buscando casos de uso mais simples, do tipo ‘plug and play’, pois estão vendendo a funcionalidade da GenAI, mas não necessariamente comprando a funcionalidade.

Impactos da pausa por incerteza

A partir do início do segundo trimestre de 2025, houve uma “pausa por incerteza”, que abrangeu uma suspensão estratégica de novas iniciativas em vários departamentos, incluindo TI. Essa pausa é motivada pelo aumento da incerteza e dos riscos geopolíticos. Em resposta, o setor corporativo global está adotando maior cautela à medida que as empresas buscam mitigar os impactos negativos desses desafios multifacetados.

A mesma pesquisa do Gartner constatou que 61% das empresas começaram 2025 em uma posição melhor do que no mesmo período do ano passado, mas apenas 24% esperam terminar o ano à frente de seus planos para 2025. Esse sentimento foi consistente em todos os setores, em graus variados.

Sentimento Econômico dos Executivos Corporativos

Fonte: Gartner (Julho 2025)

“Essa pausa não decorre de cortes orçamentários, pois os orçamentos continuam totalmente alocados”, diz Lovelock. “Em vez disso, trata-se de uma decisão estratégica de adiar novos gastos. Os setores de hardware e infraestrutura de TI são particularmente afetados devido a aumentos de preços e interrupções na cadeia de suprimentos. Em contrapartida, os gastos contínuos ou recorrentes, como serviços gerenciados e em Nuvem, estão mantendo maior estabilidade.”

Os choques econômicos (41%) e geopolíticos (32%) representam os maiores riscos, de acordo com os líderes empresariais. Eles acreditam estar preparados para lidar com a pressão dos clientes, da concorrência e da regulamentação com sucesso.

A metodologia da previsão de gastos com TI do Gartner se baseia fortemente em uma análise rigorosa das vendas de mais de mil fornecedores em toda a gama de produtos e serviços de TI. O Gartner usa técnicas de pesquisa primária, complementadas por fontes de pesquisa secundária, para criar um banco de dados abrangente sobre o tamanho do mercado no qual baseia sua previsão.

A previsão trimestral de gastos com TI do Gartner oferece uma perspectiva única sobre os gastos com TI nos segmentos de hardware, software, serviços de TI e telecomunicações. Esses relatórios ajudam os clientes do Gartner a entender as oportunidades e os desafios do mercado. A mais recente pesquisa de previsão de gastos com TI está disponível para os clientes do Gartner no “Gartner Market Databook, 2T25 Update“.

Tópicos como esses e outros voltados a CIOs (Chief Information Officers) e líderes de TI e negócios, incluindo insights e tendências que moldam o futuro, como aceleração da transformação empresarial, modernização de aplicações, infraestrutura e operações, serão destaque na Conferência Gartner CIO & IT Executive 2025. O evento, que será realizado de 22 a 24 de setembro em São Paulo (SP), mostrará como a liderança e a inovação, combinadas com a adoção de tecnologias de ponta, exercem um papel fundamental nos resultados das empresas. Mais informações estão disponíveis em: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/cio-brazil 

Mais informações sobre a previsão podem ser encontradas no webinar gratuito do Gartner, “IT Spending Forecast, 2Q25 Update: Navigate the Complexities of the Current IT Landscape“.

Os clientes do Gartner podem ler mais em “Competitiveness Will Drive Tech Investment as Enterprise Economic Confidence Erodes in 2Q25“.

Sobre a Conferência Gartner CIO & IT Executive
Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre insights e tendências que moldam o futuro da TI e dos negócios, incluindo a aceleração da transformação empresarial, modernização de aplicações, infraestrutura e operações, durante a Conferência Gartner CIO & IT Executive, que será realizada de 22 a 24 de setembro em São Paulo e de 6 a 8 de outubro em Dubai. Acompanhe as notícias e atualizações da conferência no X usando #GartnerCIO.? 

Sobre o Gartner for High Tech
O Gartner for High Tech ajuda líderes de tecnologia e suas equipes com melhores práticas baseadas em funções, insights da indústria e visões estratégicas sobre tendências emergentes e mudanças de mercado para que alcancem suas prioridades de missão crítica e construam as empresas de sucesso do amanhã. Para informações adicionais, acesse: www.gartner.com/en/industries/high-tech. Acompanhe as notícias e atualizações do Gartner for High Tech no X e no LinkedIn usando #GartnerHT. 

Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com.?? 

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2737029/IMG_Gartner_2307.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/gartner-preve-que-gastos-mundiais-com-ti-crescerao-7-9-em-2025–302512274.html

FONTE Gartner

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Eventos Futuros, Serviços Bancários/Financeiros, Computador/Eletrônica

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também