Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Abertura do Congresso Internacional de Ciências Básicas de 2025 em Pequim

Começou oficialmente em 13 de julho o Congresso Internacional de Ciências Básicas (ICBS) de 2025, no Centro Nacional de Convenções da China, em Pequim, reunindo as mentes científi

23 de julho de 2025

PEQUIM, 23 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Começou oficialmente em 13 de julho o Congresso Internacional de Ciências Básicas (ICBS) de 2025, no Centro Nacional de Convenções da China, em Pequim, reunindo as mentes científicas mais brilhantes do mundo para uma conferência histórica com duas semanas de duração. O evento reúne quatro Medalhistas Fields, três ganhadores do Prêmio Nobel e dois ganhadores do Prêmio Turing, incluindo Shing-Tung Yau e Andrew Chi-Chih Yao, além de mais de 80 acadêmicos e quase 1.000 pesquisadores das principais instituições internacionais.

O presidente da Universidade de Tsinghua, Li Luming, recebeu de braços abertos cientistas de todo o mundo. Ele enfatizou que o ICBS se transformou em uma plataforma de primeira linha para que os cientistas do mundo todo dialoguem e intensifiquem a colaboração. A Universidade de Tsinghua continuará a apoiar os esforços do professor Shing-Tung Yau para o avanço da ciência básica e trabalhará em conjunto com cientistas de todos os países para fortalecer a pesquisa fundamental, incentivar a inovação científica e tecnológica, promover o desenvolvimento socioeconômico e, em conjunto, criar um futuro melhor para a humanidade.

Shing-Tung Yau – Presidente do ICBS, Medalhista Fields e Professor Titular da Universidade de Tsinghua – destacou as recentes descobertas em matemática, física e ciência da informação. Ele acredita que possa estar surgindo uma nova era orientada por avanços teóricos e inovações tecnológicas.

Seis cientistas pioneiros – Samuel C.C. Ting, Steven Chu, David Gross, Robert Tarjan, Shigefumi Mori e George Lusztig – receberam o 2025 Basic Science Lifetime Award, o prêmio de maior prestígio concedido em homenagem às contribuições dos cientistas para a ciência fundamental.

O Congresso também concedeu 118 Frontiers of Science Awards (FSA) em matemática, física e ciência da informação, com vencedores de mais de 20 países. Os principais especialistas em IA do mundo, a OpenAI e a equipe FAIR da Meta, também estavam entre os ganhadores.

O ICBS foi criado por Shing-Tung Yau em 2023 e é realizado anualmente com o tema “Promoção da Ciência para a Humanidade”. Nas próximas duas semanas, cerca de 1.000 acadêmicos e estudantes – incluindo mais de 400 dos maiores cientistas do mundo – se reunirão no Instituto de Ciências Matemáticas e Aplicações de Pequim. Mais de 500 sessões abordarão matemática, física e ciência e engenharia da informação, com foco em pesquisa de ponta em IA, inovação interdisciplinar e avanços teóricos de última geração. Além do intercâmbio acadêmico, o ICBS priorizou o envolvimento dos jovens por meio de uma gama diversificada de atividades, incluindo o evento especial “Tsinghua Day” em 19 de julho.

O ICBS 2025 celebra a colaboração internacional e o intercâmbio acadêmico no avanço científico global. “A ciência prospera com a colaboração”, afirmou Yau. “É aqui que começa a próxima era de descobertas.”

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/abertura-do-congresso-internacional-de-ciencias-basicas-de-2025-em-pequim-302511890.html

FONTE Tsinghua University

Tópicos Relacionados: Educação, Ensino Superior, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), Computador/Eletrônica

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também