Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Xinhua Silk Road: Liangzhu, na China, dá início ao diálogo entre as civilizações chinesa e romana

Coincidindo com o "Dia de Liangzhu, em Hangzhou" de 2025, foi realizado em 6 de julho, em Liangzhu, na província de Zhejiang, leste da China, um diálogo intercultural entre Liangz

12 de julho de 2025

PEQUIM, 12 de julho de 2025 /PRNewswire/ — Coincidindo com o “Dia de Liangzhu, em Hangzhou” de 2025, foi realizado em 6 de julho, em Liangzhu, na província de Zhejiang, leste da China, um diálogo intercultural entre Liangzhu e Roma, duas cidades antigas que simbolizam as civilizações oriental e ocidental. Mais de 110 delegados chineses e italianos se reuniram para explorar a sabedoria compartilhada na construção de cidades antigas e na preservação do patrimônio histórico.

A foto mostra o sítio de Mojiaoshan no parque das Ruínas Arqueológicas da Cidade de Liangzhu, em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China. (PRNewsfoto/Xinhua Silk Road)

Tanto Roma quanto Liangzhu não são apenas “museus a céu aberto” dispersos, mas também “laboratórios vivos” para a preservação do patrimônio cultural, disse Cristiano Varotti, representante-chefe do Escritório Nacional de Turismo da Itália (ENIT) na China.

Varotti destacou que, ao identificar pontos em comum, criamos as bases para um futuro compartilhado, promovemos o entendimento mútuo e apoiamos esforços conjuntos para enfrentar desafios globais.

Especialistas apontaram que Liangzhu incorpora a lógica espacial de “harmonização com a natureza”, enquanto Roma demonstra uma gestão hídrica sofisticada, ambas servindo de inspiração para a construção urbana contemporânea.

O diálogo entre civilizações também envolve cooperação prática. Donato Abruzzese, professor associado da Universidade de Roma Tor Vergata, destacou a aplicação de tecnologias de realidade virtual e 3D para minimizar o contato físico e aprimorar a interação com os sítios patrimoniais.

Especialistas enfatizaram que equilibrar arqueologia, conservação e desenvolvimento humano continua sendo fundamental.

Após visitar as Ruínas de Liangzhu, Olga Di Cagno ? arqueóloga e vereadora do Quinto Distrito Municipal de Roma ? afirmou que as conquistas da China na preservação de Liangzhu foram verdadeiramente notáveis.

Comprometendo-se a disseminar os aprendizados de conservação de Liangzhu por toda a Itália, Cagno observou que a visita revelou novas abordagens de proteção do patrimônio e avaliação de valor, considerando tais intercâmbios como inestimáveis na era da globalização.

Nos últimos anos, Liangzhu tem dado continuidade à iniciativa de diálogo “Liangzhu e o Mundo”, com o compromisso de compartilhar experiências em proteção e uso do patrimônio, além de construir plataformas para intercâmbio cultural internacional. Em 2023, foi realizado um diálogo com a Acrópole de Atenas, explorando as raízes civilizacionais sino-gregas e promovendo a sinergia cultural. Em 2024, foi realizado um diálogo com a histórica cidade espanhola de Toledo sobre a revitalização do patrimônio antigo. Por meio de formas inovadoras, como a exposição itinerante global “Jornada pelas civilizações: um encontro com Liangzhu” e o “Banco de Dados de Jade de Liangzhu no Exterior”, a cultura de Liangzhu já alcançou 14 países e regiões, incluindo Grécia, Cuba e Brasil.

Segundo a conclusão dos especialistas, preservar o patrimônio cultural não é apenas uma forma de honrar o passado, mas também de construir um futuro comum.

Link original: https://en.imsilkroad.com/p/346557.html

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2729325/1.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/xinhua-silk-road-liangzhu-na-china-da-inicio-ao-dialogo-entre-as-civilizacoes-chinesa-e-romana-302503824.html

FONTE Xinhua Silk Road

Tópicos Relacionados: Pesquisa, Enquetes e Estudos, Viagens, Arte, Cultura e Design, Publicação / Serviços de Informação, Parques de Diversões e Atrações Turísticas, Entretenimento

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também