Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

RSPO conecta os produtores de palma da América Latina com os principais compradores das Américas para fortalecer as cadeias de suprimentos sustentáveis

Representantes de sustentabilidade das principais empresas de bens de consumo dos Estados Unidos, México e Brasil, incluindo Hershey's, The J.M. Smucker Company, Blommer Chocolate

26 de junho de 2025

BOGOTÁ, Colômbia, 26 de junho de 2025 /PRNewswire/ — Representantes de sustentabilidade das principais empresas de bens de consumo dos Estados Unidos, México e Brasil, incluindo Hershey’s, The J.M. Smucker Company, Blommer Chocolate Company, Edgewell Personal Care, Natura e Grupo Bimbo, viajaram recentemente para a região de Ucayali, na Amazônia peruana, como parte de uma turnê realizada pela Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO). A visita também reuniu os principais atores locais do setor de óleo de palma sustentável do Peru, incluindo a Associação de Produtores de Palma de Monte Alegre em Neshuya (APROMAN), o Comitê Central de Produtores de Palma de Ucayali (COCEPU), a Oleaginosas Amazónicas S.A. (OLAMSA) e a Agroindustrias Oleaginosas del Perú S.A. (AOPSA), destacando o papel fundamental dos pequenos agricultores independentes e processadores locais no avanço da sustentabilidade na região.

O marco histórico proporcionou aos membros da RSPO uma experiência de campo única e exposição direta ao modelo de produção sustentável de óleo de palma adotado por pequenos agricultores independentes certificados no Peru, Colômbia, México e Honduras, estabelecendo um exemplo regional de melhores práticas na América Latina. Acompanhados por especialistas da RSPO e da Solidaridad Network, os participantes visitaram quatro locais-chave no cenário sustentável do óleo de palma no Peru: uma fazenda orgânica operada pela COCEPU, a fábrica de óleo de palma OLAMSA, a empresa de produtos de palma de valor agregado AOPSA e uma fazenda pertencente à APROMAN, o primeiro grupo de pequenos agricultores independentes no Peru a se tornar elegível para a certificação da RSPO.

Além de fortalecer as conexões entre os principais produtores e compradores da cadeia de suprimentos de óleo de palma sustentável, o passeio forneceu informações valiosas sobre como o modelo peruano de produção de pequenos agricultores transformou as práticas agrícolas tradicionais em abordagens mais sustentáveis e responsáveis. Essas melhorias levaram ao aumento da produtividade e a um uso mais eficiente dos recursos naturais.

“Estratégias colaborativas e abordagens personalizadas baseadas em uma perspectiva de toda a cadeia de suprimentos podem capacitar mais produtores a se comprometerem com um setor próspero de palmeiras que proteja o meio ambiente e promova comunidades fortes e resilientes”, enfatizou Pedro Seijas Cárdenas, Gerente Técnico daAPROMAN

Esta iniciativa também teve como objetivo promover uma compreensão coletiva mais ampla do compromisso notável com a sustentabilidade, a gestão ambiental e o bem-estar das comunidades produtoras de óleo de palma demonstrado pelos membros compradores presentes. Seu apoio contínuo tem um impacto direto e positivo na vida dos pequenos proprietários e suas famílias, criando um ciclo virtuoso que fortalece a cadeia de fornecimento sustentável de óleo de palma.

“Ouvir diretamente de pessoas que são a fonte de nossos alimentos é realmente poderoso, especialmente com um ingrediente básico que envolve muitas etapas antes de chegar até nós. Ser capaz de ver de onde vêm esses alimentos e as suas matérias-primas encurta a cadeia de valor e torna as pessoas envolvidas reais “, disse Erika Meschkat, Gestora Associada de Sustentabilidade da JM Smucker.

Com base nessa perspectiva, Bella Sosa, Gerente Regional de Pequenos Produtores da RSPO para a América Latina, afirmou: “Essas interações ajudam a preencher a lacuna entre as metas globais de sustentabilidade e as realidades locais, promovendo o aprendizado mútuo. Os pequenos produtores obtêm insights sobre as expectativas do mercado internacional e os padrões de sustentabilidade, enquanto os compradores desenvolvem uma compreensão mais profunda dos desafios que os pequenos produtores enfrentam, como acesso limitado a treinamento, mercados e recursos necessários para atender aos requisitos de sustentabilidade.”

A América Latina emergiu como a região de crescimento mais rápido  para a produção sustentável de óleo de palma certificada pela RSPO, com 35% de sua produção total certificada a partir de 2024. Além disso, a América do Norte é um dos mercados consumidores que mais cresce globalmente, com 88,5% de todas as importações agora cobertas por óleo de palma certificado pela RSPO.

Com base nesse impulso, a RSPO pretende continuar facilitando intercâmbios que conectem pequenos agricultores e compradores de ambas as regiões, fortalecendo a colaboração e ampliando o impacto em toda a cadeia de suprimentos para apoiar um futuro mais sustentável.

Sobre a RSPO:
A Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) é uma parceria global para tornar o óleo de palma sustentável. Formada em 2004, a RSPO é uma organização sem fins lucrativos com várias partes interessadas que une membros de toda a cadeia de valor do óleo de palma, incluindo produtores de óleo de palma, processadores e comerciantes de óleo de palma, fabricantes de bens de consumo, varejistas, bancos e investidores, organizações não governamentais (ONGs) ambientais ou de conservação da natureza e ONGs sociais ou de desenvolvimento.

Como uma parceria para o progresso e impacto positivo, a RSPO facilita a mudança global para tornar a produção e o consumo de óleo de palma sustentável. Para inspirar mudanças, comunicamos os benefícios ambientais e sociais. Para progredir, catalisamos a colaboração. Para fornecer garantia, definimos os padrões de certificação.

A RSPO está registrada como uma associação internacional em Zurique, Suíça, com escritórios principais na Malásia e na Indonésia, e escritórios na China, Colômbia, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. 

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2719402/Smallholder_Associations_RSPO.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/rspo-conecta-os-produtores-de-palma-da-america-latina-com-os-principais-compradores-das-americas-para-fortalecer-as-cadeias-de-suprimentos-sustentaveis-302491621.html

FONTE Roundtable On Sustainable Palm Oil

Tópicos Relacionados: Acordos de Licenciamento/Marketing, Alimentos, Sem Fins Lucrativos, Cadeia de Suprimentos/Logística, Agricultura, Produtos e Serviços Ambientais

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Veja também