Um grupo de investimento global liderado pela Nexus Core Systems, e apoiado pela Lloyds Capital, NAVER Cloud, Maroc Telecom, e alimentado por computação acelerada de última geraçã
24 de junho de 2025
Localizado a apenas 15 quilômetros da Europa e diretamente conectado por meio de vários corredores de fibra submarina, o Marrocos oferece uma vantagem geográfica exclusiva para fornecer capacidade de computação soberana ao mercado europeu.
A NAVER Cloud, em parceria com a Nexus Core Systems e a Lloyds Capital, implantará a plataforma para fornecer acesso seguro e soberano à computação de IA para clientes governamentais e corporativos. Os data centers serão construídos usando tecnologia de infraestrutura modular, permitindo implantação rápida, expansão escalável e manutenção eficiente com risco mínimo de construção no local.
A primeira fase será lançada no primeiro trimestre de 2026 com mais de 40 MW de aceleradores de IA de última geração desenvolvidos para treinamento de modelos em larga escala, tornando-o um dos maiores supercomputadores de IA corporativa da região, após entrar em operação. O programa completo será alimentado por até 500 MW de energia renovável em um acordo estratégico com a TAQA Morocco, garantindo operações sustentáveis, econômicas e de longo prazo.
A NAVER, em colaboração com a Nexus Core Systems, integrará sua plataforma proprietária de nuvem em hiperescala, com o pacote CLOVA AI, arquitetura de segurança de confiança zero e controles de residência de dados na região, para atender aos rigorosos requisitos de soberania e conformidade de dados em toda a EMEA.
A Maroc Telecom atuará como parceira de entrada no mercado do Reino de Marrocos, liderando os esforços de distribuição comercial nos canais corporativos e governamentais. A empresa aproveitará uma plataforma de marca branca, alimentada pela infraestrutura Nexus e pela tecnologia de IA da NAVER, para apoiar a adoção nacional de IA e acelerar as iniciativas de transformação digital.
“Essa colaboração será um importante ponto de virada para as tecnologias de nuvem e IA da NAVER se expandirem para além do Japão, Sudeste Asiático e Oriente Médio no mercado europeu. Continuaremos a fortalecer nossos recursos para que a NAVER possa garantir a liderança tecnológica e desempenhar um papel significativo na cadeia de valor global de IA em rápida evolução”, disse Chae Seon Ju, presidente de negócios estratégicos da NAVER.
“Investir em infraestrutura de IA de ponta é um passo crucial para acelerar o desenvolvimento e adoção da IA em toda a região da EMEA. Acreditamos que essa iniciativa gerará efeitos colaterais valiosos, permitindo o aprimoramento de habilidades, promovendo novas colaborações, fortalecendo o ecossistema de IA mais amplo e colocando o Marrocos no mapa global da IA soberana”, disse Christopher Yoshida, CEO da Nexus Core Systems.
Essa parceria viabilizará a próxima geração de serviços e inovação habilitados para IA, abrangendo treinamento de modelos de base, inferência multimodal, robótica, aprendizado autônomo e processamento de dados de alto desempenho. Ao combinar a infraestrutura da Nexus com os recursos da plataforma de IA da NAVER, o sistema dará suporte à implantação de modelos avançados de IA que melhoram o desempenho, geram novas eficiências e desbloqueiam casos de uso empresarial transformadores em toda a região.
A arquitetura do sistema segue padrões de infraestrutura de IA reconhecidos globalmente, desenvolvidos em colaboração com os principais parceiros do ecossistema.
Para consultas da mídia: info@nexuscoresystems.com
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2714240/Lloyds_Capital_Logo.jpg
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2714241/Nexus_Core_Systems_Logo.jpg
FONTE Lloyds Capital
Tópicos Relacionados: Computador/Eletrônica, Produtos e Serviços Ambientais, Inteligência Artificial, Serviços Públicos, Computação em Nuvem/Internet das Coisas, Energias Alternativas, Automação de Design Eletrônico, Acordos de Financiamento
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Veja também