Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

ADIMB marca presença no PRO EXPLO um dos maiores eventos de exploração mineral da América Latina

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), participou do XIV Congresso Internacional de Prospectores e Exploradores (proEXPLO 2025), realizado de 5 a 7 de

8 de maio de 2025

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), participou do XIV Congresso Internacional de Prospectores e Exploradores (proEXPLO 2025), realizado de 5 a 7 de maio, no Centro de Convenções de Lima, no Peru.  Organizado pelo Instituto de Engenheiros de Minas do Peru (IIMP), o evento é considerado um dos principais encontros geológico-mineiros da América Latina, reunindo profissionais, empresas e acadêmicos do setor de exploração mineral.

A edição do evento deste ano teve como tema “Descobrindo recursos minerais para um mundo melhor.” O proEXPLO busca ser uma plataforma para compartilhar novas descobertas, avanços em projetos, inovações e melhores práticas da indústria mineradora moderna, além de destacar a importância da exploração mineral para o desenvolvimento do Peru e da região.

O evento contou com uma programação robusta, incluindo: nove conferências magnas com especialistas internacionais; 50 apresentações orais, mesas-redondas e palestras técnicas; 80 estandes na área de exposição tecnológica e no tradicional “Core Shack”; cursos curtos de capacitação; e excursões técnicas a áreas de exploração.

Destaque Brasileiro:  ADIMB, ANM e SGB

A delegação brasileira organizada pela ADIMB participou ativamente do congresso. Composta pelo presidente do Conselho Superior, Marcos André Gonçalves; o diretor executivo da entidade Roberto Xavier; Mauro Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Maisa Abram, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

A participação da ADIMB no proEXPLO teve um caráter exploratório para conhecer como o evento é organizado e o público que participa, explica Marcos André Gonçalves, que destaca a semelhança do evento com o tradicional Simexmim, organizado pela entidade em Ouro Preto.

“Como o Simexmim, o proExplo é um evento técnico. E o que me chamou atenção foi a quantidade de estrangeiros trabalhando no Peru, que tem muito investimento em mineração, sobretudo, cobre e ouro”, diz   Marcos André, que também fez uma apresentação durante o evento sobre desafios e oportunidades da mineração no Brasil.

O diretor executivo da ADIMB, Roberto Xavier, foi um dos palestrantes convidados do proEXPLO 2025. Em sua apresentação, destacou o potencial mineral do Brasil com a palestra “Províncias minerais em crátons pré-cambrianos e cinturões orogênicos no Brasil”. A presença brasileira reforça a crescente integração regional no setor mineral e a importância da cooperação científica e tecnológica entre os países da América Latina. A expectativa é de que o proEXPLO 2025 reúna mais de 3 mil participantes de mais de 30 países, consolidando o evento como um espaço estratégico para o intercâmbio de experiências e negócios no setor de exploração mineral.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil

Veja também