Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Imagem e semelhança

De Lula a Pablo Marçal, bonecos colecionáveis de si próprios feitos com IA ganharam corações de políticos

10 de abril de 2025

Por Geovani Bucci

Uma nova tendência dominou as redes sociais nos últimos dias. A trend de diversos famosos, pegou os políticos brasileiros em cheio. Eles criaram bonecos colecionáveis de si próprios por meio do uso recurso de geração de imagens da inteligência artificial da OpenAI, mais conhecido como ChatGPT.

Do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passando pelo influenciador digital Pablo Marçal até o deputado estadual paulista Eduardo Suplicy participaram da brincadeira, que está circulando como “IA Action Figure”. Com orgulho de sua criação, Suplicy fez propaganda em suas redes… postou até no Linkedin.

Os bonecos criados são miniaturas realistas, inspiradas em brinquedos feitos a partir de personagens de ficção. E, ainda: dentro da caixa em que ele está, há uma ilustração de quatro acessórios que ressaltam as características da pessoa.

Em publicação feita pelo perfil oficial do PT na Câmara dos Deputados, o boneco de Lula possui entre os seus adereços o chapéu usado pelo petista. O adereço ganhou a cabeça do presidente após o procedimento cirúrgico por conta da queda no banheiro do Palácio do Alvorada. Na embalagem, uma pequena bandeira do Brasil, um óculos, uma caneta e uma garrafa térmica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros políticos como os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Ratinho Júnior (Paraná), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Wilson Lima (Amazonas) também aderiam à trend.

Como fazer o meu action-figure?

Para criar um boneco colecionável, a pessoa precisará enviar uma foto de si mesma ao ChatGPT e especificar características e acessórios que a ilustração deve ter. Também é possível personalizar outros aspectos, como a embalagem da caixa.

A função é liberada apenas para quem possui a versão paga do aplicativo.

Veja também