Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Isa Energia inicia operação do projeto Jacarandá após Liberação da ONS

22 de abril de 2026

Por Vinícius Novais

São Paulo, 22/04/2026 – A Isa Energia iniciou a operação comercial do projeto Jacarandá após obter do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 17 de abril de 2026, o Termo de Liberação Definitivo (TLD), com vigência retroativa a 11 de abril de 2026.

Segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o empreendimento foi arrematado no Leilão de Transmissão nº 01/2022 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e envolveu a ampliação da Subestação Água Azul. A instalação recebeu 60 mil m² adicionais, com expansão do pátio de 440 kV e implantação de um novo pátio de 88 kV. O projeto também incluiu a instalação de sete transformadores de potência, que adicionaram 600 MVA de capacidade à subestação.

A companhia informou ainda que solicitou ao ONS, em 30 de março de 2026, o Termo de Liberação de Receita (TLR), que permanece em análise. Caso seja aprovado, o TLR vai determinar o pagamento da Receita Anual Permitida (RAP) do empreendimento no período entre 30 de março e 11 de abril de 2026, quando se deu o início da vigência do TLD.

Com a energização, a empresa passa a receber a RAP do empreendimento de R$ 16,1 milhões no ciclo tarifário 2025/2026. A empresa informou que o projeto tem margem Ebitda estimada de cerca de 90% e regime de tributação por lucro presumido.

O investimento total do projeto é de cerca de R$ 188,8 milhões, informou a companhia, afirmando que o valor representa uma eficiência de 33% em relação ao capex monitorado pela Aneel, atualizado para 30 de março de 2026.

Contato: vinicius.novais@estadao.com

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast

Veja também