Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula parabeniza Pedro Sánchez por proibir que aviões dos EUA saíssem da Espanha para atingir Irã

18 de abril de 2026

Por Gabriel Hirabahasi e Cícero Cotrim

Brasília, 18/04/2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, por ter fechado o espaço aéreo do país para aviões dos Estados Unidos envolvidos em ataques contra o Irã. Lula discursou neste sábado, 18, no evento de esquerda ‘Mobilização Global Progressista’, em Barcelona, na Espanha.

“Meu elogio, meu querido Pedro Sánchez, é pelo fato de você ter tido a coragem de não permitir que os aviões de guerra dos Estados Unidos saíssem daqui para atirar no Irã”, disse o presidente brasileiro, durante uma seção do evento destinada a discursos de líderes de esquerda.

O petista foi recebido pela plateia com aplausos e sob cantos de “olê, olê, olá, Lula, Lula”, evocando o jingle que usou na sua primeira campanha presidencial, em 1989. O presidente brasileiro foi citado em discursos de outros líderes, como o governador de Minnesota, Tim Waltz, que concorreu à vice-presidência americana na chapa de Kamala Harris, derrotada por Donald Trump.

No seu discurso, Lula disse que o evento visa “mostrar ao mundo que a democracia não morreu.” O petista afirmou que os progressistas não devem ter vergonha de se posicionar e defendeu que, em um mundo democrático, ninguém deve ter medo de falar suas opiniões, desde que as regras do jogo sejam respeitadas.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br, cicero.cotrim@broadcast.com.br

Veja também